Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
supermantorras
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Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 13 mai 2019, 18:00

Olá a todos,

Sou o Nuno e cheguei ao fórum na sequência da minha ida ao evento da UVE no fim de semana passado em Torres Vedras. Fui lá porque estou prestes a trocar o meu A3 velhinho por um VE. Confesso que o farei sobretudo porque tenho atualmente uma empresa (mini-empresa, vá, porque sou só eu :) ) e estou interessado em obter os maiores benefícios possíveis na aquisição de um veículo.

Depois de saber que as diferenças eram abissais em relação à aquisição de um veículo 'normal' quando comparado com um VE, tendo em conta que não procuro um veículo comercial mas sim familiar, a escolha ficou feita.

Claro que agora vem a pior parte que é decidir a marca/modelo. Há restrições orçamentais pelo que Tesla por exemplo está fora de questão. Tendo em conta que vou 'buscar' o IVA, penso atirar-me ali até aos 35/40 mil€. No sábado fiz dois (mini)test-drives, num I3 e num Leaf. Gostei de ambos mas tendo em conta que planeio substituir o meu carro atual e ficar somente com um VE penso que o Leaf talvez se adeque mais. Até porque tendo em conta o preço que estou disponível a pagar, só conseguiria ir para um I3 usado (ainda com IVA dedutível).

Faço cerca de 10 kms diários atualmente, basicamente é ir para o metro e voltar para casa, sendo que no fim de semana aí sim as deslocações já poderão ser maiores. Se tivesse de 'mandar um número para o ar', diria que devo fazer uns 15 mil kms ao ano. A utilização semanal será basicamente efetuada em estradas nacionais mas no fim de semana, dependendo de onde for o torneio de golfe ( :D ) pode passar muito por autoestradas, onde já vi que o consumo é bem mais puxado.

Como estava a dizer gostei de ambos os carros do pouco que testei no sábado, porque era um evento e obviamente não havia muito tempo disponível da parte das marcas para fazer os test-drives, e tendo em conta os prós e contras, nomeadamente o preço, estava inclinado para o Leaf. Tenho lugar de garagem no prédio e tomada própria na minha arrecadação (que fica ao lado do meu lugar de parqueamento), já tendo perguntado à empresa que gere o condomínio sobre a atuação que devo ter para poder carregar o carro (se é que tenho de fazer alguma coisa).

Uma das coisas que estava interessado em perceber é se alguém daqui passou a eletricidade de casa para o nome da empresa ou se se deve instalar um segundo contador (?) e colocar esse sim em nome da empresa.

Tenho estado para aqui a debitar uma série de coisas sem grande preocupação pela ligação dos tópicos pelo que peço desculpa por isso. E ainda nem cheguei à parte das perguntas. Primeiro: devo preocupar-me muito, pouco ou nada por a bateria dos Leafs não ser refrigerada? Já vi que alguns carros têm esse fator e o apresentam como algo chave a ter em conta na aquisição destes veículos. Além disso também li algo que indicava que a Nissan era das únicas marcas que continuava a apostar nos tais de 'CHAdeMO' para os carregamentos feitos fora de casa (?), enquanto as outras marcas e algumas instituições tinham ido ou se preparavam para ir para outro caminho (ver link abaixo):

https://cleantechnica.com/2018/11/22...-drop-chademo/

Embora tal como disse há pouco esteja a pensar fazer a maior parte dos carregamentos em casa mesmo. Uma coisa que me preocupa um pouco é a questão da velocidade, se por exemplo fizer um percurso de, vá lá, 40 KMs de autoestrada, como ir a Torres Vedras a partir de Loures por exemplo, não 'posso' fazer a viagem com a média habitual de 140kms/h? Isto é, a autonomia vai ser estupidamente menor do que seria se andasse a 90 ou 100 (o que para mim é uma velocidade que não me entra ainda muito bem na cabeça, quando em autoestraeda)?

Não quero que fique a ideia que ande por aí sempre a 'assapar' mas quando em autoestrada fico um pouco reticente com algumas coisas que vou lendo ou que vou sub-entendendo de algumas mensagens, do género, porquê ir a 130 quando posso ir a 80 e assim poupar na autonomia.

