Apresentação NOWAY

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Apresentação NOWAY

Mensagem por noway » 21 out 2018, 17:57

Uma pergunta para os proprietários de Leafs, com pneus 215/55 R17... que pressão estão a meter nos vossos pneus, sem comprometer o conforto?

Estou a pensar em 40 psi nas 4 rodas. A Nissan recomenda 36... o que acham?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação NOWAY

Mensagem por migle » 21 out 2018, 22:50

A brincar: eu prefiro meter bar do que psi. É outra coisa...

Menos a brincar: o aumento que referes, de 2.50 bar para 2.75, ou seja 0.25 bar, é pequenino. Todos nós já lemos nos manuais dos carros (às vezes na porta) que se deve pôr mais ar nos pneus: a) quando se transporta mais peso que o normal, b) quando se vai usar de maior velocidade, c) quando se vai fazer viagens longas. Alguns manuais referem apenas um destes casos e agora até se vê não referirem nenhum. O aumento indicado é habitualmente de 0.2 ou 0.3 bar. Isso significa que para condições dessas, seguindo à risca o manual, é 2.7 ou 2.8 bar.

Quando alguém pergunta isto, eu remeto para um documento de recomendações que a autoridade que regula pneus e jantes na Europa, a ETRTO, disponibiliza para o utilizador final (este documento é acessível livremente, essa página não é um paywall). As recomendações quanto à pressão de enchimento (inflação?) estão nas página 22 e 24 da edição de Setembro (mas eu acho mais clara a leitura da versão anterior).

Em síntese:
  • A pressão indicada no manual/porta do carro é para ser lida como um mínimo (este ponto é normativo, não neste documento, claro, mas é).
  • A pressão indicada no pneu é o máximo recomendado para a pressão a frio (não é necessário estar escrito no pneu, a letra do pneu indica o máximo também, é 3.5 bar para pneus com letra H ou V).
  • Entre o mínimo e o máximo, estamos dentro dos valores recomendados.
  • Em condições de utilização exigentes (peso, velocidade sustentada, reboque), o mínimo recomendável sobre 0.2 a 0.5 bar (ou seja, se eu vou fazer uma viagem de auto-estrada 2.7 bar é o mínimo).
Claro, mais pressão, maior a probabilidade de punção. Menos pressão, maior a probabilidade de rebentamento (o piso do pneu encostar à jante). Mais pressão, menor deformação do pneu, logo menor aquecimento do pneu, menor aumento de pressão, e menor consumo. Menos pressão, maior a área de pneu no chão, portanto melhor tracção em piso seco (mas não necessariamente em piso molhado).

O meu não é o Leaf, mas os pesos são semelhantes. Eu ando nos 2.85 bar para ter a certeza de que não vou para a AE com menos de 2.8.

Todos os considerandos foram porque há muito a mania em Portugal de andar com pneus mal cheios, e há pessoal que trabalha em oficinas de pneus que não conhece as recomendações da ETRTO.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Apresentação NOWAY

Mensagem por noway » 22 out 2018, 06:34

Obrigado migle pela informação.
migle Escreveu:
21 out 2018, 22:50
A brincar: eu prefiro meter bar do que psi. É outra coisa
Ah ah... Unidades imperiais sempre no caminho... Ok, tens razão... my bad! Eu costumo usar PSI porque essa escala é mais fácil de ler no mostrador que tenho na bomba.
migle Escreveu:
21 out 2018, 22:50
ETRTO
Ok... não era bem isto que tinha em mente... era mais ter alguém com um leaf 40kWh já com uns quilómetros valentes. Como sabes é um carro pesado e gostava de não ver as laterais do piso do pneu mais gastas que o centro e só a partir daí ajustar para pressões mais elevadas. Quero fazer isso já. Vou desde já meter mais pressão que o indicado e ver como corre (270 ou 280 kPa... :mrgreen: ), que é mais ou menos o que também estás a usar. Obrigado pela dica.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação NOWAY

Mensagem por migle » 22 out 2018, 19:20

Quanto a isso, o que costumo ler é que os pneus de carros de passageiros não são como os de pista. O piso tem uma estrutura que faz com que assentem planos no solo numa faixa muito larga de pressões.

Embora o desalinhamento da direcção provoque gasto desigual...

Mas estarei entre os teus leitores quando postares os teus resultados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação NOWAY

Mensagem por mjr » 24 out 2018, 19:37

O meu Leaf veio do stand com 2.9 bar a frio e eu quando acerto a pressão coloco 3.0bar a frio. Não acho que afete muito o conforto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação NOWAY

Mensagem por migle » 24 out 2018, 20:51

Para o condutor, o conforto até é maior, porque o carro manobra com mais facilidade.
Mas a pressão com que veio do stand, é a pressão usada para o transporte do carro. Também me aconteceu com o meu. Parece que começa a ser comum, e é desleixo, não é uma sugestão. EDIT: mas eu estou nessa! Pelo exposto acima, parece-me que pressão do manual + 0.5bar está perfeitamente dentro do recomendado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Apresentações”