Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
rsequeira
Mensagens: 1
Registado: 30 mar 2019, 18:20
Data de fabrico: 28 mar 2019
Capacidade bateria: 40 Ah / 12 barras

Apresentação

Mensagem por rsequeira » 08 abr 2019, 01:17

Olá a todos,

Sou de SDR, e 5f chegou o meu Leaf 2.0 N-Conecta 40Kwh.

Após 1h30 de fila nas Laranjeiras, neste sábado, já tenho o Dístico Verde.

Já pedi: Cartão Galp, Cartão Mobi.e mas ainda não chegaram. Pedi o cartão Mobi.e a um amigo até chegarem os meus.

- Do que já andaram a analisar qual a melhor CEME em termos de preços?

- Escolhi o ciclo semanal, mas parece que não é a melhor opção porque fica mais caro. Faço no mínimo 50km por dia, e em média perto de 1500km por mês.

- Aqui na zona o posto do Lidl parece ser o mais barato, estou certo?

Embora tenha lugar de garagem, as tomadas do condomínio infelizmente não estão ligadas aos fogos. Pelo que me parece que em breve terei de fazer uma puxada da arrecadação e colocar uma tomada. Até lá vou ter de contabilizar os carregamentos (com um contador de ficha que encontrei no leroy) para acertar contas com o condomínio.

Estamos muito felizes em casa, era mesma o que queríamos (tínhamos dois a gasóleo e agora já só fica a faltar trocar um a médio prazo). Condução brutal, silêncio, conforto, e para mim muitos números e métricas para acompanhar muhuhahaha.

- O Leaf Spy é um Nice do Have ou um Need to Have?

Sei que ainda tenho muita coisa para aprender, mas com a utilização e seguindo as partilhas do forum vai ser uma aprendizagem mais rápida.

- Alguns conselhos práticos para rookie, sobre carregamentos e cabos?

Abraço a todos

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por kony76 » 08 abr 2019, 10:46

Olá.

Bem-vindo e parabéns pela aquisição e pela opção pela ME.

Conselhos sobre carregamentos, o melhor mesmo é conseguires carregar em casa, durante a noite. Na rua, apenas quando for imprescindível.
Os cabos que o carro trás e o EVSE, servem para todas as necessidades, tanto para casa, como para os PCN. Os PCR têm eles próprio o cabo.

Desfrutem do carro, que realmente é uma delícia de se conduzir e vai colocando aqui as experiências e dúvidas que forem surgindo. Sugiro que abras um diário de bordo para o efeito..

Mais uma vez parabéns

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação

Mensagem por Spin » 08 abr 2019, 12:18

Bem-vindo, parabéns pela aquisição do Leaf e pela opção da ME.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 08 abr 2019, 20:20

Parabéns e bem vindo!

O Leaf Spy Pro para mim vale cada cêntimo investido. Basta uma vez precisar de esticar a autonomia ao máximo (abaixo de 10% de SOC real o carro indica 0%, pelo que só com o Leaf Spy dá para ter uma ideia da autonomia ainda restante) para justificar o investimento. Além disso dá para personalizar coisas que no carro não dá, como por exemplo desativar para sempre o som que o carro faz a andar e outras parametrizações.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação

Mensagem por cfvp » 08 abr 2019, 20:26

Bem-vindo e parabéns.

Quanto aos cartões já só precisas de 1 de um dos CEMEs, ou seja, com o da Galp já podes carregar em todo o lado. Em princípio o da Mobi.e vai ficar inutilizado daqui a uns meses.

O melhor CEME depende da tua utilização. Para o meu caso os 2 melhores são a Galp e a eVAZ, com horário semanal. Porém para o teu caso se tiveres Galp ou EDP em casa é capaz de ser melhor uma delas, por causa dos descontos em casa e nos postos, mas não sei ao certo, terás que ver. O ideal é carregar de noite com tarifa bi-horária. Por isso se calhar um ciclo diário é melhor para ti, tendo em conta os kms que fazes por dia e o facto de poderes carregar em casa de noite.

