noway Escreveu: ↑10 jul 2019, 15:36
Neste momento gostas daquele que tens no teu Hyundai, daqui a 2 ou 3 anos já vais ligar o Android Auto porque os smartphones já estão noutro nível... e no fim vais agradecer teres essa possibilidade!
Eu neste aspecto concordo inteiramente contigo. Fiquei muito satisfeito de meter o AA a funcionar porque me senti mais protegido contra essa obsolescência, mesmo que o AA me parecesse um produto inacabado.
Mas após dois anos, o que eu vejo é que a única melhoria visível no AA foram as imagens de satélite. Um tanto inútil, e a milhas de distância dos mapas 3D que os GPSs tradicionais têm na Ásia (alguém já viu?)
O que me está a parecer é que o AA e o Google Maps não têm intenção de competir com os GPSes caros. Como é que poderíamos explicar que o Maps ainda não tem postos de carregamento? Ou como é que poderíamos explicar que ele não usa o GPS do carro?
Enfim, este verão o AA vai levar uma transformação, vamos ver como fica.
Entretanto, se comparassemos feature por feature...
Baixar o som, até o SatNav atrasado do meu Toyota baixa.
Depois, dizer que a informação de trânsito é melhor no Waze que nos outros... Não é, as fontes de dados são as mesmas. O Waze dá caminhos mais estranhos, o Maps dá caminhos mais conservadores com menos mudanças de direcção, por ruas mais importantes. O Waze já me arranjou grandes demoras, o Maps e o da Hyundai nunca. (posso explicar, em conversa, por escrito dá trabalho).
noway Escreveu: ↑10 jul 2019, 15:36
Os contrutores de carros não são tao bons a fazer software como a Google e dificilmente conseguem aquilo que nós já conseguimos fazer com os nossos smatphones.
Isso é uma lenda. A Google são pessoas, são equipas, há melhores e há piores. O que interessa é quem é que coloca mais recursos nesse projecto.
Os construtores de automóveis estão a transitar de uma fase em que o softwares não era visto como o seu core business, era adquirido no mercado, adaptado por consultoras, para uma fase em que a maior parte do desenvolvimento é software, e já não estão dispostos a deixá-lo nas mãos de consultoras. Segundo ouvi dizer, dos 130 mil funcionários da BMW em todo o mundo, 20 mil estão no desenvolvimento de software. A VW abriu um grande centro de desenvolvimento em Lisboa, a começar com 500 informáticos. A BMW quer ter 1000 entre Porto e Lisboa. A Mercedes tem um centro mais limitado... E assim por todo o mundo. A Google é para quem quer imigrar para a Suíça.
Estão a fazer o possível por seguir a Tesla.
A Google claro que faria/fará um sistema de navegação premium se tiver clientes para isso. Até agora, o Android for Automotive parece destinado ao mercado mais baixo.
Imaginem que BMW, Volvo, Mercedes, Audi optavam pelo AA stock. Como iriam fazer para se distinguirem umas das outras? Como fariam as pessoas pagar mais pelos seus carros?
Estas empresas já partilham
recursos significativos, são
muitos exemplos. Mas têm de guardar uma parte para o seu valor acrescentado.
Mas pronto, já estou a divagar. Eventualmente, não se vão distinguir e vamos acabar por ter 2 ou 3 marcas e "sistemas operativos" para carro, o Android for Automotive, o da Tesla e talvez outro... (BMW Operating System?)