Apresentação Catarino

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Catarino
Mensagens: 35
Registado: 03 set 2018, 16:29
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação Catarino

Mensagem por Catarino » 05 set 2018, 09:57

Bom dia a todos. chamo-me João Catarino e sou de Aveiro.

estou prestes a aquirir uma viatura Electrica. ando com carro de serviço (ZOE 40) e a minha ideia desde que comecei a utilizar no inicio do corrente ano, mudou.
realmente nada como experimentar, usar e tirar a nossas própias conclusões. agora está o problema de qual veiculo ??

tenho neste momento ja uma reserva feita desde meados agosto para o KAUAI EV 64Kw, mas o LEAF novo, enche-me as medidas com todo o equipamento e proprio carro em si. o que me está a fazer travar é mesmo a autonomia e o não ter gestão termica da bateria(arrefecimento)

portanto ando me a aconselhar, ouvir, perguntar, ler, informar, etc... para poder efectuar a escolha certa, acho eu

bem haja a todos e obrigado pela partilha do vosso conhecimento e opinião, mesmo por vezes discordantes, mas para mim sempre válidas.

João Catarino

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por BrunoAlves » 05 set 2018, 10:13

Bem vindo!

O Kauai é, pelos relatos que se têm visto, mais pequeno que o Leaf. Mas a autonomia é incomparável.
Se o Zoe com que andas é suficiente em termos de espaço, o Kauai é maior. Claro, é bastante mais caro também.

Uma boa fonte de reviews sobre vários VE é o canal do Youtube do Bjorn Nyland, e ele também já fez o do Kauai/Kona
https://www.youtube.com/watch?v=b-3_LO3Swlc
https://www.youtube.com/watch?v=923iqCTtFFU

E tem mais uns quantos vídeos acerca do carro (e de vários outros carros também)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Nonnus » 05 set 2018, 10:21

Bem-vindo,

O primeiro passo esta dado, a opção por um VE :)

Já consideraste esperar pelo Leaf de 60KW.h? Digo isto porque como dizes que gostas do Leaf 2 e apontas a autonomia como um ponto mais "fraco", e o não arrefecimento do pack, o Leaf de 60KW.h se calhar ficava mesmo a tua medida.

Eu pessoalmente gosto mais do Kauai, e se houvesse neste momento disponibilidade financeira era o que comprava.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por pemifer » 05 set 2018, 10:39

Bem vindo!
Os Hyundai parecem ser bastante interessantes, o único senão, que nada tem a haver com a qualidade dos carros, é que a Hyundai não parece muito interessada em vendê-los.
Mas se já tens a encomenda feita, ótimo!
Indicaram alguma previsão de entrega?
Nunca experimentei mas imagino que as patilhas que alteram a quantidade de regeneração sejam extremamente úteis.
Para mim faz mais sentido do que o e-pedal.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por BrunoAlves » 05 set 2018, 11:18

pemifer Escreveu:
05 set 2018, 10:39
Nunca experimentei mas imagino que as patilhas que alteram a quantidade de regeneração sejam extremamente úteis.
Eu antes de ter o meu Ioniq não percebia bem a utilidade da coisa, afinal bastaria dosear o pedal para conseguir o "mesmo" efeito. Agora não quero outra coisa :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por brunoa » 05 set 2018, 13:01

João Catarino,

NA MINHA OPINIÃO PESSOAL, tudo vai depender de imensos fatores que apenas o João poderá contabilizar para chegar "a compra ideal".

Eu falo do meu caso pessoal, tenho um Leaf de 24 e estou mega contente, tudo a correr bem e sem problemas. Mas após algum tempo como qualquer ser humano quero mais.

Hoje, por toda a informação que tenho gostaria era de ter um Ioniq. Pelo design, pela eficiência (consumos), pela forma como o projeto "nasceu", a autonomia claro que ajuda.

SUV's não é de todo a minha onda, mas se por exemplo o CH-R EV da Toyota, sair da China para os restantes países, não sei não.

Resumindo e baralhando, todos os carros tem prós e contras, agora é lista-los, pondera-los e avançar destemido.

