Apresentação /duvidas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Floppy
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Apresentação /duvidas

Mensagem por Floppy » 23 fev 2019, 15:38

Olá

Sendo já há algum tempo seguidor do forum, venho agora apresentar-me e aproveitar para fazer algumas perguntas.

Quanto ao meu VE... ainda não tenho...
Tinha já eu um Leaf Tekna 30 de 2016 sinalizado com entrega para a semana quando o vendedor decidiu voltar com a palavra atrás alegando problemas de bateria... Quando o vi tinha 12barras e como está na garantia não era problema... acho que aqui há gato...

Adiante,
Resolvi investigar um pouco a questão das baterias, garantias, reparações, e era aqui que pretendia a vossa ajuda, pois mais dia menos dia vai entrar um VE lá em casa.

Escolhi o Leaf pois como VE mais vendido no mundo existirá sempre mais informação/peças/desenvolvimentos...

Pelo que percebi a Nissan não facilita nada a troca das baterias em garantia, são as barras, mas depois a capacidade (SOH) não corresponde às barras... Qual a experiencia do pessoal?

Visitei a EVolution no Prior Velho para fazer algumas perguntas sendo eles especialistas em electricos (a proposito estavam dois camiões a descarregar Tesla Mod 3 mesmo lá ao lado, acho que têm ali um armazem, eram para ai uns 15)
As minhas perguntas eram para perceber se tinham viabilidade de reparações de bateria fora da Nissan, pois será apenas uma questão de tempo até precisarmos...

Então após conversa, consegui as seguintes informações;
-Instalação de bateria nova lá 8000eur +iva (compram a bateria na Nissan e instalam).
-Podem fazer também uma solução para casa com a bateria velha com uma estrutura e mediante orçamento. Ou seja a bateria é nossa.
-Pelo que tinha lido aqui na Nissan eram 6000 + iva com entrega da velha e a somar a instalação, certo?
- Também já ouvi historias em que a Nissan fez um bom desconto e ficou abaixo dos 3k...

-Preços de reparação de baterias;
- Não conseguem dar preços pois estão dependentes do mercado, ou seja, de terem modulos ou não e o preço a que podem conseguir os mesmos na altura da reparação. Mas fazem reparação mediante orçamento.
-Depois perguntei se eu arranjar uma usada para se aproveitar alguns modulos eles faziam e ele disse que achava que sim, mas teria que ser falado com a gerência.
-Uma boa opção seria por exemplo arranjar-se uma dessas baterias na sucata e varias pessoas juntarem-se para aproveitar os modulos necessários a cada um e assim dividir despesas...

Também me disse que meter uma bateria de 30 num Leaf de 24 era possivel pois já tinham conhecimento de pessoas que conseguiram. Eles no entanto ainda não fizeram nenhum , mas disse que conseguiriam, pois segundo ele tinham pessoal qualificado para o fazer.

Depois falamos mais um pouco e na sequência da conversa falamos de outros fabricantes e problemas a arranjar peças e pelo que percebi;
- a Nissan vende,
- a BMW não vende a bateria(não tem PartNumber sequer)
- a Renault está com graves problemas nas baterias do Fluence pois não há e já ha varios clientes com direito à substituição e nada. Inclusivé disse-me que estavam a estudar uma solução para um cliente em que eles iam fazer um pack para o Fluence.
- Quando à Kia, não tinham experiência...
-Hyundai também não tinha experiência...

Alguem sabe quanto custa uma bateria para um SoulEV 27 ou 30 e se é possivel por uma de 30 no de 27?
É que para mim os dois VE possiveis serão o Leaf ou o Soul EV, embora já tenha saido o novo Soul que é um carro completamente novo.

Estou a tentar arranjar um Leaf Tekna 30, acham que valerá a pena procurar um de 24? Não terá já demasiada degradação?

Cumprimentos
Fernando

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mjr
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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por mjr » 23 fev 2019, 17:33

Bem vindo e parabéns pela decisão!

Sobre a troca das baterias da Nissan em garantia a política da Nissan é muito simples. Se tem menos de 9 barras e cumpre com os critérios tempo e km é praticamente automática a decisão de trocar a bateria. A experiência aliás diz que as barras de capacidade (ou o SOH indicado pelo Leaf Spy) são PESSIMISTAS, ou seja geralmente indicam uma capacidade abaixo da real (medida com testes da tomada). Por aqui podemos estar descansados.

Fora da garantia é que a coisa complica. O preço da bateria foi recentemente aumentado para 7000€+IVA (era 6000€+IVA). Muitos utilizadores de Leafs da primeira geração mk1 (eu incluído) conseguiram um desconto de 50% nestes valores, mas o critério não é facilmente percetível sobre a que veículos é que eles dão esse desconto. Ao preço da bateria é necessário somar a mão de obra e mais algumas peças que é necessário substituir. Quem não quiser ficar com a bateria antiga tem um desconto de 1000€+IVA nos valores apresentados.

Reparar a bateria fora da garantia é, na minha opinião, um não assunto. A degradação das células é extremamente semelhante entre si, no meu pack com 7 anos e 155k km, a diferença de capacidade medida nas células fora do pack é menor que 5%. E quando uma célula avaria é sempre em virtude de um defeito de fabrico e por isso irá falhar necessariamente dentro do período de garantia. As correntes que são exigidas às células são tão elevadas que os defeitos rapidamente aparecem pela criação de pontos quentes nas células.

