Apresentação Catarino

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Catarino
Mensagens: 35
Registado: 03 set 2018, 16:29
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Catarino » 11 set 2018, 12:03

Obrigado pelas vossas informações.

de facto é verdade, o Kauai ganha pela autonomia, mas vem quando?? de certeza que vai derrapar...

o Leaf, apesar de se ter de esperar tambem, mas anda na casa dos 5 meses. em termos de autonomia, cidade perto dos300Km(penso) e fora ate aos 250Km.

tambem chega, tera de se carregar mais vezes, mas tem os extras todos que pretendo, custa menos supostamente 10kEuros que a versão topo do Kauai (se efectivamente vier para portugal, que ate ao momento não era a topo e custava 43k)

ou então custa menos 5k Euros na versão actual,

tenho de decidir rapido!!!

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por caz » 11 set 2018, 14:42

Vai a um stand da nissan e experimenta um. Os preços dos EV estão a subir. Em Outubro de 2017 compravas um zoe com bateria por 22000 euro agora já vai nos 30. O modelo base do leaf 40 era 27 000 euro. Agora é 32.

Para além disso quanto mais tempo esperas, mais gastas em combustível...

Quando mais tempo demorares a decidir mais perdes

Catarino
Mensagens: 35
Registado: 03 set 2018, 16:29
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Catarino » 11 set 2018, 14:51

caz Escreveu:
11 set 2018, 14:42
Vai a um stand da nissan e experimenta um. Os preços dos EV estão a subir. Em Outubro de 2017 compravas um zoe com bateria por 22000 euro agora já vai nos 30. O modelo base do leaf 40 era 27 000 euro. Agora é 32.

Para além disso quanto mais tempo esperas, mais gastas em combustível...

Quando mais tempo demorares a decidir mais perdes
Obrigado pela opiniao. Eu ja fiz test drive do novo leaf, assim como outros . Por isso gostei do nivel de equipamento e a qualidade do mesmo para os 38k euros full extras, melhor que o Kauai EV e mais barato. O unico travao que ainda nao consegui desbloquear da minha cabeça foi o nao arrefecimento das baterias e a autonomia.

Quanto mais leio mais confuso fico.

Ora agora decido, depois leio e vejo mais umas informacoes de pessoas a dizer isto e aquilo e pronto..... travou outra vez....

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por mafgod » 11 set 2018, 15:04

A respeito do arrefecimento das baterias, ainda não vi provas reais em como ter um TMS evita a degradação , e a evitar, em quanto evita.
Leio relatos de ZOEs e Teslas e estes também tem degradação..... menos que um Leaf? Degradação real? Não sei se terão assim tão menos. (Bateria lagarto e superior :-), a dos MK1 esqueçam ...)

Tenho também o Leaf40 e, quando fui ao Algarve, só me apercebi do rapidagate na vinda onde demorei um pouco mais a carga.
Se tivesse um TMS, caregaria mais rápido e mantinha-as mais frescas.

Se eu gostava de ter um TMS? Se fosse pelo preço que paguei pelo atual sim.
Se eu acho imprecindívle? Não.
Se acho que deveria de ter? Sim acho, mas mais para evitar o rapidgate.

A respeito da autonomia, pode ser uma falsa questão.
Tu num ICE quantos Kms fazes de seguida sem parar?
Se for umas 2h, á velocidade máxima legal, são 240kms.... o novo Leaf40 faz isso na "boa".
Se fizeres mais, já estás a por em perigo a tua vida e dos outros através da fadiga....
E uma paragem de 30min é o suficiente para te dar uma boa folga para o proximo trajeto.
Portanto, no nosso "pequeno" país, a autonomia de um VE com 40kWh, é mais que suficiente para 99,9% das vezes, assim haja PCRs a funcionar!

Preferia no meu Leaf40 ter carregamento trifásico de 22kWh (ou mesmo 11kWh) do que um TMS.
Nota, faço poucas grandes viagens por ano....
Última edição por mafgod em 11 set 2018, 18:45, editado 2 vezes no total.

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por PMESS79 » 11 set 2018, 15:09

Pensa na utilização que farás do carro na maior parte das vezes que o utilizarás, já sabes o que contar com um e outro, acho que chega de leres coisas por aí...

- um tem uma autonomia mais limitada e problemas de demora a carregar a partir de 500/600km de viagem, é bonito, bem equipado, entrega "rápida" de 5/6 meses :D :D :D

- outro tem uma autonomia bastante maior, motor mais económico, arrefecimento, mais tempo de carga (bateria maior), é bonito, talvez menos equipado (acho que ainda não estará bem definido), entrega a ver...

Encomenda um, para ver se chega no início do ano e ver se ainda tens direito a incentivo fiscal.

Deixo só mais um exemplo do meu caso, não comprei o leaf anteriormente porque achava que a autonomia poderia ser muito à justa para a minha utilização, ora agora são 100/110km por dia, gasto 40% da bateria (ou seja +-16kW), poderia bem ter comprado o de 30kW e já o tinha pago no tempo em que não o tive... deitei fora mais de 175€ por mês...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por mafgod » 11 set 2018, 15:25

A respeito do Leaf40, tenta perguntar aos importadores de serviço por prazos e preços.
Pode ser que compense comprar já (preço/tempo) sem ter de esperar pelo ano que vem (não se sabe ainda se vai haver ou não e quanto será o apoio).

Catarino
Mensagens: 35
Registado: 03 set 2018, 16:29
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Catarino » 11 set 2018, 15:41

É isso mesmo. Mais uma vez obrigado pelas vossas opinioes.

