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Re: Apresentação

Enviado: 04 jan 2019, 10:59
por Nonnus
Olá e bem-vindo.

Vou-lhe dar o meu exemplo para o ajudar a tomar uma decisão.

O meu carro (Leaf 30kW.h) faz cerca de 200km por dia e pela minha experiência não o aconselho a comprar, para o seu caso não serve, basta haver um contra-tempo qualquer e você fica em dificuldades para chegar ao destino, mesmo com a hipótese de haver vários PCR´s nas áreas de serviço ia ter que parar pelo menos uma vez na ida, ou no regresso. O que numa viagem de 260km todos os dias começa a saturar, faz-se bem uma vez por acaso, agora todos os dias...

Se os valores dos carros com mais autonomia (~500km/100km/h - baterias de 64kW.h) o assustam, faça bem as contas ao dinheiro que gasta actualmente em combustível e manutenções. Vai ver que mesmo comprando um carro que a partida parece caro na compra, em poucos anos o carro paga-se a ele mesmo.

Por exemplo eu no ultimo ano poupei cerca de 3000€ (pode ver aqui as minhas contas), o carro custou-me 26000€, se continuar a fazer o mesmo numero de km, em 8 anos o carro pagou-se a ele mesmo. Se continuar num carro a combustível nunca vai ter esta poupança, alias, a medida que os anos passam vai é ter sempre mais despesa. Tenha atenção que os carro eléctricos tem pouca ou nenhuma manutenção, o que no seu caso é uma poupança brutal devido a nº de km que você faz.

Re: Apresentação

Enviado: 04 jan 2019, 15:37
por Induzido
Obrigado Nonnus pelo seu esclarecimento.
Tenho de ponderar bem pois no meu carro consigo fazer 1300km com 75lts, tenho um gasto de 400€ por mês isto sem manutenções. Sem duvida que pelas contas que tem compensa.
Falou que conseguiu reduzir o consumo em kW isso deve-se à velocidade ?

Cumprimentos

Re: Apresentação

Enviado: 04 jan 2019, 18:41
por Nonnus
Ainda bem que o consegui ajudar. Faça bem as contas e vai ver que o que parece caro no acto da compra, ao fim de algum tempo fica-lhe de graça em comparação com um carro a combustão. Eu fiz contas durante vários meses até me decidir pelo Leaf e chegava/cheguei sempre a mesma conclusão. Com o numero de KM que o carro faz, paga-se a ele mesmo. Claro que isto é valido para pessoas que fazem muitos KM por dia/ano, para uma pessoa que faça 10000km por ano o retorno nunca será o mesmo.

A descida do consumo tem a ver com o conhecimento que vamos adquirindo ao longo do tempo na condução de um veiculo eléctrico, com isto não estou a dizer que ando a 50km/h na auto-estrada e a 20km/h em estradas nacionais, tem mais a ver com as acelerações e desacelerações. Quando nós passamos de um carro a combustão para um VE leva algum tempo até perder-mos os hábitos de condução que temos nos carros a combustão e quando conseguimos perceber como tirar melhor partido de um VE conseguimos baixar as médias de consumo.

Re: Apresentação

Enviado: 04 jan 2019, 18:47
por pemifer
Só para reforçar: ao principio fazia consumos altos mesmo andando devagar.
Com a prática passei a fazer consumos mais baixos a velocidades superiores ao que conseguia no principio.
Para os quilómetros que faz será melhor um elétrico mais recente. (novo Leaf, Kauai, Niro EV, Tesla 3)

Re: Apresentação

Enviado: 06 jan 2019, 20:30
por Induzido
Muito obrigado pela ajuda