Bruno R. Almeida

PS: Se o tempo for fator de decisão eu compraria hoje o Ioniq mesmo com apenas 28kWh , se a autonomia for fator preponderante então Kauia para hoje, ou Leaf 2.0 de 60kWh para o ano.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Catarino
Mensagens: 35
Registado: 03 set 2018, 16:29
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Catarino » 05 set 2018, 13:48

Obrigado a todos pelos vossos comentários e opiniões.

pois, certo do Leaf 60Kw sair para o ano 2019? sim, mas meio, final, talvez 2020??

o Kauai apesar de estar feita a reserva, preve-se na pior das hipoteses e se a Hyundai não falhar, 1º Trimestre 2019.

seria o ideal no inicio do ano, pelo que , o leaf 40Kw penso estar com 5 meses de espera (pelo que ouvi), o Kauai deve estar igual ou pior um pouco.

não queria esperar mais para trocar para EV, e claro, se estamos sempre a espera da ultima moda, ultima melhoria, nunca mais compramos.

já li e vi todas as reviews do Kauai, do Leaf inclusivé e continua todos os dias a tentar perceber para que lado vou inclinar. o Leaf com todo o equipamento disponivel (e falo o Teckna com proPilot Park tambem, que seria a minha opção) peca pela autonomia, que para o dia a dia e para mais umas deslocações entre porto e Coimbra tambem penso não serem problematicas, mais a questão do aquecimento das baterias.

o Kauai, tem menos equipamento(faltam as oticas led, AC 2 Zonas, bancos aquecidos e estacionamento assistido), se calhar a qualidade tambem não é tão aprimorada como a Nissan, mas tem maior autonomia, baterias arrefecidas, 5 anos garantia geral s/limite Km e 8anos baterias ou 200.000Km.

não sei se mesmo com autonomia do Leaf a rondar os 270Km, será problema para viajar?? claro que não será sempre, mas ir por exemplo a Vigo, passear pelo norte de Portugal, etc...

mais uma vez obrigado pelos vossos comentários.

João

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por BrunoAlves » 05 set 2018, 14:27

Catarino Escreveu:
05 set 2018, 13:48
não queria esperar mais para trocar para EV, e claro, se estamos sempre a espera da ultima moda, ultima melhoria, nunca mais compramos
Isto. Muito isto :clap:

Eu comprei o ioniq exactamente com isto em mente: comprei-o poucas semanas antes do lançamento do Leaf2. Se tivesse esperado pelo Leaf, estaria a esperar até Março deste ano mais ou menos, depois provavelmente já existiriam novos anúncios para não-sei-quando, agora o Kauai, etc. Estou mais do que certo que tomei a melhor opção. Só tenho um carro, o ioniq e privo-me de muito pouco a andar com ele para todo o lado (30.000kms num ano)

A questão para mim fundamental é: o VE vai ser o único carro de casa ou manter-se-á um fumarolas?
Seja qual for a resposta, o VE vai ser o que mais anda, ponto. Acontece a toda a gente :mrgreen: Tu se já andas de VE, já terás essa experiência :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por PMESS79 » 05 set 2018, 14:33

Catarino Escreveu:
05 set 2018, 13:48
seria o ideal no inicio do ano, pelo que , o leaf 40Kw penso estar com 5 meses de espera (pelo que ouvi), o Kauai deve estar igual ou pior um pouco.
Sim, 5 meses certinhos o meu...
Catarino Escreveu:
05 set 2018, 13:48
não queria esperar mais para trocar para EV, e claro, se estamos sempre a espera da ultima moda, ultima melhoria, nunca mais compramos.
Exactamente o meu pensamento, estamos a deitar dinheiro ao lixo todos os dias...

Eu preferi o Leaf, mas não há dúvida que o que vejo por aqui relativamente ao Ioniq me deixa alguma inveja, mais económico (consumos) melhor nos carregamentos (arrefecimento), logo melhor para viagens longas... agora quantas viagens longas fazes por ano??? O meu em 99% da utilização vai fazer 110/120Km por dia, chega!

Parabéns pela escolha pela ME.
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Fil » 05 set 2018, 14:57

Bem vindo Catarino!

Não há muito mais a acrescentar, pergunto no entanto, quantas vezes por ano fará viagens acima da autonomia do carro? Pergunto isto porque todos sabemos que o leaf 40kWh terá limitações no carregamento rápido, especialmente no segundo, mas nessa fase já percorreu cerca de 400/500 klms.
Esta situação será esporádica ou semanal? É que se for como a esmagadora maioria dos Portugueses, são 2 ou 3 vezes por ano. É por isso que não compramos o modelo que mais gostamos? Porque vamos perder mais 1 hora por ano?

A bateria do leaf tem garantia de 8 anos e 160 mil klms, o único problema que vejo é a limitação por aquecimento, mas bem usado, será um não problema para a maioria.

Seja como for, desde que compre um VE todos ficamos satisfeitos.

Boa sorte na escolha ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”