Página 6 de 19

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 17 mai 2019, 18:10
por pemifer
supermantorras Escreveu:
17 mai 2019, 17:27
Carregas em casa? Diretamente numa tomada ou tens algum adaptador ou wallbox ou assim? Basicamente garantes que nunca deixas chegar abaixo de 20% de modo a que andes sempre naquela percentagem que dizem ser a melhor para a longevidade das baterias (entre 20 e 80)?
Eu carrego sempre em casa a 10A.
Ao inicio de ter o outro Leaf até carreguei a 6A.
Depois montei uma tomada CE 16A que utilizei umas 3 vezes a 16A, 2 delas para teste, outra pensava que ía precisar de carregar mais rápido e afinal não precisei.
Essa história das wallboxes está erradamente sobrevalorizada.
O que precisas de ter, para ter um carro elétrico, é uma tomada normal.
O resto sem extras!

Eu nunca deixo o carro muito tempo acima de 80% ou abaixo de 20%. Alem disso carrego TODOS os dias. ;)

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 17 mai 2019, 18:50
por Orlando
De salientar que o cabo do Leaf é de 10ah e dos coreanos é de 8/10/12ah.

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 17 mai 2019, 23:15
por Nerusonu
supermantorras Escreveu:
17 mai 2019, 15:42
BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 14:39
A questão importante é: precisas da autonomia do Kauai?
Para mim essa é a questão fundamental desde que "peguei" neste mundo dos eléctricos... Precisas de 400km num dia quantos dias por ano? Ou é a ida ao Algarve 1x por ano que delimita a utilização de um eléctrico?
Se calhar não preciso e estou a ser demasiado conservador. Basicamente durante a semana a necessidade resume-se a cerca de 10 kms diários (a não ser que, para aproveitar o facto de não se pagar parquímetro em Lisboa, começasse a vir de carro por vezes). Só ao fim de semana é que por vezes poderei ter necessidade de fazer mais kms. No sábado passado por exemplo, entre ir de Loures para o evento da UVE e depois daqui para a praia das maçãs, e de seguida a regressar a Loures ao fim da noite, acabei o dia a fazer cerca de 180 kms. O que, fazendo a tal condução de autoestrada a 120/130 já iria fazer com que a carga provavelmente não me chegasse.

A ida ao algarve (ou seja lá onde for) uma ou duas vezes por ano não deve realmente ser tema para esta conversa, percebo isso, essas idas depois começam a ser planeadas de outra forma já a contar com a paragem a meio do caminho. Embora aí haja a tal questão do sobreaquecimento de algumas baterias, nomeadamente do Leaf, que podem fazer esta alternativa passar para segundo plano...
Ainda que o Leaf tenha o rapidgate(que já está minimizado pelo que vou lendo) não era uma viagem ao Algarve que ia afectar muito.

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 17 mai 2019, 23:48
por BrunoAlves
Nerusonu Escreveu:
17 mai 2019, 23:15
Ainda que o Leaf tenha o rapidgate(que já está minimizado pelo que vou lendo) não era uma viagem ao Algarve que ia afectar muito.
Tu és é doido. Vejam lá bem dizer que não é uma viagem por ano que decide se um VE é ou não aplicável :naughty:

:mrgreen:

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 18 mai 2019, 00:54
por Nerusonu
BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 23:48
Nerusonu Escreveu:
17 mai 2019, 23:15
Ainda que o Leaf tenha o rapidgate(que já está minimizado pelo que vou lendo) não era uma viagem ao Algarve que ia afectar muito.
Tu és é doido. Vejam lá bem dizer que não é uma viagem por ano que decide se um VE é ou não aplicável :naughty:

:mrgreen:
:mrgreen:

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 18 mai 2019, 08:39
por migle
supermantorras Escreveu:
17 mai 2019, 15:42
(a não ser que, para aproveitar o facto de não se pagar parquímetro em Lisboa, começasse a vir de carro por vezes).
Ouch... Se gostas das bichas, das demoradas voltas ao quarteirão para encontrar lugar, sê bem vindo!

Acabo de mudar para um escritório que tem comboio à porta. Há pessoal que vem da Póvoa da Sta Iria, do Cacém, etc, etc, e que chega ao trabalho em 15 minutos. É obsceno! 15 minutos é o que eu demoro a fazer o último km...