Em termos de viagens, nao se deve fazer mas por vezes é viagens de 600 ou mais sempre seguido. Claro que nao é sistema. Ja tambem mudei um pouco isso, com a pequena que precisa de parar mais vezes. E mudando para ME, de certeza que a implementacao das paragens vai ser obrigatoria, por isso ..... menos mal.

Pretendia comprar novo, zero km. Nao sei se o colega se estava a referir a importados?

Resumindo, sem ser por ter de carregar varias vezes no mesmo dia (rapidgate) que sera exporadico, o aquecimento das baterias (devido a nao ter gestao térmica) nao sera problema mesmo no verao? Certo? Nem condiciona o uso? Por exemplo.o carro parar ou genero?

Cumprimentos

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por PMESS79 » 11 set 2018, 15:49

mafgod Escreveu:
11 set 2018, 15:25
A respeito do Leaf40, tenta perguntar aos importadores de serviço por prazos e preços.
Pode ser que compense comprar já (preço/tempo) sem ter de esperar pelo ano que vem (não se sabe ainda se vai haver ou não e quanto será o apoio).
Os importadores de serviço arranjam normalmente carros de demonstração com +-5.000km, mas é uma questão de falares com eles aqui no fórum, Jasmim e Orlando.
Não se sabe se vai haver, mas deve haver incentivo, este ano é que já acabou de certeza...
Catarino Escreveu:
11 set 2018, 15:41
Resumindo, sem ser por ter de carregar varias vezes no mesmo dia (rapidgate) que sera exporadico, o aquecimento das baterias (devido a nao ter gestao térmica) nao sera problema mesmo no verao? Certo? Nem condiciona o uso? Por exemplo.o carro parar ou genero?
Uma vez no mesmo dia mesmo de Verão nem notas (e fazes os 600km com um chichi e um café pelo meio), duas vezes já pode estar mais quente e em vez de carregar em 30 minutos carrega em 50... condiciona sobretudo a carga, para condicionar o andamento (limitando a energia fornecida ao motor de modo à bateria não aquecer muito) só mesmo com 45 graus e ao fim de muitos km, talvez depois da 3ª carga rápida se as velocidades não forem também excessivas.

Conta com Porto - Algarve a 110/120km/h duas cargas de 30/40 minutos num leaf, no kauai é apenas uma carga de 30 minutos, alguém me corrija se estiver errado
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por pemifer » 11 set 2018, 17:09

Catarino Escreveu:
11 set 2018, 09:22
alguem me sabe dizer , por exemplo no LEAF 40Kw , em casa com potencia contratada de 6.9Kva (30 A) como carrega o carro?

com a tomada normal (sabonete) é o mais lento, certo?

se aquirir uma Wallbox ou coisa do gerero, consigo carregamentos mais rapidos?

obrigado pela ajuda

JOão
A sua casa, se foi construída respeitando as normas, terá circuitos de iluminação de 10A e de tomadas de 16A.
Utilizando o EVSE da Nissan carrega a 10A em qualquer tomada.
Utilizando um EVSE regulável pode carregar a 6, 10 ou 16A. Se pretender carregar a 16A é aconselhavel montar uma tomada CE 16A em vez da shucko.
Para carregar a mais de 16A precisará de instalar um circuito com disjuntor e cablagem adequada e, por exemplo, uma tomada CE 32A.
Como foi referido para carregar a 32A terá de aumentar a potencia contratada.
Em vez de uma tomada pode instalar uma wallbox mas esta terá de ser adequada ao circuito onde for instalada.
Uma wallbox é um EVSE de parede.

Catarino
Mensagens: 35
Registado: 03 set 2018, 16:29
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Catarino

Mensagem por Catarino » 11 set 2018, 18:07

pemifer Escreveu:
11 set 2018, 17:09
Catarino Escreveu:
11 set 2018, 09:22
alguem me sabe dizer , por exemplo no LEAF 40Kw , em casa com potencia contratada de 6.9Kva (30 A) como carrega o carro?

com a tomada normal (sabonete) é o mais lento, certo?

se aquirir uma Wallbox ou coisa do gerero, consigo carregamentos mais rapidos?

obrigado pela ajuda

JOão
A sua casa, se foi construída respeitando as normas, terá circuitos de iluminação de 10A e de tomadas de 16A.
Utilizando o EVSE da Nissan carrega a 10A em qualquer tomada.
Utilizando um EVSE regulável pode carregar a 6, 10 ou 16A. Se pretender carregar a 16A é aconselhavel montar uma tomada CE 16A em vez da shucko.
Para carregar a mais de 16A precisará de instalar um circuito com disjuntor e cablagem adequada e, por exemplo, uma tomada CE 32A.
Como foi referido para carregar a 32A terá de aumentar a potencia contratada.
Em vez de uma tomada pode instalar uma wallbox mas esta terá de ser adequada ao circuito onde for instalada.
Uma wallbox é um EVSE de parede.
Muito obrigado pela informação.

de facto a minha casa, é recente e toda a instalação electrica foi efectuada por mim. toda a cablagem é a cima do exigido e claro que onde pretendo instalar a WallBox vai ter cablagem directa ao quadro com proteção adequada ao efeito.

há alguma marca /modelo que seja aconselhavel? entre a fixa para casa ou ter uma portátil regulável, se calhar não é pior a portátil, digo eu!!

aconselham o quê? para eu ir vendo o que será melhor.

João

Responder

Voltar para “Apresentações”