Peço desculpa mais uma vez pelo testamento e quaisquer respostas serão bem vindas, uma vez que continuarei a ler o fórum para validar noutros tópicos eventuais posts que possam ajudar a esclarecer algumas das minhas muitas dúvidas. Deixo para o final a pergunta sacramental: tendo em conta o orçamento supracitado, aconselhariam que carro? Um carro usado só com um ano ou um ano e pouco, desde que tivesse o IVA dedutível, poderia ser uma opção interessante? Já vi por aí falarem num vendedor de Leiria salvo erro (Orlando?) que poderia eventualmente ser um bom contacto para saber o que 'anda aí' ao nível de opções.

cumps,
Nuno (não liguem ao nick :D )

supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 13 mai 2019, 18:08

Uma coisa que me esqueci (já sabia que me ia esquecer de algumas coisas) foi o quão importante será montar uma wallbox junto à tomada que tenho na minha arrecadação. Se bem percebi, este aparelho permite gerir melhor o período em que carrego o carro qual a intensidade da carga que pretendo transmitir.

Qual a vossa experiência? É realmente útil? Tendo em conta que ainda é um investimento adicional que se vai ter de fazer.

supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 13 mai 2019, 19:43

Ainda mais outra coisa e esta é verdadeiramente uma situação que me aflige sempre que estou para fazer uma compra eletrónica: será que estou a entrar na altura certa? Ou será que devia esperar mais uns tempos (meses? 1 ano? 2?) até que a tecnologia evoluisse mais um pouco e que com isso e as novas opções, os preços baixassem um pouco?

Sei por exemplo que ao nível dos Leafs vem aí o novo modelo, com uma bateria que trará uma autonomia superior e que mais que não seja poderá ajudar a baixar o preço dos modelos atuais.

Além de em 2020 (início? Meio?) também chegarem o ID da VW e o 208 da Peugeot. Aflige-me pensar que nessa altura poderei estar a morder os dedos por me ter decidido a comprar o carro com alguns meses de antecedência.

Claro que no outro lado da balança está o que já me disseram que é a questão de nunca ser cedo de mais e que quanto antes comprar mais depressa estarei a poupar.

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BrunoAlves
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoAlves » 13 mai 2019, 19:53

Bem vindo! É para pessoas como tu que o ENVE tem de ser feito. Parabéns pela decisão :clap:

Tens muitas questões, boa parte delas podes encontrar resposta em leituras que certamente farás no fórum. Vou deixar a questão da wallbox para quando puder escrever no computador.

Em relação à velocidade sim, o consumo dispara. Acontece o mesmo nos fumarolas, só que um carro passar a gastar 8l em vez de 5 ou 6 do costume não faz espécie a ninguém :mrgreen: Claro, porque o depósito é enorme.
Em termos de necessidade de potência, a resistência do deslocamento no ar aumenta com o quadrado da velocidade. Ou sejas, precisas de "xx" kW para passar pelo ar a 70km/h, mas a 140 não precisas do dobro da potência, é bastante mais.
Na A8 pior ainda, se subires Loures a 140 até consegues ver os electrões a fugir do carro :mrgreen: . Mais uma vez, igual num fumarolas, só o fumarolas tem um depósito gigante.

Que carro escolher, se o Leaf for suficiente como carro de família é uma aposta consensual. Tem as limitações conhecidas do rapidgate, mas é uma escolha óbvia nos valores que se insere.

Sobre o teu último post, há muitas promessas para os próximos anos, mas pela concretização de promessas andamos a desesperar há anos. Na minha opinião quanto mais esperas mais perdes. É ver as notícias recentes que o e-tron está a adiar entregas e ainda mal vendeu, nada garante que os outros venham quando dizem. E se vierem, poderás não ter comprado a ultima bolacha do pacote, mas terás uma máquina que te vai servir perfeitamente
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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BrunoFonseca
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoFonseca » 13 mai 2019, 20:31

