Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
civic
Mensagens: 1594
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 31 mar 2024, 20:35

mafgod Escreveu:
31 mar 2024, 12:33
Num carro com os controlos normais, o velocímetro também pode avariar:)
No Tesla ainda podes ver a velocidade com a APP lol
Pois pode, e o resto? Conformes podes ver o que eu escrevi não referi apenas o velocimentro, é obvio que pode avariar em qualquer carro, mas deixas de ter comandos para quase tudo no carro, tipo limpa vidros, climatização, luzes,... Alem disso, e pelos comentarios de outros topicos desse tipo, parece que o pessoal acha normal isso acontecer, parece ser recorrente nos Teslas... Pensei que era apenas no calor.
Pelos que temos lá na empresa (5 deles) o pessoal costuma ter este problema no verão quando ligam o carro depois de estar todo o dia ao Sol, o "normal" começa-me a fazer uma certa confusão.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

GMLFO
Mensagens: 7
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 20 abr 2024, 17:18

Tenho lido várias análises sobre o facto de as baterias NCM serem mais "perigosas" que as LFP (maior probabilidade de fugas térmicas).

Haverá, efetivamente, razões para desconsiderar carros com baterias NMC com base no critério da segurança? Falo somente neste critério.

A verdade é que as marcas continuam a apostar em baterias NMC (sendo que as marcas que também apostam em baterias LFP acabam por, em alguns casos, as colocar em carros com menos equipamento). Por exemplo: a versão do Smart #1 com bateria LFP não tem bomba de calor.

O R5, por exemplo, não terá baterias LFP, tendo a Renault indicado que não quer apostar nestas baterias porque teriam de ser maiores para terem a mesma densidade energética. A verdade é que a Renault já tem grande histórico nos veículos elétricos e se continuar a apostar nas NMC é porque, certamente, estará confiante quanto aos sistemas dos seus carros ao nível da proteção e segurança das baterias... Presumo eu...

Será que se pode considerar que, à presente data, as marcas que utilizam baterias NMC já instalam nas viaturas sistemas de proteção e de arrefecimento mais avançados que reduzem os riscos de fugas térmicas e que tudo aquilo que se lê acaba por criar um drama que não se justifica?

Por exemplo, no meu dia a dia, deixo sempre o meu carro na rua enquanto estou no trabalho (tenho um diesel). Ora, imaginando que nos meses do verão, o carro ficará exposto ao sol a temperaturas de 30 a 40 graus constantemente, isto não pode contribuir para uma maior possibilidade de incêndios dos carros elétricos com NMC?

A verdade é que a tendência é de cada vez maior aposta nas LFP. A BYD é LFP e uma série de marcas estão aos poucos a aderir cada vez mais às LFP (incluindo até nos seus veículos baterias da BYD - blades).

Não estando preocupado com a autonomia (tenho garagem própria para carregar), e apreciando a maior longevidade e segurança das baterias LFP, não fará sentido apostar num carro com bateria LFP, mesmo que tenha de aguardar até que apareçam modelos com maior densidade energética (como se prevê para breve com a nova geração das blade batteries?).

Obrigado

civic
Mensagens: 1594
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 22 abr 2024, 14:45

Eu nunca consideraria umas LFP só pela questão da segurança, são melhor em termos de durabilidade, mas são muito piores em termos de densidade energética e performance, por isso as marcas não apostam muito neste tipo de baterias, para uma autonomia grande terás que as colocar em carros grandes, tens o exmplo do model 3 que onde colocas 75kWh de NMC só consegues colocar 55kWh de LFP, este segundo bem mais limitado em termos de performance.
Com tanta vigilância que as baterias têm diria que a segurança é uma não questão. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1647
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por cfvp » 22 abr 2024, 15:07

civic Escreveu:
22 abr 2024, 14:45
Eu nunca consideraria umas LFP só pela questão da segurança, são melhor em termos de durabilidade, mas são muito piores em termos de densidade energética e performance, por isso as marcas não apostam muito neste tipo de baterias, para uma autonomia grande terás que as colocar em carros grandes, tens o exmplo do model 3 que onde colocas 75kWh de NMC só consegues colocar 55kWh de LFP, este segundo bem mais limitado em termos de performance.
Com tanta vigilância que as baterias têm diria que a segurança é uma não questão. ;)
Um caso interessante é o BYD Dolphin, que tem 4,2M de comprimento e tem uma bateria de 60kWh LFP. Mas sim a densidade energética é sempre inferior.

Eu tenho um Leaf com bateria NMC, já fez 5 anos em Março e deixei o carro praticamente todos os dias na rua no verão (não tinha garagem). Nem sempre estava ao sol, mas quando estava uma tarde inteira, já o vi chegar a 48ºC no habitáculo (a bateria normalmente a meio da temperatura). Só de há uns meses para cá é que já tenho garagem e deixo-o lá. Até agora as baterias ainda não explodiram :mrgreen: e o Leaf é conhecido pela falta de refrigeração das mesmas. A temperatura exterior pouco influencia a bateria (com o carro parado).

