Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 28 mar 2019, 15:57

Noway respeito todas as opiniões e a única coisa que pretendo é ajudar e dar soluções a quem se está a iniciar, cabe a cada um decidir o que é melhor para si. Posto isto, basta leres esse tópico que postaste (entre muitos outros), para perceberes que a maioria dos utilizadores mais experientes e viajados preferem um evse portátil, porque a comodidade é precisamente a mesma que a wallbox vos permite, deixam o evse precisamente no mesmo local onde instalariam a wallbox e chegam a casa e é só ligar o cabo. Não têm de andar a mudar os cabos de sítio todos os dias.

Quando vão de viagem podem levar a wallbox atrás? Não, não podem, como tal vão ficar limitados a carregar a 10A (2.3kW por hora). Não vos parece preferível poderem carregar sempre à velocidade máxima ou mínima que o carro permite, em qualquer lugar por onde passem/pernoitem? Determinados locais podem não ter possibilidade de carregar a mais de 6A por falta de potência, e noutros poderão ter desde cee de 16A a trifásicas de 32A, que poderão usar com adaptadores e retirarem por isso sempre a velocidade de cada tomada/local. Isto é essencial para quem quer viajar tranquilo para qualquer parte do país, sem limitações. O que torna a utilização do VE perfeita, é nunca estar à espera que o carro carregue, aproveitando apenas os momentos em que está parado para carregar.

O Haslima referiu que vive numa vivenda, portanto o cabo bloquear e ter opção para usar cartões com multi utilizadores não parece necessária, no entanto tudo isso é possível num evse, o evse do APR permite-o, além de usar apenas a energia solar que se produz caso seja a vontade do utilizador no momento. Do lado do carro, os cabos ficam sempre bloqueados, independentemente do evse/wallbox.

Haslima, acho que é melhor ver todos os tarifários com atenção, porque esse não é o mais barato, pelo menos para mim.

Quanto custa essa wallbox? 1000€? Um evse custa desde 350€ a 550€ (também há de 1000 e mais).
Leia o tópico que o noway sugeriu (entre outros), parece-me uma boa ajuda.

Boa sorte nas escolhas e disponha ;)

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Apresentação

Mensagem por noway » 28 mar 2019, 17:15

Fil Escreveu:
28 mar 2019, 15:57
Posto isto, basta leres esse tópico que postaste (entre muitos outros), para perceberes que a maioria dos utilizadores mais experientes e viajados preferem um evse portátil,
Concordo, a maioria dos utilizadores mais experientes usa EVSE portátil. São também os primeiros utilizadores de veículos eléctricos, quando a infraestrutura de carregadores em Portugal estava a dar os primeiros passos e poucos existiam. São também os que possuem ou possuiram VEs com as baterias mais pequenas, logo com maior probabilidade de ter de carregar com o que está à mão.

Nos dias de hoje prescindo de um EVSE portátil porque sei que vou poder carregar o carro em casa a 100% e andar muitos quilómetros, poderei carregar num shopping, numa autoestrada, num parque de estacionamento, etc. A nossa infraestrutura não é a ideal, mas com os pagamentos irá caminhar para termos muitos postos disponíveis (há muitas promessas disso pelo menos). É quase como perguntar a um proprietário de um Tesla, com a infraestrutura que já possuem, se necessita de ter um EVSE portátil de 32A na mala do carro (para além do sabonete) para correr Portugal inteiro e quantas vezes o usaram. Nós temos MESMO de caminhar nessa direcção.

Para o OP deste post esta é a minha opinião de 6 meses de utilização de um VE... vale o que vale... eu instalei uma wallbox por ter uma utilização muito cómoda. Podes ver a minha instalação aqui: viewtopic.php?f=84&t=7483&hilit=noway+40kWh
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Apresentações”