Todos os dias continuo maravilhado a conduzir o Ioniq. Não me canso. É bué da bom. Mas quando faço viagens tipo Algarve-Entroncamento-Lisboa num dia... nesses dias dava-me jeito uma bateria maior. Acontece algumas vezes, porque temos avós no Algarve e no Entroncamento... a última foi no domingo de Páscoa.

O pessoal que importa (Jasmim, Orlando, etc) ainda não os têm, mas dentro de pouco tempo também vão começar a tê-los. A pressa de ter o carro pode não ser a melhor conselheira...

EDIT: Melhor ainda do que ter uma bateria maior, era haver mais postos de carregamento, e melhor se fossem HPC. Eu não me importo de ter de parar a cada 150-200km, acho que o corpo pede. O chato é ter de ir de fazer kms para carregar (ir carregar a Abrantes) ou haver bichas para carregar (típico em Aljustrel) e o tempo que demora (20-30 minutos para uma paragem está bem, mas se a viagem tem mais que uma paragem era melhor que fossem mais curtas). Ou seja, se a rede de PCR crescer, o Ioniq passa a estar perfeito.

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 18 mai 2019, 11:38
por caz
Se fazes uma viagem pontual de grande distância, a generalidade dos carros elétricos são a melhor solução para ti. No limite alugas um carro para essa viagem, que o que poupas ao longo do ano é suficiente para cobrir essa despesa. Mas sinceramente, para a dimensão do nosso país isso já não é um problema.

A questão da velocidade nas auto-estradas é um falso problema. Como moras na grande Lisboa, se viajares entre Lisboa-Porto Lisboa-Algarve apenas tens de parar numa estação de serviço a meio e esperar um pouco. Se colocares o carro a carregar, fores à casa de banho e beberes um café com calma é o suficiente para o resto da viagem. É envidente que essa viagem vai demorar 1 hora a mais do que se fosses a 140 Km/h sem parar. Mas o tempo que ganhas ao longo do ano sem necessidade de ir à bomba de gasolina compensa largamente essa hora.

Relativamente ao Rapidgate, para mim é uma treta, pois se fizeres uma destas viagens de 300 ou 400 Km e fores a 100-110 Km/hora, não tens qualquer problema. Não percebo, como num forum do Nissan Leaf, por vezes se diz tão mal do carro, fazendo comparações com outros elétricos dizendo que os outros são sempre melhores. Ou é por causa do rapid gate, ou por causa da eficiencia, ...

Mas mesmo com estes defeitos todos é um sucesso de vendas:
Vendas no 1.º trimestre de 2019 de veículos 100% elétricos, por marca:
1.º – Nissan 819
2.º – Tesla 479
3.º – Renault 298
4.º – Hyundai 158
5.º – BMW 127

Mês de Março:
1.º – Tesla Model 3 315
2.º – Nissan Leaf 264
3.º – Renault Zoe 80
4.º – Hyundai Kauai 54
5.º – Jaguar i-Pace 54
6.º – Smart Fortwo 28

A escolha de um carro é muito mais do que ver a autonomia, eficiência e velocidade de carregamento. Tens de ver o que se adequa melhor para ti.

A verdade é que praticamente todos os carros elétricos são melhores que os seus competidores a combustível. Os principais pontos negativos são o preço elevado e a rede de carregamentos ainda fraca (sendo que para quem pode carregar em casa, como é o teu caso, isto não é de todo um problema. O resto são praticamente todos pontos positivos...

Relativamente, à tua preocupação com as "voltinhas" posso dar-te um exemplo que fiz noutro dia: Saí com 80 ou 90% de bateria fui às Picoas, depois fui a Cabo Ruivo, depois fui a Pero Pinheiro, depois a Queluz, depois a Alfragide, depois fui novamente a Cabo Ruivo, depois Lumiar, depois Póvoa de Santo Adrião, depois Cabo Ruivo, depois Pero Pinheiro, depois Lumiar, depois Estrela e finalmente Lumiar... cheguei para aí com 10%

Quando estive parado a almoçar e jantar, poderia ter carregado (1h dá para cerca de 40 Km), mas nem me preocupei com isso, pois sabia que tinha carga suficiente para o que faltava.

Se tiveres um destes dias difíceis, basta usares o google maps e veres a distância e planeares um pouco...

