Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por rimsilva » 07 jun 2019, 15:37

supermantorras Escreveu:
06 jun 2019, 09:07
Também testei carregar e vi que é possível. Só fiquei um pouco preocupado porque o que parecia indiciar no visor o que faltava para a carga estar completa indicava 22 horas ou lá o que era (!!). E estamos a falar que a bateria estava praí com 70 ou 80% da capacidade. Será que a estimativa estava errada (ou que não era a estimativa?) ou será que é derivado à qualidade da instalação elétrica que tenho lá em baixo?

Para ir ver isto tenho de pedir mesmo à EDP que envie um técnico ou um "qualquer" eletricista consegue validar o tipo de instalação que tenho e as melhorias que posso fazer para tornar os carregamentos mais eficientes?

Depois há a questão do preço, a versão que fui testar já é a que tem a nova bateria e como era a versão mais 'musculada' mandava-se para preços incomportáveis para mim. Mesmo a versão mais 'básica', o preço que o gajo me deu foi 44k.

Basicamente acho que vai ter de ser um usado, resta saber se aguento umas semanas (meses?) até chegarem os primeiros com esta bateria à seção de usados ou se avanço já para um de 94A. Alguém daqui já fez negócio com os tipos da 'JS Feel Electric Move'? São fiáveis? Falei com eles na semana passada, explicando o que queria e o que não queria e ficaram de apresentar alternativas.
A questão do carregamento só pode ser por 2 motivos, o carregador estava com a potencia mais reduzida ou a sua instalação efectivamente não permite melhor, qual é a potência que tem contratada.
Para ter uma ideia, a carregar na potência máxima que o carregador doméstico permite, para carregar um i3 de 120Ah, dos 1 aos 100% vai precisar de 16h.

Se vai comprar para empresa (e a sua actividade permitir) pode deduzir o IVA, mesmo que compre usado, por isso pode conseguir um preço muito mais em conta.

A empresa que refere é de um utilizador de VE que decidiu começar a importar carros, por aqui também encontra pessoas que o podem ajudar nesse sentido (Jasmim e Orlando).

Se está mesmo decidido pelo i3 (ou quiser saber um pouco mais) passe pelo grupo do facebook do grupo i3 Portugal, também ando por lá...

Como lhe disse antes, já é possivel arranjar i3 120Ah importados.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 07 jun 2019, 16:41

rimsilva Escreveu:
07 jun 2019, 15:37

A questão do carregamento só pode ser por 2 motivos, o carregador estava com a potencia mais reduzida ou a sua instalação efectivamente não permite melhor, qual é a potência que tem contratada.

Para ter uma ideia, a carregar na potência máxima que o carregador doméstico permite, para carregar um i3 de 120Ah, dos 1 aos 100% vai precisar de 16h.
Pois, a potência contratada é realmente 'curta' isso é, 5,75KWa. Planeio aumentá-la para 6,9 (no mínimo) assim que adquira o carro elétrico.

E inclusive comprar uma wallbox ou algo do género de forma a que possa diminuir o tempo necessário para o carregamento. A minha dúvida é se basicamente qualquer instalação permite a colocação de uma wallbox ou se a tomada que estou a utilizar pode ter algum limitação que impeça esta ação.
rimsilva Escreveu:
07 jun 2019, 15:37

A empresa que refere é de um utilizador de VE que decidiu começar a importar carros, por aqui também encontra pessoas que o podem ajudar nesse sentido (Jasmim e Orlando).

Se está mesmo decidido pelo i3 (ou quiser saber um pouco mais) passe pelo grupo do facebook do grupo i3 Portugal, também ando por lá...

Como lhe disse antes, já é possivel arranjar i3 120Ah importados.
Apesar de não ser fã do Facebook vou abrir uma exceção para acompanhar esse grupo :)

À partida, sim, estou encaminhado para o I3, falta realmente ver se aparece o negócio certo e também se arranjo quem fique com o meu carro para a retoma.

É bom saber que já se arranja 120Ah importados, se bem que à partida não queira ser eu a fazer esse processo mas sim comprar através de alguém que já tenha experiência no assunto.

Já tenho falado aqui com essas pessoas que falaste, se bem que, ao que julgo saber, não estejam interessados em retomas pelo que o negócio pode ser um pouco mais complicado.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 07 jun 2019, 21:05

Também há novos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por rimsilva » 09 jun 2019, 19:40

supermantorras Escreveu:
07 jun 2019, 16:41

Pois, a potência contratada é realmente 'curta' isso é, 5,75KWa. Planeio aumentá-la para 6,9 (no mínimo) assim que adquira o carro elétrico.

E inclusive comprar uma wallbox ou algo do género de forma a que possa diminuir o tempo necessário para o carregamento. A minha dúvida é se basicamente qualquer instalação permite a colocação de uma wallbox ou se a tomada que estou a utilizar pode ter algum limitação que impeça esta ação.
Para o caso em questão a potência 5,75 KWa chega e sobra, uma vez que o carregador do i3 carrega a menos de metade dessa potência.

