Apresentação
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Apresentação
Boa tarde a todos os membros,
Nelson Soares, de 45 anos de Évora.
Venho fazer a minha apresentação, neste magnifico fórum, que muito têm respondido às mais diversas dúvidas que se me têm apresentado, uma vez que, estamos cá em casa à espera do primeiro veículo elétrico .
Pois é estamos à espera de um novo Renault ZOE R50 135(baterias próprias), para dar descanso ao nosso velhinho mas sempre fiel Toyota Yaris do século passado (1999).
A compra deve-se também em parte por motivos profissionais, uma vez, que tenho que me deslocar de casa para o trabalho efetuando uma viagem de 200Km diários (ida e volta), que espero que o Zoe cumpra, tendo apenas duvida de como devo carregar o mesmo de modo a conseguir recuperar os quilómetros gastos .
Ainda vou tendo algumas dúvidas sobre este maravilhoso mundo novo dos EV’s, mas nada que com o tempo e a pratica se ultrapasse .
Votos de bons quilómetros a todos .
Nelson Soares, de 45 anos de Évora.
Venho fazer a minha apresentação, neste magnifico fórum, que muito têm respondido às mais diversas dúvidas que se me têm apresentado, uma vez que, estamos cá em casa à espera do primeiro veículo elétrico .
Pois é estamos à espera de um novo Renault ZOE R50 135(baterias próprias), para dar descanso ao nosso velhinho mas sempre fiel Toyota Yaris do século passado (1999).
A compra deve-se também em parte por motivos profissionais, uma vez, que tenho que me deslocar de casa para o trabalho efetuando uma viagem de 200Km diários (ida e volta), que espero que o Zoe cumpra, tendo apenas duvida de como devo carregar o mesmo de modo a conseguir recuperar os quilómetros gastos .
Ainda vou tendo algumas dúvidas sobre este maravilhoso mundo novo dos EV’s, mas nada que com o tempo e a pratica se ultrapasse .
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
- BrunoAlves
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Re: Apresentação
Bem vindo!
Sim, 200km por dia está bem dentro da autonomia do ZE50, até se for em auto-estrada (a velocidades legais).
A unica questão que terás de acautelar é o carregamento em casa: numa tomada monofásica não conseguirás carregar 200km por dia, precisas certamente de um EVSE regulável e uma tomada/instalação adequada a maior potência de carregamento. Se tiveres trifásico o Zoe fica como "peixe na água"
Sim, 200km por dia está bem dentro da autonomia do ZE50, até se for em auto-estrada (a velocidades legais).
A unica questão que terás de acautelar é o carregamento em casa: numa tomada monofásica não conseguirás carregar 200km por dia, precisas certamente de um EVSE regulável e uma tomada/instalação adequada a maior potência de carregamento. Se tiveres trifásico o Zoe fica como "peixe na água"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Apresentação
Quando referes um EVSE regulável, é qualquer coisa tipo esta opção que o carro vai trazer - Cabo ocasional Flexicharger 16A (compatível com tomadas domésticas e Green’Up), ou é outra coisa?BrunoAlves Escreveu: ↑07 dez 2021, 20:45Bem vindo!
Sim, 200km por dia está bem dentro da autonomia do ZE50, até se for em auto-estrada (a velocidades legais).
A unica questão que terás de acautelar é o carregamento em casa: numa tomada monofásica não conseguirás carregar 200km por dia, precisas certamente de um EVSE regulável e uma tomada/instalação adequada a maior potência de carregamento. Se tiveres trifásico o Zoe fica como "peixe na água"
Existe alguma opção que tenham conhecimento como "boa e barata" estilo wallbox 7.4 Kw monofásico, que possas/possam sugerir?
Já agora aproveito para deixar mais uma dúvida os cartões para carregamento no exterior, além do custo que apresenta o cargador existe mais algum custo associado ao cartão, e qual é ou são os melhores cartões?
