Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
corrisi
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Apresentação

Mensagem por corrisi » 02 dez 2018, 03:24

Boa noite.
Sou novo por cá também e estou muito, mas muito decidido a comprar um nissan leaf de 24kw, provavelmente queria do ano 2015.
Neste momento temos em casa dois automóveis, um a gasóleo de 2001 e outro a gasolina de 2004. Com este último a minha esposa anda a gastar 130€/mês em combustível. Faz por dia mais ou menos 50/60 km e por vezes alguma volta maior ao fim de semana.
Já eu no meu fumarolas não vou além dos 25km por dia e um deposito de gasóleo dá para 35 a 40 dias(65€/mês).
Neste contexto, o objetivo era substituir um dos carros pelo elétrico. A questão é que o carro a gasóleo que é o mais económico, tem já mais de 300 mil e já indicia algumas sequelas, aumentos de temperatura, etc e ponderava entregá-lo. Já o a gasolina da Maria foi comprado zero km por ela, está como novo, etc.
A minha grande dúvida é se ficando ela com o elétrico e eu com o dela a gasolina para fazer os meus 25km diários era negócio de valer realmente a pena? Pelas minhas contas, penso que seria viável, e talvez optando pelo elétrico poupariamos cerca de 50% daquilo que gastamos hoje. Penso que com pouco mais de 50€ mês faria os meus 500km no carro a gasolina e a minha esposa com o elétrico gastaria 25€ em eletricidade.
Gostava de saber a vossa opinião e se me escapa algum pormenor em termos de números. Obrigado.
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Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 02 dez 2018, 10:46

Bem-vindo!

Sim, eu acho que é isso! O carro a diesel tem ainda o inconveniente de fazer poucos km diários, diz-se que isso é pior.

O único problema é que, como a larga maioria de nós, vais dizer que tens um eléctrico mas quem anda com ele é a mulher :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 11:05

Bem vindo.

Talvez consigas otimizar o gasto mensal fazendo aquilo que todos acabamos por fazer que é usar o elétrico para todas as deslocações possíveis. Ao fim de semana o CI normalmente fica encostado, pelo que apenas iria fazer a deslocação casa-trabalho durante a semana.

Tens ainda de colocar nas contas a poupança do IUC, que no caso dos carros atuais deve ser muito baixo, e da manutenção, que num carro a Diesel com 300k km será significativa. O facto do carro a gasolina passar a fazer menos km irá também baixar a fatura da manutenção deste.

E depois, claro, vais-te apaixonar pelo prazer de condução elétrico 8-)
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Re: Apresentação

Mensagem por corrisi » 02 dez 2018, 11:53

Viva e obrigado pelas vossas opiniões!

Sim, o objetivo passará exatamente para fazer o máximo de km com o elétrico, mesmo durante a semana após o trabalho numa ida extraordinária ao hipermercado, farmácia, deslocação de um familiar, etc.
Ao fim de semana, o objetivo passa também por usá-lo ao máximo. De referir que resido na Ilha da Madeira e mesmo considerando a orografia da ilha julgo que a autonomia de um tekna 24kw dará com condução moderada para um passeio na ordem dos 80 - 100km /dia, mas claro que isso depende de múltiplos factores. Abraços.
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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 12:24

Nesse caso não há qualquer dúvida! Aqui no Continente há a célebre desculpa de “e se me apetecer ir tomar um café ao Algarve, consigo?”, mas na Madeira esse tipo de desculpas não pega.

Além disso há, segundo a Mobi.e, 3 PCR a funcionar na Madeira, pelo que um pequeno descuido ou necessidade extra pode ser colmatada com 10-15 minutos de carga.
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Re: Apresentação

Mensagem por corrisi » 02 dez 2018, 12:46

Pois é, por aqui estamos limitados nas distâncias a percorrer via terrestre. Depois disso, apenas mar! Lol.
Agora a ver que oportunidades surgem. Já agora qual a diferença do tekna 24kw para um acenta 24kw? Obrigado.
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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 13:30

O Tekna é bem mais equipado:

- estofos em pele
- Médios LED
- Som Bose
- Etc

A nível de propulsão, bateria, carregador, são teoricamente iguais, no entanto eu confirmava se no caso do Acenta o carregador é de 6kW.
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Re: Apresentação

Mensagem por migle » 02 dez 2018, 14:49

Além disso, o diesel, com 300 mil km, está no fim da vida, qualquer dia tem um problema mais sério e depois é pior.
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Re: Apresentação

Mensagem por corrisi » 02 dez 2018, 15:39

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda e esclarecimentos. É sempre bom estar bem informado antes de partir para a aquisição de um veículo, neste caso elétrico, que tem nuances diferentes dos veículos ditos tradicionais.
Na Madeira é óbvio que estamos mais limitados na oferta de usados neste tipo de veículos quando comparado com o Continente, mas já vai aparecendo alguma coisa.
A questão das barras de desgaste da bateria e o seu estado em si é algo que me preocupa na aquisição eventual do leaf e preciso de ter a certeza que o carro está ótimo nesse aspecto. Obrigado.
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Re: Apresentação

Mensagem por corrisi » 02 dez 2018, 18:45

Viva novamente.

Após desenvolver os primeiros contactos gostava de saber a vossa opinião relativamente a um leaf acenta de 2013 com 55 mil km e aparentemente sem nenhum risco perdido ao nível do desgaste de bateria. Está num concessionário oficial em França. Chave na mão, preço final 14700€, que acham?
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