Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Ziggy
Mensagens: 9
Registado: 14 fev 2018, 10:19
Data de fabrico: 01 jan 1986
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação

Mensagem por Ziggy » 14 nov 2018, 12:19

Boas,

O meu nome é Tiago, tenho 31 anos e sou da Margem Sul, mais propriamente do Seixal.

Em casa temos 2 carros a diesel e um será para trocar brevemente e se tudo correr bem será por um elétrico usado, qualquer coisa a rondar os 20k€.

Tenho ainda algumas dúvidas relativamente às ligações que terei de fazer de modo a colocar uma ficha no estacionamento do prédio, mas creio que facilmente me ajudarão nesse aspecto. :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 14 nov 2018, 21:28

Boas, Tiago. À roda de 20 mil, deve ser coisa de procurar um Leaf de 30kWh e estar atento ao que aparece.

Quanto à instalação, é ver de onde se pode puxar... Há quem puxe da electricidade do condominio e meta um contador, outros pedem uma instalação eléctrica nova para a garagem (opção mais cara), outros, quando o prédio tem coluna de serviços, tentam passar um cabo por aí, vindo da sua fracção.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por caz » 14 nov 2018, 22:11


caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por caz » 14 nov 2018, 23:03

Fala com o condomínio e tenta que te deixem retirar energia do quadro geral do prédio e instala um contador para pagar a energia.

É a opção mais barata, mas se começar a existirem vários carros elétricos pode implicar um aumento de potência e o problema de quem paga os custos adicionais.

Mas antes dessa fase é melhor leres a parte da lei relevante:

Artigo 29.º Pontos de carregamento em edifícios existentes 1 — Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos ou de tomadas elétricas que cumpram os requisitos técnicos definidos pela DGEG para o efeito de carregamento de baterias de veículos elétricos, destinados a uso exclusivo ou partilhado, nos locais de estacionamento de veículos dos edifícios já existentes, de acordo com os termos definidos por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais, da energia, das obras públicas, dos transportes e da habitação. 2 — No caso de a instalação de ponto de carregamento ou de tomada elétrica prevista no número anterior ser efetuada ou passar em local que integre uma parte comum do edifício, esteja ou não afeta ao uso exclusivo do respetivo condómino, a instalação carece sempre de comunicação escrita prévia dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário, com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias sobre a data pretendida para a instalação. 3 — No caso referido no número anterior, a administração do condomínio e, quando aplicável, o proprietário só podem opor-se à instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica nos seguintes casos: a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores; b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos ou tomada elétrica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços e a mesma tecnologia; c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica coloque em risco efetivo a segurança de pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitetónica do edifício. 4 — As decisões a que se referem as alíneas b) e c) do número anterior são adotadas no prazo máximo de 60 dias após a comunicação da intenção de instalação referida no n.º 2 e, no caso da administração do condomínio, carecem de aprovação por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio. 5 — As decisões a que se refere o n.º 3 são comunicadas, por escrito, ao condómino, arrendatário ou ocupante legal em causa no prazo de 15 dias após a sua adoção, devendo ser fundamentadas quando sejam negativas. 6 — O regime de propriedade e operação dos pontos de carregamento ou tomadas elétricas previstos no presente artigo é o do local de instalação dessa infraestrutura, com
exceção dos casos de pontos de carregamento de acesso privativo para uso exclusivo instalados em partes comuns do edifício, em que a operação cabe aos respetivos utilizadores. 7 — Aplica-se à instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento previstos no presente artigo o disposto no artigo 26.º ou no artigo 27.º, consoante aplicável.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoFonseca » 14 nov 2018, 23:16

Ziggy Escreveu:
14 nov 2018, 12:19
Boas,

O meu nome é Tiago, tenho 31 anos e sou da Margem Sul, mais propriamente do Seixal.

Em casa temos 2 carros a diesel e um será para trocar brevemente e se tudo correr bem será por um elétrico usado, qualquer coisa a rondar os 20k€.

Tenho ainda algumas dúvidas relativamente às ligações que terei de fazer de modo a colocar uma ficha no estacionamento do prédio, mas creio que facilmente me ajudarão nesse aspecto. :D
Quais as características que procura num VE?
Se esperar por Janeiro (estado entra com 2.250€) consegue o Renault Zoe 0 Km com aluguer de bateria por menos desse preço.
A Renault estava a dar 5.600€ na compra de um Zoe com entrega de um (qualquer CI) e ainda davam o valor do CI

Nota: se optar por bateria de compra são +8.600€
Todos os valores referidos incluem todas as taxas...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 15 nov 2018, 00:41

BrunoFonseca, um Zoe sem aluguer de baterias, sem misturar o valor da retoma, incentivo do estado, desconto de financiamento RCI, fica lá para os 33, 34, a versão mais barata.

É preciso que se diga que o aluguer da bateria deixa muitas dúvidas a muita gente, uma vez que se perde a característica dos outros VEs de que quanto mais quilómetros se faz, mais barato fica o carro. Isto para não falar nos extras como pagamentos por carregamentos rápidos, por kms feitos além do planeado. E todas as dificuldades que os proprietários têm tido para que a RCI cumpra a sua parte do contrato.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoFonseca » 15 nov 2018, 10:15

migle Escreveu:
15 nov 2018, 00:41
BrunoFonseca, um Zoe sem aluguer de baterias, sem misturar o valor da retoma, incentivo do estado, desconto de financiamento RCI, fica lá para os 33, 34, a versão mais barata.

