Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 25 nov 2018, 20:55

Obrigado Pelas sugestões.
A ideia nunca seria carregar a 32A, pelo menos em casa, até porque com a potencia que tenho contratada não o permitiria, já no trabalho podia ser uma possibilidade que ainda tenho que investigar.

Quanto à tomada a sugestão seria esta, certo?

Imagem

Alguem conhece umas da Legrant Green UP?

Imagem

Será que podia ser uma hipótese para o máximo de 16A?

Já agora detalhando um pouco mais o meu caso é o seguinte:

Quadro principal de 25A para garagen e arrecadação.
Na garagem quadro secundário com circuitos independentes de 16A para tomadas e 10A para iluminação.
O quadro secundário fica a 50cm da tomada que pretendo utilizar para carregar, pelo que a ter de haver alguma alteração a coisa não deve ser dificil...

Já enviei PM ao Apr para ter mais informações sobre o seu EVSE.

Obrigado

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 26 nov 2018, 00:10

Pois. Eu com o EVSE do Apr, tenho potência contratada de 25A, tenho um circuito de 25A na garagem, e consigo carregar a 24A. O resto da casa gasta um pouco menos que 1A tipicamente. Se uma máquina começar a trabalhar, o EVSE diz ao carro para reduzir.

É um descanso também, não vai disparar o quadro, não é que isso me acontecesse antes, com o EVSE de origem.

Normalmente, carrego a 16 ou 18A que, com os fios que tenho, é onde obtenho o máximo de eficiência energética. Porém, há imprevistos para os quais dá jeito carregar a 24A, normalmente é de dia antes de fazer uma viagem (pequena paragem em casa para fazer as malas).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 26 nov 2018, 12:04

A tomada é uma destas.
No Link abaixo, depois das imagens, custa menos de 5€.
Um adaptador Shucko - CE custa 6€ (link em baixo depois das imagens)
Se quiser pode optar pela legrand que custa 75€... (link em baixo depois das imagens)

Imagem
Imagem

Link para CE 16A
https://lisboaled.pt/tomadas-mural-cee/ ... ssQAvD_BwE

Link para adaptador CE - Shucko
https://www.castroelectronica.pt/en/pro ... huko-femea

Link para Legrand GreenUp
https://lisboaled.pt/plexo66-legrand/52 ... D8QAvD_BwE

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 26 nov 2018, 15:14

Se tem possibilidade de carregar até 30A em casa, nunca deveria colocar uma tomada de 16A, independentemente do modelo de VE que escolha. Devemos sempre colocar o máximo que a casa permite e ter adaptadores caso seja necessário. Na minha opinião deve colocar uma tomada de 32A e cabo de 6mm, e depois com o evse regula e usa a potência que pretender, até porque a partir do leaf mk2 tem possibilidade de carregar até 6.6kW (cerca de 28A) dependendo da gama.

Colocar uma tomada de 16A seria um erro, porque depois não pode puxar 25A da mesma caso necessite.

As tomadas schuko se tiverem cabo com dimensão correcta e forem recentes e bem tratadas, aguentam 16A sem grande problema (nunca puxar mais que isso), mas nas primeiras utilizações convém verificar se não aquecem. Para carregar de vez em quando chegam bem, especialmente se carregar com o evse de origem a 10A, demora é muito mais tempo (pode não fazer diferença porque está a descansar enquanto carrega).

Se fosse eu, no seu caso era isso que faria, colocava uma tomada cee de 32A (o aspecto é igual a essa de 16A, mas é maior) e cabo de 6mm e depois comprava um evse regulável, de forma a poder usá-lo em casa e nas viagens maiores, tendo por isso sempre a possibilidade de carregar à velocidade máxima que o carro permite (e a tomada), em casa ou fora.

Espero ter ajudado ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 26 nov 2018, 20:38

Fil Escreveu:
26 nov 2018, 15:14
Se tem possibilidade de carregar até 30A em casa, nunca deveria colocar uma tomada de 16A, independentemente do modelo de VE que escolha.
Sublinho isto. E se tem possibilidade de carregar a 20A também é melhor por a tomada de 32A.

Mas a parte dos fios é a mais difícil.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 27 nov 2018, 11:35

Confesso que não sou a pessoa mais explicita do mundo, sou da área de ciências, não sou de letras.

Se alguém conseguir refazer a minha frase de forma a ficar mais claro, agradeço

O meu conselho é substituir uma tomada shucko por uma tomada CE 16A para carregar a 16A.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 27 nov 2018, 13:51

Sim, claro, mas mais vale olhar para o disjuntor primeiro. Depois para o fio.

Se der para mais que 16A....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 27 nov 2018, 18:11

Companheiros,

Não quero provocar aqui zangas... 8-)
Percebi tudo. Vou fazer um levantamento, possivelmente com fotos de tudo primeiro. Capacidade dos disjuntores, secção do cabo, etc e depois vejo ou vemos em conjunto as alternativas.

Como não costumo fazer muitos kilometros nos dias de semana, para começar, a velocidade de carregamento em casa não me está a reocupar muito, até porque vou ter possibilidade de carregar no emprego, e só ai são umas 9 horas a carregar.

Ou seja, mesmo que, quando me entregarem o carro, apenas tenha possibilidade de carregar a 10A, tenho sempre alternativas dos PCR para uma emergência. Depois com a experiência claro que queria optimizar as coisas e se poder carregar em metade do tempo, ou ainda mais rápido melhor.

Obrigado a todos.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 27 nov 2018, 21:35

Bom, conforme prometido aqui vai...

Só ainda não consegui ter a certeza da secção dos cabos pois não consegui ver nenhuma marcação. Tenho de ver se consigo um peclise emprestado ou pode ser que pelas fotos e em comparação, alguém mais experiente consiga perceber. Ao vivo não deve ser difícil para algumas pessoas, pelas fotos não deve ser fácil...

De qualquer forma aqui fica:

Como já tinha referido tenho o quadro principal e outro secundário na garagem que também serve a arrecadação.
Apenas um pormenor, é que os dois quadros estão separados por 9 andares.

Diferencial geral no quadro principal:
Imagem

O quadro principal tem o seguinte disjuntor que serve o quadro secundário

Imagem

Imagem dos cabos deste disjuntor

Imagem

Imagem

O aspecto geral da garagem é o seguinte

Imagem

E o quadro secundário

Imagem

Imagem

Detalhes da secção dos cabos. O mais grosso é o que vai para o quadro principal

Imagem

O diferencial geral do quadro secundário

Imagem

E finalmente a única tomada da garagem que não queria perder para poder ligar algum equipamento, aspirador por exemplo.

Imagem

Apenas acrescentar que na arrecadação tenho apenas uma lampada de baixo consumo e uma tomada que nunca utilizo.

Não consegui publicar imagens maiores, não sei se ficou tudo perceptível...


Sugestões????

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 28 nov 2018, 00:38

C25, se cumprir as regras deve ter fio de 4mm2... Mas das imagens do fio, não parece nada... O ideal é mesmo medir o diâmetro
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Apresentações”