Bem vindo Nuno!
Não querendo repetir o BrunoAlves, mas fazendo-o...
- Ainda bem que foste ao ENVE. Também eu gostaria de ver no ENVE mais pessoas que ainda não têm VE, mas que já possuem o "bichinho" da mobilidade eléctrica.
- Começando pelo fim, não adies. Quanto mais depressa adquirires um VE, mais depressa começas a poupar. Tem apenas em atenção que o cheque dos 3.000€ do Fundo Ambiental já esgotou para este ano;
- Quanto à marca e modelo, e apesar do VE que eu tenho ser um Zoe, considero que o melhor VE (sem ir para preços proibitivos) é o Ioniq.
- Sobre os consumos, de referir que de Sintra para Torres Vedras (~50Km) pela A8, e sempre entre os 100 km/h e os 125 km/h, o consumo do meu VE foi de 20 kWh/100 Km, quando normalmente em AE (e em modo Eco que limita a velocidade a 95 km/h) é de cerca 15,5 kWh/100 km. Isto só para teres uma ideia, pois varia de VE para VE.
- Quanto à wallbox, a maioria prefere um EVSE portátil, pois dá para carregares na garagem e em viagem.

caz
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por caz » 13 mai 2019, 20:52

supermantorras Escreveu:
13 mai 2019, 18:00

Tenho lugar de garagem no prédio e tomada própria na minha arrecadação (que fica ao lado do meu lugar de parqueamento), já tendo perguntado à empresa que gere o condomínio sobre a atuação que devo ter para poder carregar o carro (se é que tenho de fazer alguma coisa).
Se fazes poucos Km por dia a tomada que tens perto da arrecadação chega para as tuas necessidades. As contas são fáceis 2,5 Kwh por hora. Entre as 22 e as 8 da manha consegues carregar 25 Kwh o que deve dar para cerca de 150 Km. Se quiseres ter mais potencia tens de reforçar a tua instalação elétrica com cabos de 6 mm2 (idealmente de 10 mm2 ).
supermantorras Escreveu:
13 mai 2019, 18:00
Primeiro: devo preocupar-me muito, pouco ou nada por a bateria dos Leafs não ser refrigerada?
Se quiseres andar a 140 Km/h na autoestrada vai ser um problema, porque a bateria aquece muito e depois demoras muito tempo a carregar. Se quiseres ter uma condução suave em autoestrada então não tens qq problema. Em percursos curtos podes acelarar até à velocidade até aos 140 Km/h (embora seja preferível andares a velocidades legais). A acelaração em qq VE é sempre mais rápida que os outros veículos.
supermantorras Escreveu:
13 mai 2019, 18:00
Embora tal como disse há pouco esteja a pensar fazer a maior parte dos carregamentos em casa mesmo. Uma coisa que me preocupa um pouco é a questão da velocidade, se por exemplo fizer um percurso de, vá lá, 40 KMs de autoestrada, como ir a Torres Vedras a partir de Loures por exemplo, não 'posso' fazer a viagem com a média habitual de 140kms/h? Isto é, a autonomia vai ser estupidamente menor do que seria se andasse a 90 ou 100 (o que para mim é uma velocidade que não me entra ainda muito bem na cabeça, quando em autoestraeda)?
Saí de Lisboa com 65% de bateria e fui a 110 Km/h até Torres e voltei. Nem me lembro qual era a % que tinha quando voltei. Sei que ainda dei umas voltas em Lisboa quando regressei.
supermantorras Escreveu:
13 mai 2019, 18:00
Um carro usado só com um ano ou um ano e pouco, desde que tivesse o IVA dedutível, poderia ser uma opção interessante? Já vi por aí falarem num vendedor de Leiria salvo erro (Orlando?) que poderia eventualmente ser um bom contacto para saber o que 'anda aí' ao nível de opções.
Eu comprei o meu carro novo, mas agora provavelmente falaria com o Orlando ou o Jasmin. Não os conheço, mas vejo aqui muitos testemunhos de clientes satisfeitos.

Relativamente a esperares pela última moda que vai aparecer, é mau negócio. Quanto mais esperares mais perdes. Se reparares os carros elétricos desvalorizam pouco... pois à muita procura e pouca oferta.

