Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por bpedrosa » 14 mai 2019, 09:53

supermantorras Escreveu:
14 mai 2019, 09:02

Em relação ao cheque do fundo ambiental, a Nissan por exemplo está a descontar esse valor na aquisição de um Leaf, por isso vai dar ao mesmo.

Ioniq fico de pé atrás devido ao tamanho. Como disse na mensagem que enviei há pouco em resposta ao Bruno Alves, apesar de querer um carro com 4/5 lugares, não queria um carro demasiado grande, sobretudo devido à questão da garagem e às curvas que tenho de dar para lá chegar. Posso estar enganado mas o Ioniq é bem mais largo que um Leaf (já nem falo do I3), não é?
Bem vindo e muitos parabéns pela decisão pelo VE.

Em relação às dimensões fica o comparativo que pode ajudar:

Imagem

Como se vê a nível de largura não são muito diferentes, mas o I3 consegue ser mais estreito. Mas se o problema é entrar e sair da garagem, a largura não é tudo, o comprimento também é importante e principalmente a o diamerto de brekagem. O melhor mesmo seria arranjar um test drive que desse para experimentar as manobras.

Em relação à Nissan estar a cobrir o incentivo, pode ser enganador, pois há sempre campanhas de preço e ofertas que podem ser mais vantajosas. Claro que, comercialmente neste momento em que o incentivo de 2019 já está esgotado, é um grande argumento de venda.

Eu pessoalmente comecei a pensar n troca há cerca de uma ano, e apontei a compra para Setembro, pois deram-me uma estimativa de entrega de quatro meses, e assi foi, recebi o Leaf a 22 de Janeiro. Já tenho mais de 5.000 Km de pura satisfação. E a ansiedade nas viagens grandes desapareceu ao fim de um mês, com duas ou 3 viagens acima da autonomia, uma delas com cerca de 2.000 Km em 5 dias.
Há, e é verdade, o Leaf Spy é indispensável. Instalei por curiosidade e agora não prescindo dele em viagens maiores.

Venho de um Diesel em que conseguia fazer 1.200Km com um depósito, mas sinceramente já não lhe sinto falta nenhuma.

Continuo com um utilitário a gasolina la em casa, da esposa. Mas desde que tenho o leaf, ainda só fui com ele à bomba uma vez. Está a andar pouquíssimo.

Em breve a ideia é passar-lhe o Leaf e apostar numa das novas opções que se anunciam, mas sinceramente ainda estou à espera para ver... Promessas há muitas, mas depois concretização é outra conversa...

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 10:05

migle Escreveu:
13 mai 2019, 23:11
Como assim? 35/40 mil com IVA ou sem IVA? É que se for sem IVA, então dá para o Tesla Model 3 SR+ que está por 48900€ IVA incluído (39756€ sem IVA).
É um carro que faz muito melhores viagens em autoestrada que o Leaf. Além dos postos normais, tem acesso à rede de Superchargers da Tesla, as paragens de carregamento são muito mais curtas do que qualquer outro carro. É relativamente jeitoso, não é uma banheira. Sendo um Tesla, um dia que o queira vender, de certeza que vai conseguir recuperar uma porção maior do valor investido.
Boas :)

Aquele valor era já a contar que o IVA depois regressasse para mim, ou seja ficando o carro aí nos 28/30 mil ou coisa que o valha.

E o Tesla, além do preço, também me parece ter aquela questão do tamanho que mencionei nalgumas das minhas outras respostas. Tesla está fora do meu range, infelizmente.
migle Escreveu:
13 mai 2019, 23:11
Muita gente prefere um EVSE portátil a uma wallbox. Imagine que tem várias casas, ou carrega no trabalho. Basta instalar tomadas industriais em vários sítios e andar com EVSE atrás para poder carregar mais rápido em cada uma das casas.
Pois, já outro utilizador mencionou o tal do EVSE portátil. Basicamente e pelo que estou a depreender trata-se de usar uma tomada 'normal' para carregar o carro? Mas se é normal, não poderia simplesmente utilizar os mesmos cabos que usarei para carregar na minha arrecadação?

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 10:15

Nerusonu Escreveu:
14 mai 2019, 09:22
O Leaf é a escolha mais equilibrada se for para comprar já(próximos meses), se for para 2020 esperava por Setembro pelo salão de Frankfurt para ver o que nos espera para essa altura(também estou comprador para 2020). O i3 para mim ficava logo descartado olhando ao espaço disponível e à mala.
Para velocidades na ordem dos 120/130 para fazer a deslocação até Torres(deduzo que até ao Campo Real) à partida deve dar ida e volta na boa, pelo a better route planner chegas a Torres com 73% de carga(saindo de Lisboa) indo a 130... Viagens maiores é que ou fazes mais paragens, ou baixas um pouco o ritmo.
Oi,

A questão é que o meu carro atual já passou a validade há algum tempo e já está naquela fase que é só torrar dinheiro e como ainda por cima tenho a questão da empresa, qualquer mês adicional que passe sem eu tratar deste tema são €€€ a fugir. Mas não deixo de ter a sensação de não só não estar a entrar na altura ideal como poder mesmo estar a entrar na altura errada devido à evolução que este tema está a ter nos últimos tempos e previsão de novas marcas e/ou modelos a serem lançados nos próximos meses (1 ano?).