Relativamente ao Leaf Spy é opcional, mas acredito que dê jeito, especialmente se uma pessoa quiser esticar-se nas viagens, ou seja, andar até 0% ou quase. Isto porque o carro quando chega a 0% ainda tem alguma autonomia restante e só com o Leaf spy é que dá para ter uma ideia de quantos kms ainda é possível fazer. Além disso tem mais informação técnica sobre o carro e, pelo menos o Leaf spy pro (é a pagar), tem algumas opções que não estão disponíveis no carro, como desligar permanentemente os avisos sonoros para os peões.
Eu pessoalmente até agora nunca o usei nem senti a necessidade de o usar, mas também tenho o carro há pouco tempo.

Em relação aos cabos, como o kony76 já disse, o carro vem com 2 cabos, um é o EVSE (para ligar às tomadas normais de casa) e o outro (com 2 mennekes) é para usar nos postos públicos normais, nos rápidos o cabo está no posto. O EVSE de origem da Nissan é bastante lento (10A), mas é mais seguro. Com a tua utilização se carregares todos os dias ou quase provavelmente esse será suficiente. No entanto convém verificares se a instalação eléctrica é minimamente adequada. Sei que a secção do cabo convém ser no minimo de 1,5mm2, idealmente 2,5mm2 para 10A, mas não sei se há mais alguma coisa a ter em atenção. Certamente haverá aqui pessoas mais conhecedoras que te podem dar uma opinião melhor neste aspecto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por caz » 08 abr 2019, 21:08

Para 50 km diário é suficiente o evse que vem no carro. Se quiseres ter mas potência sugiro que passes cabo de 10mm. É mais caro mas é um investimento que te protege no futuro.

Tens de ter atenção qual a energia que consegues retirar da tua instalação.

Ainda não é um tema que se fala muito, porque somos os primeiros a pedir este tipo de ligações em condomínio. A folga da instalação elétrica dos prédios não é ilimitada.os primeiros a pedir aumento de potência não tem problema. Mas quando se atingir o limite os custos de ter um carregador em casa vão disparar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 08 abr 2019, 23:34

Bem vindo, parabéns pela aposta na ME :clap:

Em relação ao LS, é um pau de 2 legumes como já dizia um treinador icónico da nossa praça :mrgreen:
Sim sem dúvida. Como disse o mjr, saberes quando é que o carro vai parar é imprescindível.
Por outro lado, se não abraçares o fenómeno da degradação, do subestimar da capacidade, das temperaturas altas em cargas rápidas sucessivas poderás andar sempre a sofrer.

Mesmo assim, sim sem dúvida ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 13 abr 2019, 00:23

Parabéns pela compra!
Eu sou fã do Leaf Spy, até tenho um telemovel próprio para o carro.
Tenho o histórico de degradação do meu Leaf anterior e do meu Leaf atual.
Se és daquelas pessoas que sempre que olhas para o espelho gritas stressado "Oh meu Deus! Tenho mais uma ruga!" não é boa ideia ligares o leaf spy muitas vezes.
Se encarares o envelhecimento, o teu e o da bateria, com naturalidade, penso que é menos stressante olhares para os valores todos os dias do que olhar esporadicamente e ver "saltos" na degradação.
Com o Leaf spy alterei o comportamento do trancamento automático das portas, verifico com alguma frequência os DTCs, verifico as velocidades de carregamento (faz gráficos), faço gráficos da velocidade em viagem, obtenho valores de autonomia mais realistas ou obtenho um valor de consumo que tenho de respeitar para conseguir fazer determinado numero de quilómetros, consigo utilizar o carro sem stress quando o carro já não indica percentagem nem autonomia, vejo os kwh da bateria...

Responder

Voltar para “Apresentações”