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migle
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 13 mai 2019, 23:11

supermantorras Escreveu:
13 mai 2019, 18:00
Tendo em conta que vou 'buscar' o IVA, penso atirar-me ali até aos 35/40 mil€. No sábado fiz dois (mini)test-drives, num I3 e num Leaf.
Como assim? 35/40 mil com IVA ou sem IVA? É que se for sem IVA, então dá para o Tesla Model 3 SR+ que está por 48900€ IVA incluído (39756€ sem IVA).
É um carro que faz muito melhores viagens em autoestrada que o Leaf. Além dos postos normais, tem acesso à rede de Superchargers da Tesla, as paragens de carregamento são muito mais curtas do que qualquer outro carro. É relativamente jeitoso, não é uma banheira. Sendo um Tesla, um dia que o queira vender, de certeza que vai conseguir recuperar uma porção maior do valor investido.

Muita gente prefere um EVSE portátil a uma wallbox. Imagine que tem várias casas, ou carrega no trabalho. Basta instalar tomadas industriais em vários sítios e andar com EVSE atrás para poder carregar mais rápido em cada uma das casas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 08:56

BrunoAlves Escreveu:
13 mai 2019, 19:53
Bem vindo! É para pessoas como tu que o ENVE tem de ser feito. Parabéns pela decisão :clap:

Tens muitas questões, boa parte delas podes encontrar resposta em leituras que certamente farás no fórum. Vou deixar a questão da wallbox para quando puder escrever no computador.

Em relação à velocidade sim, o consumo dispara. Acontece o mesmo nos fumarolas, só que um carro passar a gastar 8l em vez de 5 ou 6 do costume não faz espécie a ninguém :mrgreen: Claro, porque o depósito é enorme.
Em termos de necessidade de potência, a resistência do deslocamento no ar aumenta com o quadrado da velocidade. Ou sejas, precisas de "xx" kW para passar pelo ar a 70km/h, mas a 140 não precisas do dobro da potência, é bastante mais.
Na A8 pior ainda, se subires Loures a 140 até consegues ver os electrões a fugir do carro :mrgreen: . Mais uma vez, igual num fumarolas, só o fumarolas tem um depósito gigante.

Que carro escolher, se o Leaf for suficiente como carro de família é uma aposta consensual. Tem as limitações conhecidas do rapidgate, mas é uma escolha óbvia nos valores que se insere.

Sobre o teu último post, há muitas promessas para os próximos anos, mas pela concretização de promessas andamos a desesperar há anos. Na minha opinião quanto mais esperas mais perdes. É ver as notícias recentes que o e-tron está a adiar entregas e ainda mal vendeu, nada garante que os outros venham quando dizem. E se vierem, poderás não ter comprado a ultima bolacha do pacote, mas terás uma máquina que te vai servir perfeitamente
Obrigado pela resposta, Bruno. Sim, o Leaf é suficiente para carro de família, aliás faltou se calhar adiantar mais algumas coisas nos meus posts, entre as quais a composição familiar e algumas necessidades/restrições que podem/devem ajudar na escolha do carro. Somos só 2 e iremos manter-nos desta forma mas não quero um carro comercial porque por vezes precisamos transportar mais pessoas e o carro dela só tem 2 lugares, pelo que este terá obrigatoriamente que ter 5 (ou 4).

Depois há a questão do tamanho, apesar de querer um carro que dê para transportar mais que 2 pessoas não quero nada demasiado grande, sobretudo porque o meu prédio tem daquelas garagens 'espetaculares' em que o construtor, para poupar certamente ou porque é um calhau com olhos, fez as curvas para chegar ao piso -2 tão apertadas que com um carro um pouquinho maior damos por nós por vezes a dar 'beijinhos' nas paredes. O meu A3 que o diga (até deixei de meter o carro na garagem à pala disto, só para não stressar).

Penso que o Leaf tem um bom tamanho, nem demasiado grande (Ioniq) nem demasiado pequeno (como o Zoe, por exemplo).

Obrigado também pela explicação do motivo que leva a que a partir de determinada velocidade os consumos aumentam exponencialmente. Isto deixa-me verdadeiramente de pé atrás, não na compra de um carro elétrico mas sim na eventual escolha de um Leaf. Não creio estar psicologicamente preparado para fazer as viagens de AE a 90km/h ou a ter como certo que com velocidades na ordem dos 130, vá, a bateria vá aquecer tanto que irá provocar a sua degradação, a demora nos próximos carregamentos, além da diminuição drástica da autonomia (embora esta seja comum a todos os VE).