Obrigado
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
- BrunoAlves
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Re: Apresentação
O que o carro inclui é o EVSE para tomada doméstica. Se vai aos 16A com tomada green-up já é bastante bom, mas vais precisar de muitas horas de carga (umas 10-15 - ou mais - dependendo da energia gasta diariamente)
Em termos de EVSE o que recomendo sempre o do nosso Apr
viewtopic.php?f=52&t=7538
Mas ele agora não tem componentes
Não esquecer que para carregar mais rapidamente é necessário ter uma instalação adequada. Cabo de secção suficiente o mais directo ao quadro possível, protecção adequada, tomada industrial de 32A
Em relação aos preços da rede pública, é uma vergonha mas é o que é, temos de viver com isso. O que tens no posto é só o custo do posto, sem IVA. A isso tens de juntar o custo da energia que vais contratar ao CEME (com o cartão), mais taxas sobre tudo.
Não há "melhor cartão". É sempre recomendado usar a app Miio, bem como o seu serviço de CEME, mas há outras opções que fazem sentido. Por exemplo se em casa tiveres EDP ou Galp os descontos cruzados podem tornar a coisa a opção mais em conta.
É necessário ter em atenção os custos por período horário ou, no caso da Miio, custo por hora (é possível ser bastante barato a uma determinada hora e 2h mais tarde ser horrivelmente caro...)
Em termos de EVSE o que recomendo sempre o do nosso Apr
viewtopic.php?f=52&t=7538
Mas ele agora não tem componentes
Não esquecer que para carregar mais rapidamente é necessário ter uma instalação adequada. Cabo de secção suficiente o mais directo ao quadro possível, protecção adequada, tomada industrial de 32A
Em relação aos preços da rede pública, é uma vergonha mas é o que é, temos de viver com isso. O que tens no posto é só o custo do posto, sem IVA. A isso tens de juntar o custo da energia que vais contratar ao CEME (com o cartão), mais taxas sobre tudo.
Não há "melhor cartão". É sempre recomendado usar a app Miio, bem como o seu serviço de CEME, mas há outras opções que fazem sentido. Por exemplo se em casa tiveres EDP ou Galp os descontos cruzados podem tornar a coisa a opção mais em conta.
É necessário ter em atenção os custos por período horário ou, no caso da Miio, custo por hora (é possível ser bastante barato a uma determinada hora e 2h mais tarde ser horrivelmente caro...)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Apresentação
Bem vindo e Parabéns!
A maioria dos EVSE não originais que há no mercado são da DUOSIDA ou ZENCar. Os da ZENCar costumam ser comercializados por empresas portuguesas, com o seu próprio branding.
Há outros, mais caros mas também melhores, como é o caso do JuiceBox.
Se tiveres instalação trifásica em casa, compensa-te comprar um EVSE que funcione até 22kW ( 32A x 230v x 3 ).
Se a instalação for monofásica, também podes comprar um EVSE que funcione com trifásico, mas não vai carregar a mais potência que a disponibilizada pela instalação eléctrica da casa ( tipicamente 16A x 230v = 7,4kW ). Portanto, ou apostas num possível futuro ou poupas a diferença no preço.
Seja qual for a opção, o mais seguro é ligar o EVSE a uma tomada do tipo industrial ( tomada azul/vermelha ), com ligação directa ao quadro e devidas protecções.
Há duas App que permitem fazer esse cálculo: MIIO e EVIO
O melhor cartão depende da hora do dia!
O CEME MIIO indexou o seu serviço ao valor do kWh no mercado ibérico, pelo que o valor varia ao longo do dia, havendo alturas que é a melhor opção.
Os restantes CEME ainda mantêm um valor fixo por kWh, com a excepção da Prio que faz um misto de kWh e tempo.
Há também acordos cruzados para melhorar estes tarifários, como é o caso da EDP.
O CEME MIIO e eVaz têm fama de serem eficazes em enviar a conta, ao contrário dos restantes (principalmente a Galp).
De qualquer maneira, para já, os melhores preços são os do Continente Plug&Charge .
Os EVSE que vêm com o carro costumam funcionar a uma potência fixa. Alguns permitem escolher entre 2 potências, outros usam o íman da tomada GreenUp para aumentar a potência para o patamar seguinte.