Pois, o I3 tem a questão da mala, se bem que na demonstração que me fizeram em Torres Vedras no Sábado me tenham mostrado que com um dos bancos rebaixados o saco de golfe já cabe. Mas realmente como carro único talvez seja curto, nomeadamente nas vezes em que seja preciso levar mais que 2 pessoas e com bagagem. Parece ser mais segundo carro do que propriamente responder a todas as necessidades que se possa ter no decorrer de um ano (férias de verão, etc).

O better route planner é tipo o 'via michelin' mas para carros elétricos? Mede os consumos dos carros elétricos, tendo em conta o modelo? (feitas as perguntas, fui fazer o que já devia ter feito que foi googlar :lol: ) . Já vi que é mas aqui no trabalho o browser não está a gostar do site. Pois, basicamente as deslocações maiores de fim de semana serão na ordem dos 80/100 kms (ida), a minha dúvida é se a carga a 100% ou perto disso de um destes VEs que estamos a falar faz a ida e volta se estiver a andar a estas velocidades que estamos a falar ( 130/140km/h ).

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 10:40

bpedrosa Escreveu:
14 mai 2019, 09:53
Bem vindo e muitos parabéns pela decisão pelo VE.

Em relação às dimensões fica o comparativo que pode ajudar:

Imagem

Como se vê a nível de largura não são muito diferentes, mas o I3 consegue ser mais estreito. Mas se o problema é entrar e sair da garagem, a largura não é tudo, o comprimento também é importante e principalmente a o diamerto de brekagem. O melhor mesmo seria arranjar um test drive que desse para experimentar as manobras.

Em relação à Nissan estar a cobrir o incentivo, pode ser enganador, pois há sempre campanhas de preço e ofertas que podem ser mais vantajosas. Claro que, comercialmente neste momento em que o incentivo de 2019 já está esgotado, é um grande argumento de venda.
Boa dica essa imagem que colocaste. Em que site o fizeste? Queria adicionar aí o meu A3 para ver a diferença para estes modelos. É que com o meu vejo-me grego para fazer as curvas da garagem até chegar ao -2. Realmente a diferença do Ioniq para o Leaf é mínima.

Também já me tinha lembrado dessa de a Nissan estar a cobrir o incentivo do estado mas que mesmo se não fosse por esse motivo haviam de ter outra campanha qualquer que pusessem em prática mesmo se o estado continuasse com o cheque ecológico.
bpedrosa Escreveu:
14 mai 2019, 09:53
Eu pessoalmente comecei a pensar n troca há cerca de uma ano, e apontei a compra para Setembro, pois deram-me uma estimativa de entrega de quatro meses, e assi foi, recebi o Leaf a 22 de Janeiro. Já tenho mais de 5.000 Km de pura satisfação. E a ansiedade nas viagens grandes desapareceu ao fim de um mês, com duas ou 3 viagens acima da autonomia, uma delas com cerca de 2.000 Km em 5 dias.
Há, e é verdade, o Leaf Spy é indispensável. Instalei por curiosidade e agora não prescindo dele em viagens maiores.

Venho de um Diesel em que conseguia fazer 1.200Km com um depósito, mas sinceramente já não lhe sinto falta nenhuma.

Continuo com um utilitário a gasolina la em casa, da esposa. Mas desde que tenho o leaf, ainda só fui com ele à bomba uma vez. Está a andar pouquíssimo.

Em breve a ideia é passar-lhe o Leaf e apostar numa das novas opções que se anunciam, mas sinceramente ainda estou à espera para ver... Promessas há muitas, mas depois concretização é outra conversa...
Em AE deste por ti a alterar o teu estilo de condução? Se sim, até que ponto?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoFonseca » 14 mai 2019, 10:42