Já não me lembrava o que era o #RapidGate mas entretanto fui googlar e já vi o que era. Mas entretanto estive a ler esta notícia de janeiro deste ano e vi que houve um update de sw que pode ter ajudado pelo menos a mitigar o problema. Embora seja um teste feito na Noruega (!!) com temperaturas muito abaixo das que temos aqui.

https://cleantechnica.com/2019/01/05/ni ... re-update/

O problema é que para o preço que estou disposto a dar, não estou a ver melhor grandes alternativas ao Leaf. Será que um I3 com um ano ou coisa que o valha poderia ser uma opção? Embora só tenha 4 lugares e menor autonomia, a bateria há-de comportar-se melhor em velocidades mais elevadas, não? O tal 'Orlando' de Leiria não vende só Leafs, pois não? Basicamente posso falar com ele acerca de qualquer carro elétrico, novo ou usado?

supermantorras
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 14 mai 2019, 09:02

BrunoFonseca Escreveu:
13 mai 2019, 20:31
Bem vindo Nuno!
Não querendo repetir o BrunoAlves, mas fazendo-o...
- Ainda bem que foste ao ENVE. Também eu gostaria de ver no ENVE mais pessoas que ainda não têm VE, mas que já possuem o "bichinho" da mobilidade eléctrica.
- Começando pelo fim, não adies. Quanto mais depressa adquirires um VE, mais depressa começas a poupar. Tem apenas em atenção que o cheque dos 3.000€ do Fundo Ambiental já esgotou para este ano;
- Quanto à marca e modelo, e apesar do VE que eu tenho ser um Zoe, considero que o melhor VE (sem ir para preços proibitivos) é o Ioniq.
- Sobre os consumos, de referir que de Sintra para Torres Vedras (~50Km) pela A8, e sempre entre os 100 km/h e os 125 km/h, o consumo do meu VE foi de 20 kWh/100 Km, quando normalmente em AE (e em modo Eco que limita a velocidade a 95 km/h) é de cerca 15,5 kWh/100 km. Isto só para teres uma ideia, pois varia de VE para VE.
- Quanto à wallbox, a maioria prefere um EVSE portátil, pois dá para carregares na garagem e em viagem.

OIá Bruno. Obrigado pelas respostas.

Em relação ao cheque do fundo ambiental, a Nissan por exemplo está a descontar esse valor na aquisição de um Leaf, por isso vai dar ao mesmo.

Ioniq fico de pé atrás devido ao tamanho. Como disse na mensagem que enviei há pouco em resposta ao Bruno Alves, apesar de querer um carro com 4/5 lugares, não queria um carro demasiado grande, sobretudo devido à questão da garagem e às curvas que tenho de dar para lá chegar. Posso estar enganado mas o Ioniq é bem mais largo que um Leaf (já nem falo do I3), não é?

Boa dica a dessa viagem que fizeste para ir ao ENVE. É de exemplos desses que preciso. A diferença de consumo nem foi muito grande, pois não? A não ser que tenhas ido mais tempo a 100 do que a 125 :geek:

EVSE portátil? Para carregar em viagem, como assim?

Nerusonu
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Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nerusonu » 14 mai 2019, 09:22

supermantorras Escreveu:
14 mai 2019, 08:56
BrunoAlves Escreveu:
13 mai 2019, 19:53
Bem vindo! É para pessoas como tu que o ENVE tem de ser feito. Parabéns pela decisão :clap:

Tens muitas questões, boa parte delas podes encontrar resposta em leituras que certamente farás no fórum. Vou deixar a questão da wallbox para quando puder escrever no computador.

Em relação à velocidade sim, o consumo dispara. Acontece o mesmo nos fumarolas, só que um carro passar a gastar 8l em vez de 5 ou 6 do costume não faz espécie a ninguém :mrgreen: Claro, porque o depósito é enorme.
Em termos de necessidade de potência, a resistência do deslocamento no ar aumenta com o quadrado da velocidade. Ou sejas, precisas de "xx" kW para passar pelo ar a 70km/h, mas a 140 não precisas do dobro da potência, é bastante mais.
Na A8 pior ainda, se subires Loures a 140 até consegues ver os electrões a fugir do carro :mrgreen: . Mais uma vez, igual num fumarolas, só o fumarolas tem um depósito gigante.

