Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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migle
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 18 jun 2019, 23:42

Sorry! Eu estou mal informado, nunca procurei informação tão detalhada sobre o i3....

PS: atenção que pode ser diferente no de 120Ah, este já vem com o sistema iDrive 6.0, os menus do infotainment pelo menos são diferentes.
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supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 24 jun 2019, 15:40

Uma dúvida que tenho sobre uma das características que os carros elétricos possuem é a chamada bomba de calor. A diferença dos carros que a têm em relação aos que não a têm é muito grande, no que concerne à autonomia?

Pergunto porque alguns dos I3 que estou a ver têm bomba de calor (sobretudo, para não dizer exclusivamente, os que são importados) e muitos não a têm. Pelo que um vendedor me disse o facto de ter bomba de calor pode adicionar 20 a 30 kms à autonomia. Alguém consegue validar esta informação? Caso se confirme, é um fator que pode ser determinante na escolha do carro.

bpedrosa
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por bpedrosa » 24 jun 2019, 16:17

supermantorras Escreveu:
24 jun 2019, 15:40
Uma dúvida que tenho sobre uma das características que os carros eléctricos possuem é a chamada bomba de calor. A diferença dos carros que a têm em relação aos que não a têm é muito grande, no que concerne à autonomia?

Pergunto porque alguns dos I3 que estou a ver têm bomba de calor (sobretudo, para não dizer exclusivamente, os que são importados) e muitos não a têm. Pelo que um vendedor me disse o facto de ter bomba de calor pode adicionar 20 a 30 kms à autonomia. Alguém consegue validar esta informação? Caso se confirme, é um fator que pode ser determinante na escolha do carro.
A bomba de calor não adiciona km de autonomia, só não tira tantos km de autonomia se necessitar de aquecimento. É o mesmo que aquecer a casa com um aquecedor de 2kW ou com um ar condicionado com bomba de calor. Para o mesmo efeito o ar condicionado consome menos, ou seja, no carro rouba menos energia que fica disponível para andar.

No nosso pais, pelo menos na zona centro e sul, e principalmente se deixar o carro em garagem não me parece que seja relevante. Então se tiver bancos aquecidos, estes substituem muito bem o aquecimento.

No meu caso nunca usei o aquecimento do carro...

supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 24 jun 2019, 16:21

bpedrosa Escreveu:
24 jun 2019, 16:17

A bomba de calor não adiciona km de autonomia, só não tira tantos km de autonomia se necessitar de aquecimento. É o mesmo que aquecer a casa com um aquecedor de 2kW ou com um ar condicionado com bomba de calor. Para o mesmo efeito o ar condicionado consome menos, ou seja, no carro rouba menos energia que fica disponível para andar.

No nosso pais, pelo menos na zona centro e sul, e principalmente se deixar o carro em garagem não me parece que seja relevante. Então se tiver bancos aquecidos, estes substituem muito bem o aquecimento.

No meu caso nunca usei o aquecimento do carro...
Ah ok, então basicamente a bomba de calor (tal como o nome indica :D ) serve para aquecer o carro, em vez de se usar o ar condicionado. Realmente tendo em conta que moro na zona de Lisboa não me parece que vá usar assim tantas vezes o ar condicionado no quente. Acharia mais interessante se fosse bomba de frio :lol: :lol: :lol:

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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por bpedrosa » 24 jun 2019, 16:55

supermantorras Escreveu:
24 jun 2019, 16:21
bpedrosa Escreveu:
24 jun 2019, 16:17

A bomba de calor não adiciona km de autonomia, só não tira tantos km de autonomia se necessitar de aquecimento. É o mesmo que aquecer a casa com um aquecedor de 2kW ou com um ar condicionado com bomba de calor. Para o mesmo efeito o ar condicionado consome menos, ou seja, no carro rouba menos energia que fica disponível para andar.

No nosso pais, pelo menos na zona centro e sul, e principalmente se deixar o carro em garagem não me parece que seja relevante. Então se tiver bancos aquecidos, estes substituem muito bem o aquecimento.