Quanto às LFP eu também acho que preferiria, mais pelo fator ambiental e de longevidade, mas ainda teria que investigar melhor sobre a parte da performance.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

GMLFO
Mensagens: 7
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 23 abr 2024, 09:10

Autonomia não será tema para mim. Como terei carregamento próprio em casa, não me importo de carregar o carro duas vezes por semana. Faço 70 kms diários. Basta chegar a casa e carregar quando precisar.

Daí que, tendo em conta as demais vantagens das LFP (maior longevidade, segurança e preços mais em conta) irei optar por esta química.

Entretanto, vou ficar de olho em modelos que vão lançando LFPs a preços mais acessíveis.

Vou marcar test drive para experimentar o novo Smart #3. Gosto muito do que já vi em vídeos. Aquela traseira tem qualquer coisa de EQA... E depois tem outra grande vantagem. Não prejudicam o equipamento de série na versão de entrada. O carro parece-me muito interessante.

Mas não tomarei uma decisão antes de saber mais informação sobre os futuros EV3 e BZ2X (que, pelo que tenho lido, também terão LFP nas versões de entrada), e que, aparentemente, poderão ser ligeiramente mais baratos que o Smart #3.

O único aspeto que me "chateia" na Smart é só darem 3 anos de garantia. Aí a KIA e a Toyota são claramente superiores...

cfvp
Mensagens: 1647
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por cfvp » 24 abr 2024, 10:29

GMLFO Escreveu:
23 abr 2024, 09:10
Autonomia não será tema para mim. Como terei carregamento próprio em casa, não me importo de carregar o carro duas vezes por semana. Faço 70 kms diários. Basta chegar a casa e carregar quando precisar.
Olha que no início muitos de nós pensamos que é para um uso limitado, mas com o tempo vamos querer ir a todo lado com o carro. Por isso, tendo isso em conta, aposta num com boa autonomia e velocidade de carregamento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

GMLFO
Mensagens: 7
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 27 abr 2024, 06:16

A boa autonomia é relativa. Carro com NMC com autonomia de 400 kms é o mesmo que carro com LFP de 320 kms. O primeiro deve em grande medida não ser carregado em mais de 80%. O segundo já não tem tanto essa limitação.

À presente data, carros com autonomia de 500 a 600kms não são para o meu bolso...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2976
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por Nonnus » 27 abr 2024, 08:21

Existe aí alguma contra informação.

Ambos podem e devem ser carregados a 100%, a diferença é que uma química não deve estar no estado a 100% por muito tempo, enquanto a outra pode estar.

Quanto ao orçamento que tem disponível para comprar um carro com 500km de autonomia, em vez de comprar novo pense num semi novo e vai que chega e sobra.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1594
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 27 abr 2024, 12:06

Nonnus Escreveu:
27 abr 2024, 08:21
Existe aí alguma contra informação.

Ambos podem e devem ser carregados a 100%, a diferença é que uma química não deve estar no estado a 100% por muito tempo, enquanto a outra pode estar.

Quanto ao orçamento que tem disponível para comprar um carro com 500km de autonomia, em vez de comprar novo pense num semi novo e vai que chega e sobra.
Nem é tanto o "pode estar", a questão dos 100% é prejudicial nas duas quimicas, só que nas LFP nota-se menos porque o tempo esperado de vida é maior, alem de que com niveis de tensão muito proximos entre o maximo e o minimo requer idas a 100% para o BMS não se perder.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1647
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por cfvp » 27 abr 2024, 12:08

GMLFO Escreveu:
27 abr 2024, 06:16
A boa autonomia é relativa. Carro com NMC com autonomia de 400 kms é o mesmo que carro com LFP de 320 kms. O primeiro deve em grande medida não ser carregado em mais de 80%. O segundo já não tem tanto essa limitação.

À presente data, carros com autonomia de 500 a 600kms não são para o meu bolso...
Isso não é bem assim. Pode na mesma usar os 400kms num carro NMC, até há quem recomende 1x por semana ou assim carregar a 100% para o balanceamento completo das células. Sinceramente se for carregar a 100% e sair pouco tempo depois não vejo qual é o problema. E estamos a falar situações que provavelmente não acontecerão todos os dias.
Depois há outra situação que é num carregamento rápido, vai estar mais limitado numa bateria LFP de 320kms, porque não vai carregar até aos 100%.
Para além disso tenho ideia que as LFP perdem mais autonomia com o frio, mas posso estar enganado.

Mas eu não falei em carros de 500kms de autonomia. Mas ter 100kms de diferença parece-me significativo.
Nonnus Escreveu:
27 abr 2024, 08:21
Quanto ao orçamento que tem disponível para comprar um carro com 500km de autonomia, em vez de comprar novo pense num semi novo e vai que chega e sobra.
Conheces algum sítio de confiança que venda semi-novos?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Apresentações”