Colocar uma bateria de 30kW.h (ou 40) num Leaf de 24kW.h é possível, mas não tenho conhecimento de alguém que o tenha feito usando o LBC (BMS do Leaf) da bateria nova, que tem de ser emparelhado com o resto do veículo através da Nissan. O que costumam fazer é colocar a bateria nova e usar o controlador antigo, pelo que o resto do carro não sabe que a bateria é nova. Tem um inconveniente grande de a química das células de 24kW.h ser muito diferente das outras com mais capacidade, e por isso metade da capacidade fica escondida depois do aviso de bateria muito fraca. O carro faz os 200km com uma bateria de 30kW.h, por exemplo, mas 100km serão feitos com o carro a avisar que a bateria está muito fraca e sem qualquer indicação da autonomia estimada restante (na verdade o indicador de autonomia nesta situação é completamente inútil).

Se for para andar em cidade o de 24kW.h é mais que suficiente, mas em viagens a maior capacidade do de 30kW.h e as cargas rápidas mais rápidas são uma grande mais valia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Orlando
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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por Orlando » 23 fev 2019, 19:48

O MJR já disse tudo.
Convem recordar que um pouco pela Europa há curiosos que "concertam" packs nomeadamente nos Ion.
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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por Floppy » 23 fev 2019, 22:34

Pois,

Tinha já um Leaf de 30Kw.h comprado a bom preço, mas o negocio não se concretizou.
O carro será para a minha mulher usar no dia a dia de cidade, com 60 a 80 km por dia.

As diferenças de preços dos de 24 para o 30 com mais ums trocos dá para trocar a bateria uma vez no de 24, salvo algumas oportunidades que aparecem como tinha sido o caso.

Por outro lado ainda se fala muito da degradação superior dos packs de 30, embora se diga que tem a ver com software.
Já há alguma conclusão acerca desse assunto?
Dizem que os packs de 24 da segunda geração são muito bons na questão da degradação, o que me dizem vocês?

Também foi noticiado que a Nissan iria começar a comercializar packs "recondicionados" por eles a metade do preço.

A outra opção possivel é o Kia Soul Ev de 27kw.h que já se encontra lá fora a bons preços. Ainda não sei é preços de baterias no caso de ser necessário. A estetica do carro também não é a melhor. O que me dizem deste carro?
É complicado ir buscar um carro destes lá fora?

Cumprimentos
Fernando

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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por jfr2006 » 23 fev 2019, 23:09

Floppy Escreveu:
23 fev 2019, 22:34
Por outro lado ainda se fala muito da degradação superior dos packs de 30, embora se diga que tem a ver com software.
Já há alguma conclusão acerca desse assunto?
Qual degradação superior? :roll:

65000km aqui e 95% SOH ;)

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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por pemifer » 24 fev 2019, 00:39

Não se preocupe tanto com a "reparação" das baterias.
As baterias não são como motores de combustão, não "avariam".
Gastam-se!
A degradação é lenta e gradual. Não vai ficar parado na beira da estrada porque a bateria degradou de repente! Isso não existe!
Em relação às baterias de 30 houve realmente algumas com degradação anormalmente rápida.
Nos EUA chegaram a trocar baterias dentro da garantia.
Entretanto a Nissan descobriu que essas baterias trocadas, afinal, não tinham a degradação que o software indicava.
Foi por causa disso que surgiu o tal update de software dos carros com bateria de 30.
O Nissan Leaf é o carro mais fiável e honesto que alguma vez existiu.
Compre um rapidamente pois quanto mais rápido comprar mais depressa começa a poupar. ;)

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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por Floppy » 24 fev 2019, 12:59

Que cuidados devo ter na compra?
Como interpretar resultados do LeafSpy e configurar o mesmo?

Os senhores da EVolution fazem diagnostico da bateria por 50 euros, acham que vale a pena?

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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por mjr » 24 fev 2019, 13:15

Se o diagnóstico da EVolution for o que o carro indica então mais vale usar o LeafSpy. Se tiver um teste da tomada aí já valeria a pena.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por Floppy » 24 fev 2019, 14:46

Não é o teste da tomada.
Eles dizem que vão ler o Hex directamente ao Canbus.
Vi uma folha de um que estavam a fazer e tinha uma lista de voltagens das células e depois ele esteve a explicar que aquela estava boa e bem balanceada.

Se calhar com o leafspy consigo o mesmo não?

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Re: Apresentação /duvidas

Mensagem por Apr » 24 fev 2019, 16:30

Floppy Escreveu:
24 fev 2019, 14:46
Não é o teste da tomada.
Eles dizem que vão ler o Hex directamente ao Canbus.
Vi uma folha de um que estavam a fazer e tinha uma lista de voltagens das células e depois ele esteve a explicar que aquela estava boa e bem balanceada.

Se calhar com o leafspy consigo o mesmo não?
Sim! Cuidado que a instrumentação do Leaf pode não reportar os valores certos, tende mais para o pessimista, mas também se levar uma injecção de cargas rapidas pode reportar valores altos, que depois vão baixando ao longo do tempo. O meu caso particular que tive que decidir entre 2 leafs, a instrumentação mostrou que o carro mais desgastado era o que tinha a bateria em melhores condições. e nao era verdade como pude comprovar algumas semanas mais tarde.

Não te quero baralhar, mas o que sai da instrumentação do Leaf não é uma verdade absoluta, acaba por ser mais para confirmar que tudo bate certo e que não há surpresas de resets não divulgados, p/exemplo, que podem denunciar trabalhos mais profundos no carro que devem ser logo informados pelo vendedor.

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