Dúvidas em relação ao Fluence

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por lmlr » 07 mar 2013, 15:29

Peço desculpa, mas já andei a pesquisar e gostaria de esclarecer alguma dúvidas em relação ao Fluence. Como não encontrei coloco aqui a ver se alguém me sabe responder.

Reparei que o Fluence, com o cabo "ocasional", demora mais a carregar do que o Leaf, penso que entre 10 a 12 horas contra 6 a 8. A que se deve isto?

No posto público, carregando em Mennekes demora menos?

Como se comporta o Fluence em relação ao aquecimento do habitáculo? Tem inversor de circuito como o Zoe ou funciona mais ou menos como o Leaf V1?

Obrigado

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por mjr » 07 mar 2013, 16:06

Porque o cabo ocasional deve ser como o cabo ocasional do Leaf (ficha schuko), que apenas gasta 10A de corrente da tomada, contra os 16A do cabo normal com ficha CEE. O Leaf também demora entre 10 a 12 horas com o cabo ocasional.

Carregando com Mennekes deve demorar mais ou menos o mesmo tempo que o Leaf.

O aquecimento do habitáculo é como no Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por lmlr » 07 mar 2013, 17:34

O Leaf a carregar, salvo erro, "puxa" 3.3, quanto é que o Fluence consome?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por RJSC » 07 mar 2013, 19:29

Atenção que o Fluence tem outro handicap grave (pelo menos na minha opinião):
Não suporta carregamento rápido de forma nenhuma nem DC como o Leaf, nem AC como o ZOE.
Última edição por RJSC em 07 mar 2013, 21:16, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por ruimegas » 07 mar 2013, 20:31

RJSC Escreveu:Atenção que o Fluence tem outro handicap grave (pelo menos da minha opinião):
Não suporta carregamento rápido de forma nenhuma nem DC como o Leaf, nem AC como o ZOE.
Efectivamente o facto do Fluence não ter Carga Rápida disponível é para mim incompreensível. E eu que no início pensava adquiri-lo...

E mesmo o Zoe sem capacidade de se ligar a uma tomada Schuko normal a não ser que se pague um balúrdio parece-me outra incongruência mas enfim.

PS: hoje vim na Marginal Lisboa Cascais ao lado de um Zoe Azulinho claro e matrícula estrangeira e confirmo que está bonitinho...
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por RJSC » 07 mar 2013, 21:22

ruimegas Escreveu: E mesmo o Zoe sem capacidade de se ligar a uma tomada Schuko normal a não ser que se pague um balúrdio parece-me outra incongruência mas enfim.
Fosse esse o mal do ZOE... Estaria eu felicíssimo!
O que mata o negócio é o aluguer obrigatório da bateria, ainda por cima com quilometragem limitada.

A Renault está a especializar-se em extorquir os clientes VE: começa com o aluguer obrigatório da bateria e agora, para quem não percebe da coisa, tenta impingir uma wallbox caríssima...
Só que EVSE's há muitos...
Baterias para o ZOE não há ninguém que venda...

Já há vários EVSEs de terceiros à venda.
Até a própria Mennekes já faz EVSEs com corrente ajustável.

Eu não posso afirmar perentoriamente, mas agora que os postos mobi.e já têm fichas mennekes, os Leafs agora são vendidos só com um cabo mennkes também.
Os primeiros eram fornecidos com EVSEs com ficha CEE, pois só existiam postos de carregamento com fichas CEE.

Se vendessem a bateria compraria o ZOE sem hesitar porque depois podia fazer um EVSE para fichas CEE trifásicas e ter cargas de 1h em qualquer centro comercial com fichas CEE trifásicas.
Nesta altura, está à frente do Leaf devido ao sistema de carregamento e ao computador de bordo realmente útil (aberto a aplicações de terceiros).
Perde apenas no espaço, mas para as dimensões que têm, tem o espaço muito melhor aproveitado: não têm qualquer lomba na mala, enquanto que mesmo o Leaf de 2013 continua com a mapa ocupada dos dois lados.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por lmlr » 07 mar 2013, 22:53

Ricardo, coloca aí uns links para esses EVSE's sff.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por RJSC » 07 mar 2013, 23:37

Este fulano diz que em Março ia começar a produzir a versão com ficha Mennekes:
http://renault-zoe.forumpro.fr/t621p75- ... evse#10863

Em princípio a Mennekes também vai começar a vender este:
Imagem

Este senhor: http://blog.widodh.nl/?s=evse
Comprou uma placa OpenEVSE, e a ficha Mennekes diz que na http://www.ev-box.com/ apensar de no catálogo não terem só as fichas, as vendem se os contactarem.

Eu para mim vou fazer o meu próprio EVSE como ele.

Estes espanhóis também vendem um: http://renovablesdelsur.es/detalle/vehi ... ox/436/940
No catálogo está com a ficha j1772 (que o Leaf, o Fluence e a Kangoo usam), mas provavelmente pedindo fazem com ficha mennekes.

A magnum cap, que tem sede em Aveiro, também faz EVSEs para casa:
http://www.magnumcap.com/mccwb.html
Mas ainda não consegui saber se os preços são como os da Efacec/Wallbox Renault.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por OCasal » 08 mar 2013, 15:37

Não tem carga rápida mas permite a troca rápida de baterias para rapidamente seguir viagem! Uma ótima solução para longos cursos... talvez daqui a 20 anos no nosso país!

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Mensagem por lmlr » 08 mar 2013, 15:59

Mas é mesmo necessário uma wall box? Disseram-me no stand que o cabo ocasional além de demorar o carregamento, pode originar um sobreaquecimento e colocar em risco o sistema eléctrico local...

Outra dúvida que não me responderam cabalmente é em caso de acidente com perda total ou outro azar, género desemprego, se estava previsto e como se processava.

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”