Apresentação...

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Tavares
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Apresentação...

Mensagem por Tavares » 13 fev 2019, 09:01

Bom dia! A prática é poucace pelos vistos fiz apresentação no sítio errado...
Desde a passada sexta feira faço parte dos elétricos, com a compra do leaf n connecta 40 e pelas primeiras voltas tanto ru como a esposa estamos contentes, apenas fico com uma dúvida, pois tenho ouvido dizer que não devo carregar a bateria a 100%... mas eu apenas carrego em casa na tomada normal, mesmo assim faz mal?
Obrigado. :?: :?: :D

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BrunoFonseca
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Re: Apresentação...

Mensagem por BrunoFonseca » 13 fev 2019, 11:03

Bem vindo!
Há quem diga que se deve manter a carga entre os 20% e os 80%
Não sei se a probabilidade de degradação da bateria aumenta efectuando cargas até aos 100%, ainda para mais efectuando-as com carregamento lento (tomada doméstica)

Talvez seja mais por causa das perdas entre os 80% e os 100%. O aquecimento é maior logo a eficiência energética baixa.

Eu, por norma, carrego quase sempre até aos 99%

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pemifer
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Re: Apresentação...

Mensagem por pemifer » 13 fev 2019, 11:08

Parabéns pela compra!
Sim, faz mal carregar qualquer bateria de lítio até 100%.
Não é só a bateria do Nissan Leaf. Até os Teslas têm isso em consideração, veja aqui viewtopic.php?f=65&t=7625
Se não precisa de 100% da autonomia carregue até 80%.
Se precisa dos 100% da autonomia, programe o carregamento de forma a parar exactamente na hora de saída.
Não tenha receio de por exactamente a hora de saída pois o carro pára o carregamento sempre algum tempo antes, no meu pára 50 a 60 minutos antes.
Também faz mal a qualquer bateria de lítio estar muitas horas abaixo dos 20%.
Ah! Onde está o diário de bordo e as FOTOS da máquina?
Não é por mim... o pessoal daqui é que gosta muito de fotos... :lol:

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Nonnus
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Re: Apresentação...

Mensagem por Nonnus » 13 fev 2019, 11:38

Bem-vindo,

Como já deu para perceber a questão que coloca não é consensual entre os membros do fórum. Na realidade ninguém sabe ao certo se a degradação é maior ou menor num carro que carregue todos os dias até aos 100%, ou num carro que carregue todos os dias até aos 80%.

Existe users aqui no fórum com carros com 160000 km e users com com carros com 50000km e a degradação é a mesma, no entanto o user que faz mais km faz os carregamentos até 100% todos os dias e provavelmente dois carregamentos por dia.

Vou-lhe dar o meu exemplo, o meu carro carrega todos os dias até aos 100%, seja de verão ou de inverno, porque o carro faz 200km por dia. Neste momento o carro já conta com 60000km (16 meses de utilização) e a degradação encontra-se dentro do normal havendo carros com menos KM que o meu e já com mais degradação.

Sem nenhuma base cientifica eu diria que se anda todos os dias muitos km deve fazer carregamentos até 100% se anda poucos km por dia faça carregamentos 80% e por exemplo 2x por semana faça a 100% para o carro não começar a fazer estimativas muito baixas da capacidade da bateria.

Na ultima revisão que fiz em conversa com o Sr da pós-venda ele contou-me que tem um cliente que carrega o carro (leaf de 40) de 15 em 15 dias. :lol: Quase que aposto que este carro passado 1 ano vai ter a bateria em pior estado que muitos que carregam todos os dias até aos 100%, porque o carro simplesmente não anda o nº de km suficientes para haver uma descarga e uma carga constante.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
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Re: Apresentação...

Mensagem por pemifer » 13 fev 2019, 17:48

Nonnus Escreveu:
13 fev 2019, 11:38
Bem-vindo,

Como já deu para perceber a questão que coloca não é consensual entre os membros do fórum. Na realidade ninguém sabe ao certo se a degradação é maior ou menor num carro que carregue todos os dias até aos 100%, ou num carro que carregue todos os dias até aos 80%.

Existe users aqui no fórum com carros com 160000 km e users com com carros com 50000km e a degradação é a mesma, no entanto o user que faz mais km faz os carregamentos até 100% todos os dias e provavelmente dois carregamentos por dia.

Vou-lhe dar o meu exemplo, o meu carro carrega todos os dias até aos 100%, seja de verão ou de inverno, porque o carro faz 200km por dia. Neste momento o carro já conta com 60000km (16 meses de utilização) e a degradação encontra-se dentro do normal havendo carros com menos KM que o meu e já com mais degradação.

Sem nenhuma base cientifica eu diria que se anda todos os dias muitos km deve fazer carregamentos até 100% se anda poucos km por dia faça carregamentos 80% e por exemplo 2x por semana faça a 100% para o carro não começar a fazer estimativas muito baixas da capacidade da bateria.

Na ultima revisão que fiz em conversa com o Sr da pós-venda ele contou-me que tem um cliente que carrega o carro (leaf de 40) de 15 em 15 dias. :lol: Quase que aposto que este carro passado 1 ano vai ter a bateria em pior estado que muitos que carregam todos os dias até aos 100%, porque o carro simplesmente não anda o nº de km suficientes para haver uma descarga e uma carga constante.
O que afirmas é consensual com o que eu afirmei.
Carregas todos os dias a 100% mas gastas logo.
Se no meu primeiro percurso do dia gastasse 20% de bateria, carregaria sem problemas até 100%.
Quantos quilómetros fazes assim que arrancas de manhã?
Com que percentagem o carro fica estacionado muitas horas?
Em relação a frequência de carregamentos, independentemente da percentagem que se gasta, eu aconselho carregar todos os dias.