supermantorras Escreveu:
14 mai 2019, 09:02
BrunoFonseca Escreveu:
13 mai 2019, 20:31
Bem vindo Nuno!
Não querendo repetir o BrunoAlves, mas fazendo-o...
- Ainda bem que foste ao ENVE. Também eu gostaria de ver no ENVE mais pessoas que ainda não têm VE, mas que já possuem o "bichinho" da mobilidade eléctrica.
- Começando pelo fim, não adies. Quanto mais depressa adquirires um VE, mais depressa começas a poupar. Tem apenas em atenção que o cheque dos 3.000€ do Fundo Ambiental já esgotou para este ano;
- Quanto à marca e modelo, e apesar do VE que eu tenho ser um Zoe, considero que o melhor VE (sem ir para preços proibitivos) é o Ioniq.
- Sobre os consumos, de referir que de Sintra para Torres Vedras (~50Km) pela A8, e sempre entre os 100 km/h e os 125 km/h, o consumo do meu VE foi de 20 kWh/100 Km, quando normalmente em AE (e em modo Eco que limita a velocidade a 95 km/h) é de cerca 15,5 kWh/100 km. Isto só para teres uma ideia, pois varia de VE para VE.
- Quanto à wallbox, a maioria prefere um EVSE portátil, pois dá para carregares na garagem e em viagem.

OIá Bruno. Obrigado pelas respostas.

Em relação ao cheque do fundo ambiental, a Nissan por exemplo está a descontar esse valor na aquisição de um Leaf, por isso vai dar ao mesmo.

Ioniq fico de pé atrás devido ao tamanho. Como disse na mensagem que enviei há pouco em resposta ao Bruno Alves, apesar de querer um carro com 4/5 lugares, não queria um carro demasiado grande, sobretudo devido à questão da garagem e às curvas que tenho de dar para lá chegar. Posso estar enganado mas o Ioniq é bem mais largo que um Leaf (já nem falo do I3), não é?

Boa dica a dessa viagem que fizeste para ir ao ENVE. É de exemplos desses que preciso. A diferença de consumo nem foi muito grande, pois não? A não ser que tenhas ido mais tempo a 100 do que a 125 :geek:

EVSE portátil? Para carregar em viagem, como assim?
A media à saida da AE dizia 90 km/h, mas ainda fiz uns 5 km ate entrar na AE em que a velocidade media devia rondar os 30 km/h
Vou ver se consigo os dados pela App CanZE que permitem ver em intervalos de 5 segundos a velocidadr instantanea.
Atencao que a nissan apenas desconta os 3k€ aos particulares. As empresas nao beneficiam desse desconto.
Quanto ao EVSE, ve as opcoes descritas no forum. Vai a carregamentos e tens la varios topicos. Há pessoal daqui do forum que os fabrica e com muito prestigio.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 11:20

BrunoFonseca Escreveu:
14 mai 2019, 10:42

A media à saida da AE dizia 90 km/h, mas ainda fiz uns 5 km ate entrar na AE em que a velocidade media devia rondar os 30 km/h
Vou ver se consigo os dados pela App CanZE que permitem ver em intervalos de 5 segundos a velocidadr instantanea.

Atencao que a nissan apenas desconta os 3k€ aos particulares. As empresas nao beneficiam desse desconto.

Quanto ao EVSE, ve as opcoes descritas no forum. Vai a carregamentos e tens la varios topicos. Há pessoal daqui do forum que os fabrica e com muito prestigio.
O vendedor da Nissan deu-me o preço de 36 mil€ para um Leaf novo, aquela versão intermédia (nConnect). Que, penso, é um valor mais baixo do que o que aparece como valor de venda deste carro.

Pois, tenho que ver melhor essa questão dos EVSE que é algo que até agora me tinha passado um pouco ao lado.

Acabando no princípio, sim, se conseguisses dar uma ideia mais precisa sobre a condução que fizeste na AE seria interessante.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nonnus » 14 mai 2019, 12:11

supermantorras Escreveu:
14 mai 2019, 10:05
Pois, já outro utilizador mencionou o tal do EVSE portátil. Basicamente e pelo que estou a depreender trata-se de usar uma tomada 'normal' para carregar o carro? Mas se é normal, não poderia simplesmente utilizar os mesmos cabos que usarei para carregar na minha arrecadação?
O carro já trás um EVSE portátil só que é limitado a 10A. Quando nós dizemos que um EVSE portatil é melhor que uma wallbox é porque tem a facilidade de ser transportável e pode ser usado noutro local qualquer, e a maior das vantagens é que a maioria pode ser configurado para carregar até 32A.

EVSE de origem:

Imagem

Exemplo de um EVSE regulável até 32A:

Imagem

Como podes ver o tipo de ficha é diferente, tem uma ficha CEE32 (ficha vermelha) que permite os 32A.

Explicando de uma maneira simples a amperagem é a quantidade de corrente que flui, logo se tens mais corrente a passar, precisa de cabos mais grossos e de tomadas que aguentem essa amperagem. Quanto maior a amperagem mais rapidamente o carro carrega - no mesmo espaço de tempo entra mais energia.

Na tua a casa a iluminação funciona 10A e as tomadas a 16A, logo se quiseres ter um EVSE até 32A tens de criar um circuito especifico com um disjuntor de 32A, com cabos mais grossos e fichas especificas, além de que precisas de ter 6.9kva contratados.