A maioria dos EVSE não originais que há no mercado são da DUOSIDA ou ZENCar. Os da ZENCar costumam ser comercializados por empresas portuguesas, com o seu próprio branding.
Há outros, mais caros mas também melhores, como é o caso do JuiceBox.
Se tiveres instalação trifásica em casa, compensa-te comprar um EVSE que funcione até 22kW ( 32A x 230v x 3 ).
Se a instalação for monofásica, também podes comprar um EVSE que funcione com trifásico, mas não vai carregar a mais potência que a disponibilizada pela instalação eléctrica da casa ( tipicamente 16A x 230v = 7,4kW ). Portanto, ou apostas num possível futuro ou poupas a diferença no preço.
Seja qual for a opção, o mais seguro é ligar o EVSE a uma tomada do tipo industrial ( tomada azul/vermelha ), com ligação directa ao quadro e devidas protecções.
Respondi no ponto anterior.
Sim, o preço afixado no posto de carregamento apenas corresponde à parcela do OPC. Para saber o valor total é necessário somar essa parcela, a parcela do CEME (energia), TAR, taxa do EGME e IVA. O legislador achou que era demasiado simples ter um valor único afixado no posto de carregamento...
Há duas App que permitem fazer esse cálculo: MIIO e EVIO
O melhor cartão depende da hora do dia!
O CEME MIIO indexou o seu serviço ao valor do kWh no mercado ibérico, pelo que o valor varia ao longo do dia, havendo alturas que é a melhor opção.
Os restantes CEME ainda mantêm um valor fixo por kWh, com a excepção da Prio que faz um misto de kWh e tempo.
Há também acordos cruzados para melhorar estes tarifários, como é o caso da EDP.
O CEME MIIO e eVaz têm fama de serem eficazes em enviar a conta, ao contrário dos restantes (principalmente a Galp).
De qualquer maneira, para já, os melhores preços são os do Continente Plug&Charge .
- BrunoAlves
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Re: Apresentação
Tá aí uma matemática lixada ehehehe
Se tiveres 6,9kVA em casa terás 30A, por isso para poderes ter o frigorífico ligado não poderás carregar a mais de 28A por aí. Para o número de kms diários que pretendes fazer diria que uns 20A devem ser suficientes (dá coisa de 4,5kW da tomada, considerando uns 90% de eficiência deve dar uns 4kWh por cada hora de carregamento) para carregar esses km durante o período do bi-horário económico, e ainda dá para a máquina da roupa trabalhar
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Re: Apresentação
Exacto... o correcto é 32A x 230v = 7,4kWh ...
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Re: Apresentação
Boas noites,
Agradeço todos os comentários, entretanto a máquina chegou dia 23-12-2021, aqui deixo uma foto:
Votos de bons quilómetros a todos .
Agradeço todos os comentários, entretanto a máquina chegou dia 23-12-2021, aqui deixo uma foto:
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Renault ZOE 50 R135 Exclusive
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Re: Apresentação
Ontem iniciei o Diário de Bordo do Renault Zoe 50 R135, no tópico Índice do Fórum - Veículos elétricos e híbridos plug-in - Renault - Renault Zoe, deixo o tópico para quem quiser seguir:
viewtopic.php?f=46&t=8481#p146604
Vou tentar apresentar as várias viagens que faça com o Zoe, bem como dificuldades que se me apresentem, mas também aspetos positivos que verifique, de modo a quem tenha interesse num veículo destes consiga esclarecer alguma duvidas.
Votos de bons quilómetros a todos .
viewtopic.php?f=46&t=8481#p146604
Vou tentar apresentar as várias viagens que faça com o Zoe, bem como dificuldades que se me apresentem, mas também aspetos positivos que verifique, de modo a quem tenha interesse num veículo destes consiga esclarecer alguma duvidas.
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
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Re: Apresentação
Hoje dia 04-01-2021 - no DB apresento os pontos fracos e fortes do ZOE 50 R135 Exclusive, deixo o link abaixo:
viewtopic.php?f=46&t=8481
Votos de bons quilómetros a todos .
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Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive