Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 11 fev 2019, 19:03

armandomac Escreveu:
11 fev 2019, 16:54
Boa tarde,

Obrigado pelas opiniões.
Há cerca de 10 anos que faço a viagem para Granada em carro de combustão, por isso, a viagem em si é-me familiar. A questão é se consigo fazê-la em elétrico.
Quando comecei a olhar mais a sério para a mobilidade elétrica, passei a estar mais atento aos postos de carregamento e a fazer contas de cabeça se seria possível fazer esta viagem sentado num elétrico.
Pelas minhas contas, não parece impossível, senão vejamos:
Aveiro - Portalegre (235 kms)
Portalegre - Badajoz (73 kms)
Badajoz - Sevilha (207 kms)
Sevilha - Granada (251 kms)
Em Portalegre, há alguns PCR's que permitem carregar para chegar a Badajoz (73 kms).
Em Badajoz, paragem para almoço no centro comercial El Faro, que tem alguns PCR's.
Com o 'depósito atestado' saio em direção a Sevilha, para fazer mais 207 kms. Há alguns hotéis que têm carregadores e poderá ficar à carga durante a noite.
Penso que a viagem mais complicada será esta: de Sevilha a Granada, que são 251 kms e sem possibilidade de plano B, já que em toda a viagem, só em Antequera (mais ou menos a meio caminho) tenho possibilidade de carga. No entanto, pelo que sei, o carregador é só para proprietários de Teslas).
Em Granada, o hotel em que fico habitualmente, tem carregadores gratuitos para clientes e operacionais.
Normalmente, faço esta viagem em 3 dias, mas pelas minhas contas, precisarei de mais um dia.
O que acham deste plano de viagem?

Cumprimentos
Tal como tinha dito antes: https://www.plugshare.com/
Ai poderás ver que não há PCR em Portalegre e em Badajoz só no concessionário Nissan.
Em principio terás de fazer um desvio pelos PCRs de Abrantes.
Sevilha - Granada, como tinha dito antes, passa pelo concessionário Nissan de Lucena.
Partindo do principio que fazes a viagem de Nissan ;)
Untitled.jpg

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 11 fev 2019, 20:46

jfr2006 Escreveu:
11 fev 2019, 18:20
Se calhar sou eu que estou a ver mal, mas em Portalegre não existe nenhum PCR...

Estará a confundir com PCN?
Tem razão. Os do Politécnico de Portalegre são semi-rápidos.

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 11 fev 2019, 20:48

Filipe Escreveu:
11 fev 2019, 01:23
Talvez o novo Leaf 3.0 e+,esperado para Junho próximo :roll:
Isso é que era, mas o orçamento é limitado... :(

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 11 fev 2019, 20:54

Spin Escreveu:
11 fev 2019, 10:28
Bem-vindo!
Parabéns pela opção da ME.
Quanto ao bev, atenção aos acabamentos do ZOE e à assistência pós-venda.
Sim, tenho lido alguma coisa sobre isso...
No entanto, conheço algumas pessoas que estão satisfeitas com o Zoe.

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 11 fev 2019, 21:20

BrunoFonseca Escreveu:
11 fev 2019, 14:19
armandomac Escreveu:
10 fev 2019, 22:03
Boa noite,

O meu nome é Armando Machado, sou de Aveiro, e há muito tempo que acompanho a evolução da mobilidade elétrica.
Neste momento, tenho um automóvel de combustão, mas tudo aponta para muito em breve adquirir um elétrico. A tentação tem vindo a crescer e a escolha, em princípio, será um Zoe 40 CR.
As minhas viagens são essencialmente citadinas e uma ou outra viagem num raio de 150 kms. No entanto, duas ou três vezes por ano, faço uma viagem a Granada, e este tem sido o principal motivo porque tenho adiado a compra. Parece-me que o Leaf ou o Zoe (não falando nos Tesla), com a viagem bem planeada, já será possível fazer sem provocar níveis elevados de ansiedade... :) O que acham?

Cumprimentos a todos.
Bem vindo.
Uma nota sobre o ZOE com carregamento rapido: é menos eficiente, mais caro e possivelmente raras serão as vezes que irá conseguir carregar a 43kWh

Eu tenho o 40 que carrega a 22kWh e em 8 meses ja fiz 13k km
Obrigado pelo conselho. Ainda estou a tempo de ponderar. ;)

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 11 fev 2019, 21:25

pemifer Escreveu:
11 fev 2019, 19:03
armandomac Escreveu:
11 fev 2019, 16:54
Boa tarde,

Obrigado pelas opiniões.
Há cerca de 10 anos que faço a viagem para Granada em carro de combustão, por isso, a viagem em si é-me familiar. A questão é se consigo fazê-la em elétrico.
Quando comecei a olhar mais a sério para a mobilidade elétrica, passei a estar mais atento aos postos de carregamento e a fazer contas de cabeça se seria possível fazer esta viagem sentado num elétrico.
Pelas minhas contas, não parece impossível, senão vejamos:
Aveiro - Portalegre (235 kms)
Portalegre - Badajoz (73 kms)
Badajoz - Sevilha (207 kms)
Sevilha - Granada (251 kms)
Em Portalegre, há alguns PCR's que permitem carregar para chegar a Badajoz (73 kms).
Em Badajoz, paragem para almoço no centro comercial El Faro, que tem alguns PCR's.
Com o 'depósito atestado' saio em direção a Sevilha, para fazer mais 207 kms. Há alguns hotéis que têm carregadores e poderá ficar à carga durante a noite.
Penso que a viagem mais complicada será esta: de Sevilha a Granada, que são 251 kms e sem possibilidade de plano B, já que em toda a viagem, só em Antequera (mais ou menos a meio caminho) tenho possibilidade de carga. No entanto, pelo que sei, o carregador é só para proprietários de Teslas).
Em Granada, o hotel em que fico habitualmente, tem carregadores gratuitos para clientes e operacionais.
Normalmente, faço esta viagem em 3 dias, mas pelas minhas contas, precisarei de mais um dia.
O que acham deste plano de viagem?

Cumprimentos
Tal como tinha dito antes: https://www.plugshare.com/
Ai poderás ver que não há PCR em Portalegre e em Badajoz só no concessionário Nissan.
Em principio terás de fazer um desvio pelos PCRs de Abrantes.
Sevilha - Granada, como tinha dito antes, passa pelo concessionário Nissan de Lucena.
Partindo do principio que fazes a viagem de Nissan ;)
Untitled.jpg
Obrigado pelo apoio.
Em princípio será um Zoe.
Esta viagem terá de ser muito bem planeada de facto.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoFonseca » 11 fev 2019, 21:41

:clap:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 12 fev 2019, 01:29

:D
Não é fácil mas, no fundo, a única interrogação é se é possível fazer Sevilha-Granada.
Até Sevilha, faz-se tudo por Portugal, porque mal ou bem temos carregadores. A estratégia de ir por Espanha aproveitando a Autovia de borla aqui não dá.
Carregar nos concessionários Nissan também não é certo que dê. Já falaram nisso no fórum, levar uma carta da Nissan Ibéria, telefonar...

Em Sevilha há um PCR que, se funcionar, carrega até 80% ou durante 60 minutos. Depois enche-se o resto no IKEA até 100%.

Agora, o Zoe, com todas as suas qualidades, não sei se é carro para isto, porque não carrega em DC. Essa versão CR é a que tem o carregamento AC43? É que até Sevilha são muitos carregamentos...

A questão é se algum destes carros consegue fazer os 256 de Sevilha a Granada (mais, porque os carregadores são para cá do rio). Deve estar no limite do que o Leaf 40 consegue a 90km/h, mas Granada fica a 700 e tal metros, subidos na parte final, quando a bateria está no fim....

Se for maluco... dá sempre, é pedir para carregar numa bomba de gasolina, um sítio que tenha uma tomada industrial, como uma oficina ou uma lavagem de carros.... mas é preciso ter lata.

Às vezes não dá. Eu pensei ir passar o fim de semana entre o Natal e o Ano Novo a Madrid (de Faro) e acabei por desistir porque não conseguimos estar prontos para sair cedo e havia muitas interrogações pelo caminho, cada uma delas podia resultar em demora de horas...
armandomac Escreveu:
11 fev 2019, 16:54
Normalmente, faço esta viagem em 3 dias, mas pelas minhas contas, precisarei de mais um dia.
3 dias??? Chega perfeitamente...
Se eu tivesse onde carregar em Antequera fazia isso tudo num dia, esticado.

Quanto ao Zoe de 43... nesse dia pouparia umas 4h. São 950km, imaginemos que gastaria 200kWh. Desses, teria de carregar 170kWh. 170kWh÷43kW são 4h mas 170kWh÷22kW são 8h.

PS: ppPortanto 10h de carro, em andamento, mais 4h a carregar e descansar. Se sair às 8:00 chega às 22:00. :lol: Se tudo corresse sobre rodas e comesse durante os carregamentos. O verdadeiro problema é o carregamento problemático em Sevilha e onde carregar entre Sevilha e Granada.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Tavares
Mensagens: 2
Registado: 11 fev 2019, 02:18
Data de fabrico: 08 fev 2019
Capacidade bateria: Cardigos

Re: Apresentação

Mensagem por Tavares » 12 fev 2019, 09:14

Bom dia!
O meu nome é Nuno Tavares e recebi o meu leaf na passada sexta feira.
Até agora e a primeira impressão é positiva, apenas me deixa alguma confusão os carregamentos, que mesmo carregando só em casa na tomada doméstica não dever carregar a 100%???
Pensava que só faria mal nos carregamentos rápidos.
Obrigado

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 12 fev 2019, 09:59

migle Escreveu:
12 fev 2019, 01:29
:D
Não é fácil mas, no fundo, a única interrogação é se é possível fazer Sevilha-Granada.
Até Sevilha, faz-se tudo por Portugal, porque mal ou bem temos carregadores. A estratégia de ir por Espanha aproveitando a Autovia de borla aqui não dá.
Carregar nos concessionários Nissan também não é certo que dê. Já falaram nisso no fórum, levar uma carta da Nissan Ibéria, telefonar...
Sendo concessionários da marca, acha que podem levantar problemas no carregamento?
migle Escreveu:
12 fev 2019, 01:29
Em Sevilha há um PCR que, se funcionar, carrega até 80% ou durante 60 minutos. Depois enche-se o resto no IKEA até 100%.
Passo sempre a primeira noite em Sevilha ou Córdova, depende por onde vou. Neste caso, terei que ir por Sevilha, para não haver o problema do carregamento. Em contrapartida, se desse para ir por Córdova, já não teria o problema Sevilha-Granada. Complicado...
Em Sevilha há alguns hotéis com carregamento.
migle Escreveu:
12 fev 2019, 01:29

Agora, o Zoe, com todas as suas qualidades, não sei se é carro para isto, porque não carrega em DC. Essa versão CR é a que tem o carregamento AC43? É que até Sevilha são muitos carregamentos...
Sim, é o 43kw.
De Aveiro a Sevilha são dois carregamentos. Portalegre e Badajoz.
migle Escreveu:
12 fev 2019, 01:29

A questão é se algum destes carros consegue fazer os 256 de Sevilha a Granada (mais, porque os carregadores são para cá do rio). Deve estar no limite do que o Leaf 40 consegue a 90km/h, mas Granada fica a 700 e tal metros, subidos na parte final, quando a bateria está no fim....
Sim, essa é a grande questão! Penso que o resto da viagem faz-se bem, com mais ou menos dificuldade.
migle Escreveu:
12 fev 2019, 01:29

Se for maluco... dá sempre, é pedir para carregar numa bomba de gasolina, um sítio que tenha uma tomada industrial, como uma oficina ou uma lavagem de carros.... mas é preciso ter lata.
Se tiver que ser... 😁
Apesar de sabermos que os espanhóis não são muito dados à simpatia...

Responder

Voltar para “Apresentações”