Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 04 jun 2019, 11:46

rimsilva Escreveu:
04 jun 2019, 09:57

Peço desculpa, faltou o link.

O meu comentário, foi em relação ao link do kauai e da referência ao i3.

Em termos de preço deve ser ela por ela, mas o i3 apenas tem uma bateria de 40 kWh, enquanto o Kauai são 62 kWh, por isso eu referir que não há comparação, mas ao ultrapassar o patamar dos 40.000€, também pode entrar na equação o TM3 standard (que julgo que tem uma bateria util a rondar os 50 kWh), o kia niro, o leaf de 62 Kwh.
Esses modelos que mencionas infelizmente não entram na equação por causa de uma manobra muito apertada que tenho de fazer para passar do piso -1 da garagem do meu prédio para o piso -2 onde tenho o meu parqueamento e a arrecadação onde pretendo fazer a maior parte dos carregamentos do carro :(

O Kauai eventualmente até podia caber, porque é mais 'maneirinho' que o Ioniq e um pouco mais pequeno a nível de comprimento que o meu atual carro (Audi A3). Mas ainda não o testei.

Estás satisfeito com o I3? Ainda é o de primeira geração?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por rimsilva » 04 jun 2019, 13:19

supermantorras Escreveu:
04 jun 2019, 11:46
rimsilva Escreveu:
04 jun 2019, 09:57

Peço desculpa, faltou o link.

O meu comentário, foi em relação ao link do kauai e da referência ao i3.

Em termos de preço deve ser ela por ela, mas o i3 apenas tem uma bateria de 40 kWh, enquanto o Kauai são 62 kWh, por isso eu referir que não há comparação, mas ao ultrapassar o patamar dos 40.000€, também pode entrar na equação o TM3 standard (que julgo que tem uma bateria util a rondar os 50 kWh), o kia niro, o leaf de 62 Kwh.
Esses modelos que mencionas infelizmente não entram na equação por causa de uma manobra muito apertada que tenho de fazer para passar do piso -1 da garagem do meu prédio para o piso -2 onde tenho o meu parqueamento e a arrecadação onde pretendo fazer a maior parte dos carregamentos do carro :(

O Kauai eventualmente até podia caber, porque é mais 'maneirinho' que o Ioniq e um pouco mais pequeno a nível de comprimento que o meu atual carro (Audi A3). Mas ainda não o testei.

Estás satisfeito com o I3? Ainda é o de primeira geração?
Sim, é de 1ª geração (+ 3 anos) e estou bastante satisfeito.

É um carro espectacular para conduzir em cidade, pelo seu tamanho e potência, parece um kart :) Muito eficiente em cidade e estrada, não tanto em AE.

A bateria é refrigerada o que lhe permite tirar excelente partido das cargas rápidas em PCR, que quando bem geridas, permitem ao i3 ser dos VE's com menor custo de carregamento por kWh (PCRs que cobram por tempo) e tempos mais curtos de paragem.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 04 jun 2019, 13:51

rimsilva Escreveu:
04 jun 2019, 13:19
Sim, é de 1ª geração (+ 3 anos) e estou bastante satisfeito.

É um carro espectacular para conduzir em cidade, pelo seu tamanho e potência, parece um kart :) Muito eficiente em cidade e estrada, não tanto em AE.

A bateria é refrigerada o que lhe permite tirar excelente partido das cargas rápidas em PCR, que quando bem geridas, permitem ao i3 ser dos VE's com menor custo de carregamento por kWh (PCRs que cobram por tempo) e tempos mais curtos de paragem.
Mais um utilizador satisfeito com o I3 portanto. Começa a ser um padrão :)

Pois, essa coisa da AE é que ainda me deixa um pouco de pé atrás mas como a utilização nesse tipo de percurso é algo feito com maior raridade, um ou outro fim de semana, talvez seja algo de facilmente ultrapassável.

Eventualmente uma espera de algumas semanas permitirá obter um negócio com um dos novos I3 que tendo uma bateria um pouco maior já poderá acrescentar uns kms à autonomia nesse tipo de percursos.

Ainda acerca dos PCRs (estas designações ainda me fazem um pouco de confusão, já para não falar nos cartões que vou ter de adquirir/subscrever para conseguir carregar o carro nos vários tipos de postos existentes), esses são os carregamentos rápidos? É que se forem os semi-rápidos já li que o carro não traz como origem esse cabo e que tem portanto de ser adquirido.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por frankesousa » 04 jun 2019, 14:34

PCR são postos rápidos, carregam em corrente contínua, são grandes, tipicamente mais caros, normalmente a 50kW de potência.
Já tem o cabo no posto.

PCN são postos normais até 22kW, o i3 deve usar 11kW. Tem de ter um cabo type2-type2, que normalmente até vem com o carro, mas se não terá de ter 1, custa uns 200€+-

Cartões, felizmente em Portugal só precisa de contratar 1 dos CEME disponíveis no mercado e com esses cartão carrega em qualquer posto da MobiE em Portugal.
O preço da energia varia de cartão para cartão, tem de escolher o mais apropriado para si, e o preço da utilização do posto varia de posto para posto. O custo total é a soma dos 2.
Qualquer cartão de qualquer CEME funciona em qualquer PCR ou PCN da rede.

