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Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 10:17
por bpedrosa
Olá a todos, saudações energéticas ;)

Sou o Bruno, tenho 47 e sou de Lisboa.
Já há alguns anos que venho a equacionar electrificar a minha mobilidade, mas as propostas não me convenciam muito até à chegada do Leaf 2.0.
Também tenho andado a adiar a troca do actual fumarento diesel porque nunca me deu problemas e está em óptimo estado de conservação (Sempre fui muito cuidadoso cos os meios de transporte) :)
Mas desde o meados de 2018 que me decidi que seria para o inicio de 2019 e assim foi. Há cerca de um mês encomendei no Entreposto de Loures um Tekna Pear White/ Interior Preto.
A expectativa de entrega inicial era 8 de Fevereiro mas esta semana perguntei se havia alterações e a entrega foi antecipada para 18 de Janeiro.

Tenho andado a consultar o Forum e tem sido muito util em alguns detalhes para um super interessado na mobilidade eléctrica mas sem experiência de ser proprietário de um EV.
Os poucos contactos que tive foi no Carsharing Emov e DriveNow nos respectivos C Zero e BMW I3. Mas sem experiência no carregamento que é muito diferente do que ir à bomba e despejar uns bons litros de combustível fossil para dentro dos CI.

Espero que me ajudem com alguma dificuldade inicial assim como espero passar a ajudar novos membros com a minha experiência daqui há alguns meses.

A entreajuda é fundamental para que mais pessoas sejam atraídas para este ainda novo, mas já com alguns anos de existência, modo de mobilidade.

Obrigado a todos.

Re: Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 19:07
por Fil
Bem vindo Bruno!

Estamos cá para ajudar, disponha. Diria que nesta fase deve pedir os cartões, e preparar a tomada de casa para carregar o carro.

Parabéns pela decisão ;)

Re: Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 19:14
por PMESS79
Parabéns, e bem vindo!

Re: Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 20:06
por bpedrosa
Fil Escreveu:
23 nov 2018, 19:07
Bem vindo Bruno!

Estamos cá para ajudar, disponha. Diria que nesta fase deve pedir os cartões, e preparar a tomada de casa para carregar o carro.

Parabéns pela decisão ;)
Obrigado,

Quanto à tomada doméstica, pelo menos para o início, tenho uma normal de 16A na garagem que acho que vai dar para os primeiros carregamentos. No trabalho também vou conseguir carregar numa daquelas fichas azuis de caravanismo.
Quanto aos cartões, quer da MobiE quer dos operadores já estive a tentar mas acho que obrigam a ter matrícula. Não é assim? Se fosse possível ia adiantando...

Re: Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 22:26
por Spin
Bem-vindo e parabéns pela opção da ME e do BEV líder de mercado.

Re: Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 22:41
por Fil
bpedrosa Escreveu:
23 nov 2018, 20:06
Fil Escreveu:
23 nov 2018, 19:07
Bem vindo Bruno!

Estamos cá para ajudar, disponha. Diria que nesta fase deve pedir os cartões, e preparar a tomada de casa para carregar o carro.

Parabéns pela decisão ;)
Obrigado,

Quanto à tomada doméstica, pelo menos para o início, tenho uma normal de 16A na garagem que acho que vai dar para os primeiros carregamentos. No trabalho também vou conseguir carregar numa daquelas fichas azuis de caravanismo.
Quanto aos cartões, quer da MobiE quer dos operadores já estive a tentar mas acho que obrigam a ter matrícula. Não é assim? Se fosse possível ia adiantando...
Para começar está muito bem. Alguns operadores não pedem matrícula. Tente a edp ou galp.

Re: Apresentação

Enviado: 23 nov 2018, 23:49
por frankesousa
Seja muito bem vindo à ME e ao Forum.

Quanto ao cartão para carregamento publico, o que aconselho é o seguinte:
  • Criar uma conta no site da MobiE. Não é preciso nada do carro, só os dados pessoais
  • Escolher um "vendedor" de electricidade para pedir cartão:
    • EDP ou Galp, dependendo do contrato de casa, no meu entender é o melhor
  • Este cartão que virá de um CEME, funciona nos PCR (pagos) e nos PCN (ainda grátis).
  • O registo na conta da MobiE será útil para consultar os carregamentos realizados e as durações/ consumos
    • Aqui aconselho a criar o registo com o email que se registar no CEME, consta que pode ajudar a fazer a associação correctamente
Quanto a preparar a casa para o carregamento e para não ter desilusões na altura de carregar, aconselho à instalação de um EVSE/ WallBox desde o 1º dia. Carregar 40kWh numa noite (8h) só é possível com 5kW (>=22A) e o EVSE que o carro traz são só 10A (2,3kW).
Para uma utilização de VE sem problemas nada como ter a casa preparada para carregar o mesmo na potência máxima aceite pelo carro (6,6kW +-).

É um prazer ajudar, principalmente quando o tema é ME.
Alguma coisa mais é só perguntar ;)

Re: Apresentação

Enviado: 24 nov 2018, 19:03
por bpedrosa
Muito obrigado pelo vosso acolhimento.

Tinha ideia que era necessário matricula para pedir os cartões dos CEME's à semelhança da MobiE (onde já tinha feito o registo), mas realmente não pedem.
Já pedi o da Galp, que é o contracto de energia que tenho em casa. Também tenho um contracto de outra habitação com a EDP, acham que vale a pena pedir também?

Quanto ao EVSE também já tenho andado a investigar. Iniciei mesmo um contacto (https://eyocar.com/products/32a-evse/). O que acham deste?

O problema é que, como vem da China tenho que contar com o valor da alfandega.

Já agora quanto ao quadro que fornece a tomada que vai alimentar o VE. Estou na duvida se preciso de fazer algum upgrade. Qual a vossa experiência neste aspecto. Que capacidade tem o disjuntor do circuito onde carregam?

Obrigado

Re: Apresentação

Enviado: 25 nov 2018, 13:14
por migle
Se for para carregar a 32A, o disjuntor tem de ser de 32A. Se o disjuntor que lá está for de 32, então não há alterações a fazer, mas isso era um caso notável de sorte.

EDIT: muita gente no fórum tem esse EVSE. Não tem problemas. O trabalho do EVSE também não é muito. Para um EVSE com funções mais inteligentes, como ajustar o consumo do carro à potência contratada e consumo dos restantes electrodomésticos, existe o EVSE inteligente do Apr ou a Zappi, entre os que são bons e baratos (mas mais caros que esse EVSE manual).

Re: Apresentação

Enviado: 25 nov 2018, 15:15
por pemifer
Penso que seria melhor encomendar o mesmo EVSE diretamente ao fabricante que tambem é chinês.
https://www.zencar.net/
Eu diria que o melhor é substituir a tomada que tem na garagem por uma tomada CE de 16A.
É de lei os circuitos de tomadas estarem preparados para 16A.
Se pretende ter uma tomada com intensidade maior terá de instalar o circuito completo desde o quadro.
Se substituir o disjuntor de 16A por um de 32A num circuito normal derreterá os cabos.
Em vez de comprar lá fora porque não dá uma espreitadela ao que é português?
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