É preciso que se diga que o aluguer da bateria deixa muitas dúvidas a muita gente, uma vez que se perde a característica dos outros VEs de que quanto mais quilómetros se faz, mais barato fica o carro. Isto para não falar nos extras como pagamentos por carregamentos rápidos, por kms feitos além do planeado. E todas as dificuldades que os proprietários têm tido para que a RCI cumpra a sua parte do contrato.
Certo, e daí eu ter questionado o Ziggy sobre o que ele espera de um VE
Até ver não tive stresses com a RCI, mas também só ainda tenho o carro desde Junho.
A questão do aluguer da bateria relaciona-se com o tempo que esperamos ficar com o carro vs o nº de km anuais que pretendemos fazer. Aí não vejo desvantagem face a outros VE.
Neste momento a única desvantagem que o Zoe têm é a ausência de CCS, visto que será o futuro em toda a Europa.
Alternativa 1: aguardar mais uns meses até ao novo Zoe sair.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por VETL » 15 nov 2018, 10:23

BrunoFonseca Escreveu:
15 nov 2018, 10:15
A questão do aluguer da bateria relaciona-se com o tempo que esperamos ficar com o carro vs o nº de km anuais que pretendemos fazer. Aí não vejo desvantagem face a outros VE.
Mesmo sem a questões do seguro para a bateria que o aluguer obriga e sem contar com as experiências aqui relatadas de diversos incumprimentos por parte da Renault e da RCI, vê se me consegues meter aqui um cenário concreto onde o aluguer seja mais vantajoso que a opção compra.
Ando há vários anos à procura de conseguir desenhar ou encontrar um e ainda não consegui.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoFonseca » 15 nov 2018, 10:42

VETL Escreveu:
15 nov 2018, 10:23
BrunoFonseca Escreveu:
15 nov 2018, 10:15
A questão do aluguer da bateria relaciona-se com o tempo que esperamos ficar com o carro vs o nº de km anuais que pretendemos fazer. Aí não vejo desvantagem face a outros VE.
Mesmo sem a questões do seguro para a bateria que o aluguer obriga e sem contar com as experiências aqui relatadas de diversos incumprimentos por parte da Renault e da RCI, vê se me consegues meter aqui um cenário concreto onde o aluguer seja mais vantajoso que a opção compra.
Ando há vários anos à procura de conseguir desenhar ou encontrar um e ainda não consegui.
Fiz este mês a simulação do seguro com a OK Teleseguro. Não chega aos 350€/ano com danos próprios e com os direitos ressalvados a favor da RCI.
Relativamente ao cenário ideal para o aluguer da bateria, este depende de caso para caso.
Eu defendo aquilo que foi melhor no meu caso em que faço 1000 Km / mês. Quem fizer muitos mais pode já não ter essa rentabilidade.
Quick Math: 8600€ (valor da bateria com IVA) / 79€ (mensalidade para 12500 Km/ano) ~= 109 meses, que representa 9 anos.
Será que dentro de 9 anos ainda vou querer ter o Zoe? Não estará na altura de trocar de carro?
É uma forma de pagar 8600€ do valor do carro em prestações s/ juros

Agora imagina que compras a bateria e até fazes os 1000 Km/mes e ao fim de 5 anos vendes o carro. Achas que compensou dar 8600€ pela bateria?
Achas que quando venderes o carro, a bateria vai continuar a valer os 8600€.
Neste cenário terias pago apenas 4740€ da bateria.

Lá está... é fazer contas. O que é vantajoso para um não será para outro! É bom termos a opção de escolha.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação

Mensagem por Spin » 15 nov 2018, 10:51

Bem-vindo Tiago e parabéns pela opção da ME.
No processo de tomada de decisão de compra do VE, é importante, ponderar e ter muita informação nomeadamente nos contornos do aluguer de baterias. Eu, no início deste ano fiz um teste drive do novo Zoe e gostei do comportamento geral do carro. Solicitei ao vendedor da Renault as condições do referido aluguer através da financeira RCI. Tive o cuidado de ler todas as alíneas do contrato e desisti da opção de aluguer, em virtude de chegar à conclusão que o carro não seria meu mas sim, da RCI. Na altura verifiquei que a Renault inflacionara o preço da opção de compra das baterias, para convencer o cliente a ir para o aluguer sem preocupações, diziam eles.
Quanto a instalar uma ficha de alimentação no estacionamento do prédio, o ideal é passar um cabo da sua fracção (mínimo 6mm2) pela coluna da instalação elétrica do prédio, se a mesma estiver dimensionada para tal. Mesmo assim, pode haver outros condóminos a querer o mesmo e seguramente a coluna elétrica não terá dimensão para individualizar os carregamentos dos VE, no entanto ressalvo que esta solução de utilizar a coluna do prédio, origina a ter de se alterar o projeto de eletricidade do prédio.
Outra solução já foi parcialmente dada noutro post, que é de instalar não uma ficha CEE, mas uma wallbox com contagem de energia elétrica parametrizada para o máximo de 16A (amperes) com fechadura.
Por último uma solução “radical” mas de custos partilhados, que depende da unanimidade dos condóminos e dos seus potenciais utilizadores, que seria de instalar um novo ramal no parqueamento dimensionado para a nova potência, com um posto de carregamento de acesso individual por cartão de modo a apurar o respetivo consumo de cada VE do condomínio.

Responder

Voltar para “Apresentações”