Apresentação - Leaf 40kW

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por rafaelferreirapt » 10 ago 2018, 16:13

Olá!

Sou o Rafael Ferreira, atualmente vivo na Gafanha da Nazaré, Ílhavo. O meu contacto com os carros elétricos começou faz um ano quando tive de procurar um carro para substituir o nosso (meu e da minha namorada) velhinho Toyota Corolla a gasolina de 1993. Na altura estávamos limitados não à distância que ele conseguia fazer (pois há muitas bombas de gasolina pelo mundo fora) mas à quantidade de gasolina que ele consumia e ao preço da mesma. Não conseguíamos fazer muitas viagens longas com ele pois eram cansativas e consumia um bocado. Também digamos que não era um carro confortável para grandes viagens. Estávamos limitados.

Sendo o nosso único carro e não querendo ter dois carros em casa pois não há necessidade para tal, no momento, começámos a procurar carros e a diesel. Sempre nos disseram que os carros a diesel consomem pouco, pela experiência dos meus pais e dos pais da minha namorada isso é verdade. Mas também sabíamos que eram fontes de surpresas não desejadas de tempos a tempos, arrebatando com a carteira e retirando todo os subsídios de férias para a sua pesada manutenção (filtros + filtros + isto e aquilo, enfim, as contas apareciam grandes).

Começámos a olhar para a alternativa eléctrica pela imagem boa que a Tesla criou à volta da mobilidade elétrica (lá nisso eles fizeram um excelente trabalho e merecem sempre ser lembrados por isso) e como gostávamos dos primeiros Nissan Leaf's fomos investigando e fomos ver alguns usados a vários stands. Juntando a muitos vídeos no YouTube e a muitas leituras através do amigo Google, pareceu-nos a escolha acertada. E esperámos pois era sabido que iam sair novos modelos para 2018.

Sendo o único carro em casa, precisávamos de comprar um carro com boa autonomia ou que desse pelo menos para +200km reais sem ter sofrer da "range anxiety" então no início de Novembro reservamos o Nissan Leaf 2.zero.

No dia 18 de Maio de 2018, era nosso e já o tínhamos! Estamos muito contentes com o carro, e não temos tido nenhum problema até agora por apenas termos um carro elétrico e termos que lidar com a capacidade da bateria :D

Entretanto fiz dois projetos que quero partilhar convosco:

1. Com um empurrão do João Duarte (não sei qual é a alcunha no Fórum :D) montei no meu contador um medidor da energia gasta no meu apartamento e faço a leitura para o meu Raspberry Pi (que tem o Emoncms e OpenVPN): https://github.com/rafaelferreirapt/pzem004t-to-emoncms
Sei que existe uma alternativa do "apreb" que foi partilhada aqui no Fórum mas eu não tinha os componentes todos e preferi fazer uso do meu Raspberry :D

2. O outro projeto foi para tentar ajudar a combater a "EV charge rage" usando a aplicação ChargeBump e colocando um papel no tablier do carro para identificar qual é o texto a usar para dar o bump. Ainda não está terminado pois tenciono fazer um vídeo explicativo de como usar a App e de como ela pode resolver algumas situações. https://bump.rafaelferreira.pt/

Irei fazer um Blog sobre a minha experiência como detentor de um carro elétrico para ajudar as pessoas que recentemente adquiriram e naquelas que equacionam comprar um carro elétrico também.

Brevemente irei fazer uma viagem até ao Algarve e provavelmente outra por Espanha, espero conseguir partilhar convosco experiências e assuntos de interesse num Diário de Bordo :)

Agradeço tudo o conhecimento que têm vindo a partilhar neste fórum, ajudou-me imenso!

Rafael

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por BrunoAlves » 10 ago 2018, 16:21

Bem vindo e parabéns pela compra ;)

Votos de muitos e bons km!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por VETL » 10 ago 2018, 22:48

Olá Rafael.
Somos mesmo vizinhos.
Muitos parabéns pela aventura e pela partilha.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por PMESS79 » 11 ago 2018, 08:26

Bem vindo, parabéns pela compra, venham muitos km's!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por Orlando » 12 ago 2018, 12:13

Bem vindo....agora faltam as fotos da praxe!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por Spin » 16 ago 2018, 15:14

Bem-vindo Rafael e venham daí esses relatos de boas experiências.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por brunoa » 16 ago 2018, 16:42

Boa tarde,

Bem vindo!

Venha lá essa DB
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por marcopns » 18 ago 2018, 03:50

Parabéns e boa sorte com a máquina.
Já vi varios Leaf2 aqui na zona da Barra / Gaf Nazaré, um deles pertence a uma Imobiliária.

Há cafe semanal de entusiastas de EVs às 5a-feira, a partir das 21h na Barra. Aparece no próximo
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Leaf 40kW

Mensagem por rimsilva » 14 nov 2018, 12:09

Parabéns pela compra e adesão a este mundo da ME....

É bom ver por aqui cada vez mais pessoal que temos encontrado pelo Facebook, aqui a partilha é bem mais calma e frutuosa... :D

Responder

Voltar para “Apresentações”