Página 1 de 65

Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 19:46
por alexmol
Olá!

Decidi abrir aqui um diário de bordo pois a bateria do Fluence é muito parecida à do Leaf e da partilha de experiências pode surgir mais conhecimento.

Recapitulando a história até ao momento:

Imagem

27-Fev-2015
Vinha com 100% de carga. Fotos em breve. Primeira volta já efectuada. Primeiro carregamento caseiro já feito.

Pequena aventura vivida pelo carro antes de chegar às minhas mãos:

A entrega estava prevista para dia 26 e nesse dia fiquei à espera do telefonema do motorista do camião. O dia foi passando e nada. Telefonemas para cá e para lá e afinal só iriam entregar no dia 27.

O carro chegou dia 27 às16h00 e perguntei ao motorista se tinha sido mesmo verdade o que me tinham dito sobre o atraso, era verdade.

O camião que vinha fazer a entrega trazia vários veículos cá para baixo e teve uma avaria. A avaria foi... um INCÊNDIO no sistema hidráulico de manobra das plataformas!

Felizmente nenhum carro ardeu mas houve um que ficou "preso" e foi preciso tempo para transferir os carros para outro camião.



Viatura entregue e feitas as primeiras verificações rápidas antes de assinar o papel ao motorista, está impecável!

Tem 12684 km e tirando uns pequenos riscos no plástico junto à manete PRND e os pneus da frente está novo.

Vem com os extras todos, incluindo bancos em pele, mas os serviços ZE Live já expiraram pois a viatura andou nos test-drives alargados por jornalistas e usaram o período inicial grátis.

Vinham com uma média de cerca de 20kWh/100km e uma autonomia estimada de 95km com a carga completa que trazia.

Experimentei já o cabo de carregamento caseiro nos patamares de 6,10 e 16A . O veículo cumpre os patamares com precisão e responde a mudanças na corrente sem interromper o carregamento.

Imagem
Imagem
Imagem

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 19:49
por alexmol
2-Mar-2015

Aqui ficam algumas das primeiras impressões:

:arrow: O Fluence é um carro bastante confortável, em estradas em mau estado mantém um bom nível de conforto [/list]
:arrow: A versão ZE é muito parecida a um carro com MCI de caixa automática, nada de grandes floreados espanpanantes tipo "HEI SOU UM VE"
:arrow: Apesar do peso é mais ágil do que eu pensava, apenas acima dos 90km/h se começa a notar que é um carro pesado
:arrow: O Fluence ZE, apesar do tamanho, consegue fazer bons consumos (mais sobre isto em breve)
:arrow: O sistema de condução só com um pé (travagem regenerativa no pedal do acelerador), depois de nos habituarmos, é muito prático
:arrow: O carro é muito silencioso, mas ouve-se bem o típico som dos motores de indução se formos sozinhos na estrada
:arrow: Em termos de gadgets é fraquinho comparado com a tecnologia de um Leaf ou Prius PHV

Os principais defeitos que tenho a apontar são por demais conhecidos: só tem carga lenta, não tem bomba de calor, bagageira pequena.

Quando me foi entregue o CB marcava uma média aproximada de 20kWh/100km e uma autonomia de 95km.

Depois das minhas primeiras voltas a média no CB está perto dos 14kWh/100km e a autonomia já anda pelos 115km.

Experimentei subir ao cerro mais alto aqui da zona (400m ASL) e verifiquei que o cálculo de autonomia reage de forma lenta, não assustando logo uma pessoa quando se vai a subir o cerro.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 19:52
por alexmol
2-Mar-2015

Hoje fui até Faro fazer o circuito dos Mobi.E e experimentar o cartão :geek:

Dos 9 pontos conhecidos não consegui encontrar 2 :( , a localização que se encontra no site da Mobi.E não está correcta a 100%

Dos 7 que visitei havia 2 inoperacionais, dada a quantidade de VE's aqui por baixo (quase nula), até pensei que o panorama fosse pior.

Experimentei carregar um pouco para confirmar que tudo está bem, testar os dois portos de abastecimento (lado esquerdo e direito) e o cabo que vinha com o carro (Menekkes).

À hora que fui havia lugares mas desconfio que nas horas de ponta devem estar cheios de fumarentos.

A voltinha dentro da cidade e arredores deu também para ver como se comporta o Fluence na cidade. Embora seja o território por excelência dos VE's os melhores consumos que consigo são na estrada Nacional a velocidade constante, os pára-arranca da cidade prejudicam um pouco.

Em termos de primeiros números aproximados lidos pelo CB:

Cidade : 16kWh/100km

EN a 50km/h : 12kWh/100km

EN a 70km/h : 13kWh/100km

Os consumos reais (medidos na tomada) são sempre superiores aos do CB, a explicação que me parece mais certa é porque o CB está a medir a energia que está a ser consumida da bateria enquanto que na tomada medimos a energia que é usada para carregar a bateria. As perdas na carga da bateria (eficiência do carregador) não são contabilizadas pelo CB.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 19:54
por alexmol
4-Mar-2015

Mais uma voltinha por Faro e arredores para testar os pontos Mobi.E que ainda não conhecia.

Ao lado do lugar do ponto de carregamento da doca de Faro estava uma furgoneta da PSP e meia dúzia de agentes ali ao lado.

Ao ver um carro chegar silencioso e depois a ligar um cabo ao posto começaram as perguntas típicas.

Destaco uma que mostra como os conceitos de PHEV e EV ainda fazem confusão, já tinha dito varias vezes que o carro é eléctrico e até se falou na autonomia de 100km quando sai a seguinte:

"Mas isso tem também um motor a gasolina não é?"

Outro comentário que também achei piada: "Um carro tão grande para ser eléctrico"


Continuei a minha volta e fiz mais uns kms por estradas secundárias brincando um pouco com a aceleração proporcionada pelo motor eléctrico, usando o limitador de velocidade a 70km/h o facto de se fazerem arranques brutais em quase nada prejudica a média!

Também já senti o controlo de tracção a funcionar ao entrar numa estrada principal a partir de uma rampa inclinada a subir, com o peso maior atrás não se pode dar prego a fundo nestas situações.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 20:13
por Orlando
E os turistas? que dizem?

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 21:47
por Filipe
Não sei se te apercebeste que tens uma Enorme responsabilidade perante a comunidade VE, o que quer
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano :)
E para quando o teu PCR particular em Tavira? :mrgreen:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 22:31
por VETL
Porreiro alexmol!
Estou a gostar.
Obrigado pela partilha.
Continua aí...

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 02 mai 2015, 23:43
por alexmol
Filipe Escreveu:Não sei se te apercebeste que tens uma Enorme responsabilidade perante a comunidade VE, o que quer
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano :)
E para quando o teu PCR particular em Tavira? :mrgreen:
Quando dei esta volta por Faro actualizei todos os pontos no electromaps.

Quanto ao meu PCR particular, não deve acontecer mesmo que troque de VE, mas o meu PCL 100% solar está disponível para aflições, é contactar-me.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 03 mai 2015, 00:13
por Fil
Obrigado pela partilha. Excelente! E que grande ajuda dá a actualização dos postos do Algarve, dentro em breve vou testar uns quantos ;) como estamos de centros comerciais que permitem carregar (no Algarve)?

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 03 mai 2015, 01:18
por Filipe
Obrigado Alexandre :D