Só se justifica este tipo de investimento caso faças muitos KM e queiras carregar o carro em poucas para ficar pronto a sair. Na maioria dos casos se calhar não se justifica. Eu por exemplo tenho um porque o meu carro faz cerca de 200km por dia e muitas vezes chegamos a casa e ainda queremos sair, então conseguimos carregar mais rapidamente. Um carregamento de 2 horas a 6.6kWh (28A) dá para ~100km.

Algumas contas para te ajudar a perceber:

Se tiveres um Leaf de 40kWh para carregares dos 0% aos 100% com o EVSE de origem 2.3kWh (10A) leva 16 horas/17 horas, mas se carregares a 6.6kWh (28A) leva 6 horas/7 horas. Raros são os casos/vezes que vais chegar a casa com o carro abaixo dos 20%, sendo que isto depende muito da utilização de cada um.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoAlves » 14 mai 2019, 14:00

^^ :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 16:58

Nonnus Escreveu:
14 mai 2019, 12:11
O carro já trás um EVSE portátil só que é limitado a 10A. Quando nós dizemos que um EVSE portatil é melhor que uma wallbox é porque tem a facilidade de ser transportável e pode ser usado noutro local qualquer, e a maior das vantagens é que a maioria pode ser configurado para carregar até 32A.

EVSE de origem:

Imagem

Exemplo de um EVSE regulável até 32A:

Imagem

Como podes ver o tipo de ficha é diferente, tem uma ficha CEE32 (ficha vermelha) que permite os 32A.

Explicando de uma maneira simples a amperagem é a quantidade de corrente que flui, logo se tens mais corrente a passar, precisa de cabos mais grossos e de tomadas que aguentem essa amperagem. Quanto maior a amperagem mais rapidamente o carro carrega - no mesmo espaço de tempo entra mais energia.

Na tua a casa a iluminação funciona 10A e as tomadas a 16A, logo se quiseres ter um EVSE até 32A tens de criar um circuito especifico com um disjuntor de 32A, com cabos mais grossos e fichas especificas, além de que precisas de ter 6.9kva contratados.

Só se justifica este tipo de investimento caso faças muitos KM e queiras carregar o carro em poucas para ficar pronto a sair. Na maioria dos casos se calhar não se justifica. Eu por exemplo tenho um porque o meu carro faz cerca de 200km por dia e muitas vezes chegamos a casa e ainda queremos sair, então conseguimos carregar mais rapidamente. Um carregamento de 2 horas a 6.6kWh (28A) dá para ~100km.

Algumas contas para te ajudar a perceber:

Se tiveres um Leaf de 40kWh para carregares dos 0% aos 100% com o EVSE de origem 2.3kWh (10A) leva 16 horas/17 horas, mas se carregares a 6.6kWh (28A) leva 6 horas/7 horas. Raros são os casos/vezes que vais chegar a casa com o carro abaixo dos 20%, sendo que isto depende muito da utilização de cada um.
Obrigado pela explicação. E com fotos e tudo para facilitar ainda mais a coisa :)

Pois é, eu acho que no início não devo precisar de um destes carregadores portáteis, tendo em conta os kms que faço. Mas, dependendo do carro que vá adquirir e da respetiva autonomia logo vejo se se justifica a aquisição.

Estou é com cada vez mais dúvidas sobre a escolha a ter. Agora entrou o Ioniq na equação. Estive a falar com um colega, só nestes 2 dias já descobri 2 colegas aqui no meu corredor com os quais nunca tinha falado e que têm carro elétrico, que comprou o dele importado de França salvo erro através do tal de Jasmim tantas vezes por aqui falado (sempre em tons elogiosos).

Também ele diz que o negócio foi impecável, tendo o Jasmim inclusive se deslocado para entregar o carro em mãos aqui na zona do Campo Pequeno. Diz que o preço foi imbatível e que ele ficou vidrado no carro depois de fazer um test-drive que era para ser de um dia e acabou por ser de dois. Só que depois o stand não conseguiu combater o preço que o Jasmim fazia por um carro com 2 anos.

Este meu colega faz todos os dias Montijo-Campo Pequeno e diz que apesar de ter possibilidade de carregar em causa, costuma fazer os carregamentos aqui na zona em locais de carregamento em que não se paga (pelo menos para já).

Conclusão: agora estou a ver as especificações do Ioniq. Já vi que alguns dos que me foram respondendo por aqui têm DBs de Ioniq e tenho estado a espreitar.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por jfr2006 » 14 mai 2019, 19:35

Vem aí um novo Ioniq com uma bateria maior, obtendo mais 33% de alcance. Pode interessar, só que só é lançado em Setembro ;)

Estou a criar mais confusão, mas pode ser uma ajuda também ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”