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 21 mai 2019, 14:16
por supermantorras
Obrigado pelas últimas respostas, algumas fazendo inclusive referência a alguns casos práticos de deslocações que ajudam a perceber melhor o dia a dia de um condutor de um carro elétrico :)

Entretanto ontem fui fazer test-drive ao Ioniq. Gostei. Único senão é que foi em hora de ponta e basicamente percurso da zona do Campo Pequeno até ao Marquês de Pombal. Mas serviu para testar o ponto de embraiagem :D

Já era a versão com a grelha mais disfarçada, tanto assim é que o facto de ambos serem escuras (tanto a carroçaria como a grelha) lhe transmitiu um aspeto bem futurista, no bom sentido da palavra, no que à frente diz respeito. Aguardo agora que o vendedor indique um fim de semana em que possa levar o carro para testar em maior profundidade. Também ficou de apresentar valores tanto se eu decidir comprar novo ou eventualmente esta viatura de testes.

Fiquei um pouco desiludido por a Hyundai não ter uma app que permita gerir no telemóvel algumas das configurações/carregamentos/etc do carro mas segundo ele a marca estaria/estará a trabalhar nisso. Pareceu-me ver aqui alguém, noutro tópico acho eu, a dizer que havia uma app não oficial que permitia ver o estado da bateria entre outras coisas (?).

Entretanto também fui ver a arrecadação e 'descobri' que para utilizar a tomada tenho de fazer um furo na porta ou outra solução qualquer, uma vez que não há qualquer espaço ou ranhura que possa usar para passar o cabo. Não existindo app talvez convenha comprar wallbox ou algo do género que permita gerir melhor os carregamentos? Para evitar que o carro fique muito tempo com a bateria nos 100%.

Esse tal fim de semana também vai servir para validar a questão do comportamento do carro a nível de 'brekagem' (não sei como isto se escreve) para ver se faz as curvas da garagem como deve ser ou se vai ser um stresse parecido com o que tenho com o meu carro atual (se bem que o Ioniq, já estive a confirmar, é uns 20 centímetros maior que o A3 :( ).

De resto gostei do carro, conduz-se muito bem e tem até um certo feeling desportivo com a questão do volante a ser muito bem conseguida na minha opinião. Penso que houve ali alguma conversa de vendedor, até tendo em conta algumas das coisas que vocês foram dizendo por aqui e vocês têm a experiência prática da coisa e não estão a tentar vender nada (acho eu :) ), nomeadamente no que concerne aos consumos e à relação que a velocidade tem com estes valores.

Também por isso poderá ser interessante validar num fim de semana, com algumas voltas e algumas idas à autoestrada, qual o gasto real do carro. Tenho é de ver se o gajo me ensina bem a fazer o carregamento, não vá eu ficar agarrado depois :lol:

Em tempo: a versão testada era a Executive, ou seja, a tal que tem o pack que custa 2000€.

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 21 mai 2019, 15:09
por bpedrosa
Acho que o que era mesmo bom, era tentar por o carro na garagem...

Eu, antes de comprar o Leaf também tinha algum receio da minha garagem, não por causa de manobras, porque o acesso é bastante bom, mas porque, não tendo experiência em veículos eléctricos, e como ouvia alguns relatos de problemas de carregamento por falta de terra, tinha algum receio que a instalação não fosse suficientemente boa para carregar.

Os receios eram infundados, e depois de ter o carro até já carreguei numa tomada sem terra... 8-)

Re: Apresentação - Help!

Enviado: 21 mai 2019, 17:16
por supermantorras
bpedrosa Escreveu:
21 mai 2019, 15:09
Acho que o que era mesmo bom, era tentar por o carro na garagem...

Eu, antes de comprar o Leaf também tinha algum receio da minha garagem, não por causa de manobras, porque o acesso é bastante bom, mas porque, não tendo experiência em veículos eléctricos, e como ouvia alguns relatos de problemas de carregamento por falta de terra, tinha algum receio que a instalação não fosse suficientemente boa para carregar.

Os receios eram infundados, e depois de ter o carro até já carreguei numa tomada sem terra... 8-)
Como é que consigo validar se a tomada tem terra (não ler "t'enterra", sff) :D :D :D

Pergunto à EDP ou tenho forma de saber isto por mim mesmo sem ajuda de ninguém?