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Re: Apresentação...

Mensagem por Nonnus » 13 fev 2019, 18:57

Eu quando escrevi que não era consensual entre os membros do fórum não me estava a referir ao teu post em particular. Como sabes já debatemos este assunto várias vezes aqui no fórum e muitos de nós acha que o melhor é carregamentos entre os 20% e os 80%, outros há, como eu (não me preocupo muito com essa questão), que acha que deve ser feito até aos 100%. Como o migle escreveu noutro post deste user e eu sub-escrevo "faça até aos 100% que o carro esta preparado para isso".

O meu carro quando sai de casa gasta até parar (92km), no inverno 55% - 60% e no verão 40% - 45%. Agora no inverno é ligado a 10A no local de trabalho durante 6h30 e faz a viagem de regresso. No verão vai e vem (184km) sem nenhum carregamento pelo meio.
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Re: Apresentação...

Mensagem por pemifer » 14 fev 2019, 00:27

Tal como imaginava, o teu carro não passa longas horas acima de 80% ou abaixo de 20%, o que é óptimo em termos de saúde da bateria.
Da maneira que escreves parece que é uma questão de gosto pessoal carregar a mais de 80% ou não.
Não é!
Até a Tesla tem esse cuidado de diferenciar o que são carregamentos diários e carregamentos para fazer uma viagem.

https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries

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Re: Apresentação...

Mensagem por migle » 14 fev 2019, 00:43

Tavares Escreveu:
13 fev 2019, 09:01
mesmo assim faz mal?
Não. "Faz mal" é uma expressão forte demais. Sempre que a bateria é carregada, ela perde um nadinha da sua capacidade, e sempre que é descarregada também. Mesmo parada sem fazer nada, se a temperatura for alta, ou se estiver muito carregada, ela perde capacidade também. Nós também envelhecemos...

Ou seja, ela envelhece um pouco mais se passar o seu tempo ou com uma temperatura muito alta, ou estado de carga muito alto. Até onde se carrega, é outra questão. Realmente, no carregamento, a velocidade é a questão fulcral. Não se pode carregar rapidamente uma bateria já meio cheia. À medida que está mais cheia, se a velocidade de carregamento não diminuir, torna-se mais provável que se formem depósitos de lítio metálico. Carregando lentamente, faz menos mal ir mais aos 100%.

Eu costumo citar o artigo que o pemifer citou. Simplesmente, uso as palavras de maneira diferente. Não é que faça mal carregar a 100%, mas carregar a 80% é um cuidado especial que podemos ter com a bateria do carro quando nos é possível.

Eis um vídeo sobre esta questão: https://www.youtube.com/watch?v=QRPze4f0gsQ
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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Re: Apresentação...

Mensagem por Nonnus » 14 fev 2019, 01:13

pemifer Escreveu:
14 fev 2019, 00:27
Tal como imaginava, o teu carro não passa longas horas acima de 80% ou abaixo de 20%, o que é óptimo em termos de saúde da bateria.
Da maneira que escreves parece que é uma questão de gosto pessoal carregar a mais de 80% ou não.
Não é!
Se calhar é! Se eu te disser que a sexta-feira o carro carrega sempre até aos 100% mesmo que eu saiba que no sábado não vou sair com ele, se calhar é um gosto pessoal ter o carro sempre pronto a sair com a capacidade máxima.

Cá em casa existe a máxima: o carro foi comprado para se usar como um carro a combustão e tem de estar sempre pronto a circular mesmo nos imprevistos. Eu ainda tenho um fumarolas, mas o meu carro principal é o Leaf, como tal tem de estar sempre pronto a circular. Os 80'% para mim não é uma opção. Claro que se o carro tivesse uma autonomia de 500km se calhar já não pensava assim, ou se houvesse um PCR a cada esquina.

Como já referi várias vezes carrego em casa com o EVSE do Apr (do Apr salve seja, paguei-lhe agora é meu :lol: ) na maior parte das vezes a 6.6kW para ter o carro carregado o mais rapidamente possível. Isto para dizer que o carro é para usar sem preocupações. Um dia mais tarde vou pagar a factura? Talvez sim, talvez não, o tempo o dirá.

Repara que eu nunca mencionei que este é o comportamento correcto, e mesmo neste tópico não aconselhei a fazer isto que descrevi. A verdade é que ninguém tem a certeza qual o melhor comportamento que se deve ter. Todos os artigos/videos etc são apenas conselhos do que se pensa que é o melhor, mas depois na pratica vemos carros em houve esse cuidado e tem a mesma degradação de carros que nunca tiveram esse cuidado. :think:
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Re: Apresentação...

Mensagem por pemifer » 14 fev 2019, 10:41

Nonnus Escreveu:
14 fev 2019, 01:13
Se calhar é!
Não posso acreditar como ignoras completamente todo o conhecimento técnico que existe sobre baterias de lítio, não estou a referir-me às baterias do Leaf, estou a referir-me a baterias de lítio em geral. :o :shock:

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