A compra da walbox será por uma questão de conforto e/ou para responder à necessidade de carregar o i3 até aos 100% de uma forma mais rápida, para um i3 de 94Ah e especialmente de 120Ah já se justifica.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 17 jun 2019, 16:31

E já apareceu o primeiro I3 com bateria de 120Ah no Stand Virtual. Independentemente de ainda não saber a diferença ao nível dos extras, deste carro para outro que eu estava a ver e que tem a bateria de 94Ah, será que a diferença (cerca de 4000€) se justifica?

Confesso que a maior autonomia me trará outra tranquilidade.

O 'carro de serviço' com todo o equipamento e mais algum que o stand através do qual fiz o 'teste da garagem' me está a apresentar ainda lhe acresce mais uns 3 mil €, pelo que em princípio e a não ser que a diferença do que me oferecerem para a retoma do meu seja muito grande, estará fora de cogitações.

Como é que consigo aferir o estado atual da bateria nestes casos? Peço que me mostrem o nível de 'SOC' ??!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 17 jun 2019, 22:06

SoC é o estado de carga (state of charge), isto é, se a bateria está carregada ou não. SoH é que é o estado de saúde (state of health).
Eu não sei se alguém consegue ver o SoH num BMW... Também me parece que haverá preocupações mais importantes que essa.

4000€ de diferença para o quê? Não entendo.

Fui ao site da BMW para tentar perceber se eles estão a vender o 120 ou o 94, isto porque no outro dia carreguei antes de um i3 português de 120Ah com matrícula de 19/02. Portanto, que os há, há. No site, não consigo perceber, mas estão a falar numa oferta de 8 mil € em equipamento.

Claro que 40kWh é melhor que 30kWh.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nerusonu » 18 jun 2019, 01:10

Foi apresentado agora o novo Zoe de 50kwh...

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 18 jun 2019, 08:57

migle Escreveu:
17 jun 2019, 22:06
SoC é o estado de carga (state of charge), isto é, se a bateria está carregada ou não. SoH é que é o estado de saúde (state of health).
Eu não sei se alguém consegue ver o SoH num BMW... Também me parece que haverá preocupações mais importantes que essa.
SoH, sim, é isso. Então não é uma das coisas mais importantes de se ver ao comprar um elétrico usado? Pensava que fosse isso e o estado dos pneus.
migle Escreveu:
17 jun 2019, 22:06
4000€ de diferença para o quê? Não entendo.
É sensívelmente a diferença deste de 120 usado para um de 94 também ele usado.
migle Escreveu:
17 jun 2019, 22:06
Fui ao site da BMW para tentar perceber se eles estão a vender o 120 ou o 94, isto porque no outro dia carreguei antes de um i3 português de 120Ah com matrícula de 19/02. Portanto, que os há, há. No site, não consigo perceber, mas estão a falar numa oferta de 8 mil € em equipamento.

Claro que 40kWh é melhor que 30kWh.
Sim, pelo que me disseram no stand onde fiz o 'teste da garagem' e que é o que me está a apresentar o terceiro negócio (o do carro de serviço), neste momento já só vendem o I3 com a nova bateria. Simplesmente este negócio ainda lhe acresce aos valores acima mais alguns milhares de €. Supostamente e pelo que me disse o vendedor já tem um desconto 'brutal' de alguns 10 mil €. Mas mesmo assim faz o valor ficar acima dos 40 mil.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 18 jun 2019, 22:36

Acho que o preço base fica nos 46-48... mas não sei.
Não há qualquer dúvida que comprar um quase novo elimina aquele gostinho amargo de se ter pagado demais pelo carro novo.

O de 120 será também um carro mais novo... a autonomia, quanto mais, melhor...
supermantorras Escreveu:
18 jun 2019, 08:57
SoH, sim, é isso. Então não é uma das coisas mais importantes de se ver ao comprar um elétrico usado?
Eu diria que é saber se o carro não teve acidentes, se está tudo legal, etc... o resto é secundário.

Eu penso que a comunidade não tem maneira de ler o SoH de um BMW i3. Depois, se a bateria for tão robusta como a do 94 é, não deve ter degradação mensurável. Se o carro tivesse mais anos ou kms, talvez tivesse interesse ver. Num carro muito recente, não há questáo, a bateria tem de estar nova.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por VETL » 18 jun 2019, 23:12

migle Escreveu:
18 jun 2019, 22:36

Eu penso que a comunidade não tem maneira de ler o SoH de um BMW i3.
Eu tenho quase a certeza que é muito fácil saber isso.
Ia até jurar que há videos no YouTube a explicar como se chega até esses valores, que o carro reporta num menu secreto sem qualquer instrumentação adicional.
Infelizmente agora estou ocupado, mas se entretanto ninguém cá vier desmistificar isso, hei-de voltar a procurar.

EDIT: Afinal há mesmo vários no youtube: https://www.youtube.com/results?search_ ... eto+bmw+i3
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”