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Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 13:06
por pjsramos
Bom dia,

Vivo na zona de Matosinhos e sou apologista e entusiasta de carros eléctricos à muitos anos, seguindo a sua evolução.
Pela primeira vez as condições alinharam-se e cá em casa colocamos em questão a compra de um carro eléctrico para substituir a Renault Laguna 2.0 de 2006 viciada em gasóleo.
Andamos a sondar a aquisição de um Leaf Acenta visto ser um carro familiar mais à medida da nossa família de 4 pessoas.

Depois de ter percorrido a internet e em especial este forum ainda fiquei com umas duvidas e por isso decidi registar-me.

Acho que me vão saber responder.
1 - Com uma instalação eléctrica normal de casa (sem uso de wallbox), qual a corrente máxima com que é possível carregar?

2 - Com recurso a uma wallbox, qual a corrente máxima com que é possível carregar?

3- O Leaf permite a programação horária de inicio ou fim de carga?

4 - O Leaf permite a programação da carga máxima a que desliga a carga?

Obrigado e boa viagem

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 17:03
por BrunoAlves
Bem vindo!
Parabéns pela decisão, vais ver que só te arrependes de não o ter feito mais cedo

1- Depende da qualidade da tomada, mas em segurança não convém mais de 12-13A durante várias horas. Podes ir aos 16A se a tomada for boa. O evse que vem com o carro solicita 10A
2- depende da potência contratada e da qualidade da instalação. Em monofasico podes ter 30A (6,9kVA deve ser o mais comum em proprietários de VE) e uma wallbox que os aproveite totalmente, desde que todo o circuito até à wallbox tenha não menos de 6mm2
3 - sim
4 - não

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 18:00
por pjsramos
Obrigado pelas respostas.
Pelo que percebi da tua resposta à primeira pergunta, com o equipamento que vem de série com o Leaf só vou conseguir carregar a 10A independente da minha instalação eléctrica. Certo?

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 18:13
por BrunoAlves
Sim, isso ;)

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 19:32
por Fil
Bem vindo e boa sorte na escolha!

Para que fique claro, não necessita de uma wallbox para carregar à potência máxima que tiver em casa. Basta uma tomada cee 32A e cablagem de 6mm como referiu o Bruno. Depois é necessário um evse que permita ir aos 30A, mas tipicamente custam metade ou menos de uma wallbox e carregam à mesma velocidade. Têm ainda a vantagem de o poder levar em viagem, enquanto que uma wallbox não sai da parede. A vantagem da wallbox é ficar bonita na parede, ou em alguns casos ter funções xpto para quem a tem num local onde muitas pessoas passam.
Também pode deixar o evse portátil na parede a fazer o mesmo da wallbox.

Espero ter ajudado.

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 20:43
por kony76
Olá.

parabéns pela escolha.

As perguntas já as tens respondidas.
Eu acabei por comprar um EVSE portátil, que me permite escolher entre os 10A e os 32A, sendo que a minha instalação não permite mais de 30A, por isso esse é o limite.
Tenho-o "fixo em casa" e ando com o original no carro, para qualquer eventualidade. Nas viagens grandes, levo-o comigo.

Com a ficha normal de casa, podes carregar à vontade com o carregador original.

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 21:23
por pjsramos
Obrigado a todos pela ajuda.
Já agora qual é mais ou menos o preço de um EVSE para 30A.

PS. O carro ainda não está comprado. Para já só fui à Nissan e vou marcar um test-drive. Vamos ver como correm as coisas.

Re: Apresentação

Enviado: 03 fev 2019, 23:15
por Fil
Estão aqui uns quantos viewtopic.php?f=4&t=5143

Há ainda o da zencar.

Re: Apresentação

Enviado: 04 fev 2019, 15:38
por Spin
Bem-vindo e parabéns pela opção da ME.

Re: Apresentação

Enviado: 16 fev 2019, 14:28
por pjsramos
Boas,
Ainda não tenho o bicho mas já o reservei e dei entrada. Contagem decrescente ...