Que carro escolher, se o Leaf for suficiente como carro de família é uma aposta consensual. Tem as limitações conhecidas do rapidgate, mas é uma escolha óbvia nos valores que se insere.

Sobre o teu último post, há muitas promessas para os próximos anos, mas pela concretização de promessas andamos a desesperar há anos. Na minha opinião quanto mais esperas mais perdes. É ver as notícias recentes que o e-tron está a adiar entregas e ainda mal vendeu, nada garante que os outros venham quando dizem. E se vierem, poderás não ter comprado a ultima bolacha do pacote, mas terás uma máquina que te vai servir perfeitamente
Obrigado pela resposta, Bruno. Sim, o Leaf é suficiente para carro de família, aliás faltou se calhar adiantar mais algumas coisas nos meus posts, entre as quais a composição familiar e algumas necessidades/restrições que podem/devem ajudar na escolha do carro. Somos só 2 e iremos manter-nos desta forma mas não quero um carro comercial porque por vezes precisamos transportar mais pessoas e o carro dela só tem 2 lugares, pelo que este terá obrigatoriamente que ter 5 (ou 4).

Depois há a questão do tamanho, apesar de querer um carro que dê para transportar mais que 2 pessoas não quero nada demasiado grande, sobretudo porque o meu prédio tem daquelas garagens 'espetaculares' em que o construtor, para poupar certamente ou porque é um calhau com olhos, fez as curvas para chegar ao piso -2 tão apertadas que com um carro um pouquinho maior damos por nós por vezes a dar 'beijinhos' nas paredes. O meu A3 que o diga (até deixei de meter o carro na garagem à pala disto, só para não stressar).

Penso que o Leaf tem um bom tamanho, nem demasiado grande (Ioniq) nem demasiado pequeno (como o Zoe, por exemplo).

Obrigado também pela explicação do motivo que leva a que a partir de determinada velocidade os consumos aumentam exponencialmente. Isto deixa-me verdadeiramente de pé atrás, não na compra de um carro elétrico mas sim na eventual escolha de um Leaf. Não creio estar psicologicamente preparado para fazer as viagens de AE a 90km/h ou a ter como certo que com velocidades na ordem dos 130, vá, a bateria vá aquecer tanto que irá provocar a sua degradação, a demora nos próximos carregamentos, além da diminuição drástica da autonomia (embora esta seja comum a todos os VE).

Já não me lembrava o que era o #RapidGate mas entretanto fui googlar e já vi o que era. Mas entretanto estive a ler esta notícia de janeiro deste ano e vi que houve um update de sw que pode ter ajudado pelo menos a mitigar o problema. Embora seja um teste feito na Noruega (!!) com temperaturas muito abaixo das que temos aqui.

https://cleantechnica.com/2019/01/05/ni ... re-update/

O problema é que para o preço que estou disposto a dar, não estou a ver melhor grandes alternativas ao Leaf. Será que um I3 com um ano ou coisa que o valha poderia ser uma opção? Embora só tenha 4 lugares e menor autonomia, a bateria há-de comportar-se melhor em velocidades mais elevadas, não? O tal 'Orlando' de Leiria não vende só Leafs, pois não? Basicamente posso falar com ele acerca de qualquer carro elétrico, novo ou usado?
O Leaf é a escolha mais equilibrada se for para comprar já(próximos meses), se for para 2020 esperava por Setembro pelo salão de Frankfurt para ver o que nos espera para essa altura(também estou comprador para 2020). O i3 para mim ficava logo descartado olhando ao espaço disponível e à mala.
Para velocidades na ordem dos 120/130 para fazer a deslocação até Torres(deduzo que até ao Campo Real) à partida deve dar ida e volta na boa, pelo a better route planner chegas a Torres com 73% de carga(saindo de Lisboa) indo a 130... Viagens maiores é que ou fazes mais paragens, ou baixas um pouco o ritmo.

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