Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mai 2015, 19:46

Olá!

Decidi abrir aqui um diário de bordo pois a bateria do Fluence é muito parecida à do Leaf e da partilha de experiências pode surgir mais conhecimento.

Recapitulando a história até ao momento:

Imagem

27-Fev-2015
Vinha com 100% de carga. Fotos em breve. Primeira volta já efectuada. Primeiro carregamento caseiro já feito.

Pequena aventura vivida pelo carro antes de chegar às minhas mãos:

A entrega estava prevista para dia 26 e nesse dia fiquei à espera do telefonema do motorista do camião. O dia foi passando e nada. Telefonemas para cá e para lá e afinal só iriam entregar no dia 27.

O carro chegou dia 27 às16h00 e perguntei ao motorista se tinha sido mesmo verdade o que me tinham dito sobre o atraso, era verdade.

O camião que vinha fazer a entrega trazia vários veículos cá para baixo e teve uma avaria. A avaria foi... um INCÊNDIO no sistema hidráulico de manobra das plataformas!

Felizmente nenhum carro ardeu mas houve um que ficou "preso" e foi preciso tempo para transferir os carros para outro camião.



Viatura entregue e feitas as primeiras verificações rápidas antes de assinar o papel ao motorista, está impecável!

Tem 12684 km e tirando uns pequenos riscos no plástico junto à manete PRND e os pneus da frente está novo.

Vem com os extras todos, incluindo bancos em pele, mas os serviços ZE Live já expiraram pois a viatura andou nos test-drives alargados por jornalistas e usaram o período inicial grátis.

Vinham com uma média de cerca de 20kWh/100km e uma autonomia estimada de 95km com a carga completa que trazia.

Experimentei já o cabo de carregamento caseiro nos patamares de 6,10 e 16A . O veículo cumpre os patamares com precisão e responde a mudanças na corrente sem interromper o carregamento.

Imagem
Imagem
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mai 2015, 19:49

2-Mar-2015

Aqui ficam algumas das primeiras impressões:

:arrow: O Fluence é um carro bastante confortável, em estradas em mau estado mantém um bom nível de conforto [/list]
:arrow: A versão ZE é muito parecida a um carro com MCI de caixa automática, nada de grandes floreados espanpanantes tipo "HEI SOU UM VE"
:arrow: Apesar do peso é mais ágil do que eu pensava, apenas acima dos 90km/h se começa a notar que é um carro pesado
:arrow: O Fluence ZE, apesar do tamanho, consegue fazer bons consumos (mais sobre isto em breve)
:arrow: O sistema de condução só com um pé (travagem regenerativa no pedal do acelerador), depois de nos habituarmos, é muito prático
:arrow: O carro é muito silencioso, mas ouve-se bem o típico som dos motores de indução se formos sozinhos na estrada
:arrow: Em termos de gadgets é fraquinho comparado com a tecnologia de um Leaf ou Prius PHV

Os principais defeitos que tenho a apontar são por demais conhecidos: só tem carga lenta, não tem bomba de calor, bagageira pequena.

Quando me foi entregue o CB marcava uma média aproximada de 20kWh/100km e uma autonomia de 95km.

Depois das minhas primeiras voltas a média no CB está perto dos 14kWh/100km e a autonomia já anda pelos 115km.

Experimentei subir ao cerro mais alto aqui da zona (400m ASL) e verifiquei que o cálculo de autonomia reage de forma lenta, não assustando logo uma pessoa quando se vai a subir o cerro.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mai 2015, 19:52

2-Mar-2015

Hoje fui até Faro fazer o circuito dos Mobi.E e experimentar o cartão :geek:

Dos 9 pontos conhecidos não consegui encontrar 2 :( , a localização que se encontra no site da Mobi.E não está correcta a 100%

Dos 7 que visitei havia 2 inoperacionais, dada a quantidade de VE's aqui por baixo (quase nula), até pensei que o panorama fosse pior.

Experimentei carregar um pouco para confirmar que tudo está bem, testar os dois portos de abastecimento (lado esquerdo e direito) e o cabo que vinha com o carro (Menekkes).

À hora que fui havia lugares mas desconfio que nas horas de ponta devem estar cheios de fumarentos.

A voltinha dentro da cidade e arredores deu também para ver como se comporta o Fluence na cidade. Embora seja o território por excelência dos VE's os melhores consumos que consigo são na estrada Nacional a velocidade constante, os pára-arranca da cidade prejudicam um pouco.

Em termos de primeiros números aproximados lidos pelo CB:

Cidade : 16kWh/100km

EN a 50km/h : 12kWh/100km

EN a 70km/h : 13kWh/100km

Os consumos reais (medidos na tomada) são sempre superiores aos do CB, a explicação que me parece mais certa é porque o CB está a medir a energia que está a ser consumida da bateria enquanto que na tomada medimos a energia que é usada para carregar a bateria. As perdas na carga da bateria (eficiência do carregador) não são contabilizadas pelo CB.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mai 2015, 19:54

4-Mar-2015

Mais uma voltinha por Faro e arredores para testar os pontos Mobi.E que ainda não conhecia.

Ao lado do lugar do ponto de carregamento da doca de Faro estava uma furgoneta da PSP e meia dúzia de agentes ali ao lado.

Ao ver um carro chegar silencioso e depois a ligar um cabo ao posto começaram as perguntas típicas.

Destaco uma que mostra como os conceitos de PHEV e EV ainda fazem confusão, já tinha dito varias vezes que o carro é eléctrico e até se falou na autonomia de 100km quando sai a seguinte:

"Mas isso tem também um motor a gasolina não é?"

Outro comentário que também achei piada: "Um carro tão grande para ser eléctrico"


Continuei a minha volta e fiz mais uns kms por estradas secundárias brincando um pouco com a aceleração proporcionada pelo motor eléctrico, usando o limitador de velocidade a 70km/h o facto de se fazerem arranques brutais em quase nada prejudica a média!

Também já senti o controlo de tracção a funcionar ao entrar numa estrada principal a partir de uma rampa inclinada a subir, com o peso maior atrás não se pode dar prego a fundo nestas situações.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 02 mai 2015, 20:13

E os turistas? que dizem?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Filipe » 02 mai 2015, 21:47

Não sei se te apercebeste que tens uma Enorme responsabilidade perante a comunidade VE, o que quer
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano :)
E para quando o teu PCR particular em Tavira? :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 02 mai 2015, 22:31

Porreiro alexmol!
Estou a gostar.
Obrigado pela partilha.
Continua aí...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mai 2015, 23:43

Filipe Escreveu:Não sei se te apercebeste que tens uma Enorme responsabilidade perante a comunidade VE, o que quer
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano :)
E para quando o teu PCR particular em Tavira? :mrgreen:
Quando dei esta volta por Faro actualizei todos os pontos no electromaps.

Quanto ao meu PCR particular, não deve acontecer mesmo que troque de VE, mas o meu PCL 100% solar está disponível para aflições, é contactar-me.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Fil » 03 mai 2015, 00:13

Obrigado pela partilha. Excelente! E que grande ajuda dá a actualização dos postos do Algarve, dentro em breve vou testar uns quantos ;) como estamos de centros comerciais que permitem carregar (no Algarve)?

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Filipe » 03 mai 2015, 01:18

Obrigado Alexandre :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”