Não precisa de "ter receio" disso. O pior é os postos que nem sempre estão operacionais
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por rimsilva » 04 jun 2019, 15:10

Em relação aos consumos em AE, não são maus, não se compara a um Ioniq, no inicio a realidade dos VE's era uma, mas agora já podemos ser mais exigentes nas escolhas...

Neste momento aconselho no mínimo um i3 de 94Ah porque não são propriamente baratos e o i3 de 60Ah tem uma autonomia muito limitada.

A questão do cabo só se aplica a carros importados e mesmo assim creio que não será em todos os paises da Europa, terá de questionar se o i3 vem com o cabo ou não.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 06 jun 2019, 09:07

Olá a todos. Ontem nem tive tempo de vir aqui para dar novidades mas o I3 passou no 'teste da garagem' :D

Claro que como tinha sensores à frente e atrás aquilo estava sempre a apitar feito um(a) histérico(a) mas deu para passar sem ter de fazer manobras de ir para trás e para a frente. Acredito que com o hábito a manobra se torne mais fácil de executar.

Também testei carregar e vi que é possível. Só fiquei um pouco preocupado porque o que parecia indiciar no visor o que faltava para a carga estar completa indicava 22 horas ou lá o que era (!!). E estamos a falar que a bateria estava praí com 70 ou 80% da capacidade. Será que a estimativa estava errada (ou que não era a estimativa?) ou será que é derivado à qualidade da instalação elétrica que tenho lá em baixo?

Para ir ver isto tenho de pedir mesmo à EDP que envie um técnico ou um "qualquer" eletricista consegue validar o tipo de instalação que tenho e as melhorias que posso fazer para tornar os carregamentos mais eficientes?

Depois há a questão do preço, a versão que fui testar já é a que tem a nova bateria e como era a versão mais 'musculada' mandava-se para preços incomportáveis para mim. Mesmo a versão mais 'básica', o preço que o gajo me deu foi 44k.

Basicamente acho que vai ter de ser um usado, resta saber se aguento umas semanas (meses?) até chegarem os primeiros com esta bateria à seção de usados ou se avanço já para um de 94A. Alguém daqui já fez negócio com os tipos da 'JS Feel Electric Move'? São fiáveis? Falei com eles na semana passada, explicando o que queria e o que não queria e ficaram de apresentar alternativas.

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nerusonu » 06 jun 2019, 10:26

A menos que estejas mesmo com a "corda na garganta", eu esperava um pouco mais(Setembro) para ver o que aí vem(Id3, e-208, e-Corsa), sempre são mais compactos(os últimos 2 pelo menos) que os segmento C(Golf, leaf, Ioniq) sem serem tão acanhados ou tão caros como o I3.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por nbairro » 07 jun 2019, 12:50

Nerusonu Escreveu:
06 jun 2019, 10:26
A menos que estejas mesmo com a "corda na garganta", eu esperava um pouco mais(Setembro) para ver o que aí vem(Id3, e-208, e-Corsa), sempre são mais compactos(os últimos 2 pelo menos) que os segmento C(Golf, leaf, Ioniq) sem serem tão acanhados ou tão caros como o I3.
Tenho um i3 e sou da opinião aqui do user acima.

A não ser que estejas mesmo desesperado, vão sair agora uma serie de compactos com baterias bem melhores que o i3 e preços bem mais agradáveis.

Meu i3 60ah já não faz mais de 100km por isso se for mesmo para avançar, compre no minimo um 94ah.
No que toca a satisfação, estou satisfeito em tudo menos na autonomia mas não há muito que possa fazer em relação a isso a não ser trocar por um com mais autonomia, que não deverá acontecer pois os i3 são demasiado caros.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 07 jun 2019, 14:35

'Corda na garganta' não existe aqui, isso é verdade, basicamente a única urgência na efetivação deste negócio é mesmo a vontade de deixar de ter as despesas inerentes a possuir um carro na esfera pessoal e passar essas despesas para a esfera da empresa.

Quanto ao previsível aumento de concorrência derivado a haver uma série de marcas que contam apresentar nos próximos meses alternativas para este segmento, o meu problema continua a ser agora e sempre a questão do tamanho do carro. Ainda não há estes dados para o Corsa, o ID e o Peugeot, pois não?

O I3 passou no 'teste da garagem' mas não foi propriamente como se tivesse sobrado muito espaço até chegar à(s) parede(s). Se estas alternativas acrescentarem muitos cêntimetros ao veículo, então infelizmente e por muito melhores que sejam as suas características e a relação preço/qualidade não poderão ser hipótese para o meu caso.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por nbairro » 07 jun 2019, 15:20

Parece-me que já está mais que decidido :D

Boa sorte com o I3, tente comprar novo ou com garantia pois fora de garantia pode se tiver problemas tipicamente são muito dispendiosos.

Responder

Voltar para “Apresentações”