No meu caso nunca usei o aquecimento do carro...
Ah ok, então basicamente a bomba de calor (tal como o nome indica :D ) serve para aquecer o carro, em vez de se usar o ar condicionado. Realmente tendo em conta que moro na zona de Lisboa não me parece que vá usar assim tantas vezes o ar condicionado no quente. Acharia mais interessante se fosse bomba de frio :lol: :lol: :lol:
Os veículos sem bomba de calor têm uma resistência eléctrica para aquecer o habitáculo, como se fosse um aquecedor doméstico, que gasta mais energia dos que têm ar condicionado com bomba de calor, que geram calor de forma mais eficiente. Por isso, nestes ultimo a autonomia não é tão sacrificada por conta da geração de calor.

Para zonas de muito frio, pode ser importante, pois os EV não produzem calor como os ICE, que basicamente usam o calor do motor para aquecer o habitáculo...

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noway
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por noway » 24 jun 2019, 18:05

Eu uso bastante, mas sou da zona norte. O ganho pode ser substancial... e é exactamente durante o Inverno que os carros perdem um pouco de autonomia por causa das temperaturas exteriores.
Bosch claims up to 25 percent increase in electric car range in the winter.
https://insideevs.com/news/326494/bosch ... in-winter/
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por frankesousa » 24 jun 2019, 22:25

noway Escreveu:
24 jun 2019, 18:05
Eu uso bastante, mas sou da zona norte. O ganho pode ser substancial... e é exactamente durante o Inverno que os carros perdem um pouco de autonomia por causa das temperaturas exteriores.
Bosch claims up to 25 percent increase in electric car range in the winter.
https://insideevs.com/news/326494/bosch ... in-winter/
Ainda uma semana destas o Bjorn fez um teste durante uma noite com o Tesla modelo 3 (que não tem bomba de calor) e o Kia (que tem), e não estava feio a sério no exterior, e o Tesla estava dentro da garagem e a diferença de energia gasta é substancial.

Uns 1500w para o Tesla e nem 500w para o Kia.
Isto nunca viagem de 4 ou 5 horas já faz um belo rombo na autonomia!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 24 jun 2019, 23:58

Sim, mas comparar um Model 3 com um Kia Soul... há muito mais variáveis em jogo do que apenas a bomba de calor. Há muito a dizer da climatização nos Hyundai e Kia e heat scavenging, e também muito a dizer da vampire drain nos Tesla. Aliás, o tipo mede 300W mesmo com a climatização desligada.

Dos números que tenho visto, vê-se que a eficiência da bomba de calor se torna visível abaixo de 7 graus e muito significativa abaixo de 0. Claro que, para quem vive no interior do país, é bom ter, mas há muitas variáveis a considerar na compra de um carro.

Pessoalmente, vivo no litoral, quase sempre a sul do Tejo, não tenho bomba de calor, e esse facto nunca me obrigou a planear de outra maneira as minhas viagens no momento em que a autonomia interessa: viagens longas de estrada. As minhas idas ao Algarve, mesmo de noite no Inverno com 2 graus, continuaram a ser feitas a 120km/h com uma paragem. Noto o aumento no consumo, diria +10% relativo à mesma viagem feita com calor e AC. Não me parece que um Ioniq com bomba de calor faça notoriamente melhor com estas temperaturas. (esta seria a comparação mais informativa, o mesmo modelo com e sem bomba de calor).
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supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 25 jun 2019, 13:54

Pois, neste caso a suposta diferença dos tais 20 ou 30 kms a mais que um carro com bomba de calor faria ao invés de outro que não a tivesse, era comparando dois I3.

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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por frankesousa » 25 jun 2019, 14:36

supermantorras Escreveu:
25 jun 2019, 13:54
Pois, neste caso a suposta diferença dos tais 20 ou 30 kms a mais que um carro com bomba de calor faria ao invés de outro que não a tivesse, era comparando dois I3.
A diferença pode não ser significativa, mas é sempre mais uma coisa a gastar.
E para piorar as contas gasta mais ou menos dependendo da temperatura e do tempo que está ligado. Quais mais devagar for, mais tempo demora a viagem, mais energia para o aquecimento!

A minha modesta opinião é que todos os VE deviam ter bomba de calor e carga rápida. E é uma grande falha dos Tesla, para mim.
Agora como tudo, cada caso é um caso, mas estando informados podemos tomar as decisões correctas ;)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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