Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 13 set 2018, 21:06

Hum... Isso naqueles dias em que gastas mais de 34kWh....
Mas claro, para uma eventualidade, faz sentido. E comparando com a gasolina, tudo faz sentido.
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BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2018, 10:13

Ontem (31/10/2018) tive a visão daquilo que será o futuro dos PCNs até se iniciar a cobrança

Por volta das 21h30 dirigi-me ao Sintra Fórum para comer qualquer coisa e aproveitar para carregar o carro. Quando lá cheguei estavam a carregar (nas 4 tomadas 22kW):
1 Zoe Delta
1 Tesla MS
2 Zoe (Uber)

Em espera:
1 Nissan EV 200
3 Zoe (Uber)

É claro que não fiquei à espera e como apenas tinha menos de 40Km de autonomia fui por o meu Zoe à carga na minha garagem onde tem um quadro dedicado e WB de 7,4kW. Como ainda não dei muito uso aquilo fiz alguma confusão e deixei a WB na potência mínima, isto é, carregou como se estivesse ligado a um shuko. :(

Agora vamos a contas (note-se que tenho um contrato de energia com 6,9kVA dedicado apenas para carregar o carro), e aplicar um algoritmo que contemple o tanto os kWh carregados como o tempo utilizado.

Para o cálculo do €/kWh, conto com o preço do kWh+IVA e o IEC+IVA, ficando (0,087*1.23+0.001*1.23)*NºkWh consumidos
Para o cálculo do tempo conto com o preço da potência contratada+IVA (0,380*1.23) + DGEG+IVA (0.350*1.23) + CAV+IVA (2.850*1.06) a este subtotal divido por 30, pois é um valor mensal, e divido novamente por 24 (numero de horas de um dia), e assim fico com o €/hora de utilização da WB.

Em termos concretos, tive o carro à carga das 22h00 até às 8h00, logo 10 Horas e consumiu 26 kWh
Em carga gastei 2,821€
Em tempo gastei 0,243€
Total 3,06€
€/ kWh 0,1178€

Este cálculo tem um erro grosseiro (propositado) pois a Potencia, o DGEG e a CAV tenho que pagar sempre a totalidade e não só o tempo de utilização, mas foi apenas para efectuar uma comparação com os modelos dos PCR.
Se este mês não necessitar de utilizar mais a WB, o €/kWh para este carregamento ficará pelos 0,80€/kWh

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VETL
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por VETL » 01 nov 2018, 10:46

E quando começares a fazer essas contas mais a sério, vais começar a tentar comparar a energia que consumiste/pagaste, com a energia que entrou na bateria.
Enquanto é de borla, é sem stress. Quando for a pagar, cheira-me que há certos modelos de elétricos que vão começar a ser muito mais acessíveis no mercado...
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Nelson
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Nelson » 01 nov 2018, 11:19

BrunoFonseca Escreveu:
01 nov 2018, 10:13
Ontem (31/10/2018) tive a visão daquilo que será o futuro dos PCNs até se iniciar a cobrança

Por volta das 21h30 dirigi-me ao Sintra Fórum para comer qualquer coisa e aproveitar para carregar o carro. Quando lá cheguei estavam a carregar (nas 4 tomadas 22kW):
1 Zoe Delta
1 Tesla MS
2 Zoe (Uber)

Em espera:
1 Nissan EV 200
3 Zoe (Uber)
Os Uber Green já a fazer a transição de Leaf para Zoe para aproveitar os 22kW de borla...

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2018, 12:17

VETL Escreveu:
01 nov 2018, 10:46
E quando começares a fazer essas contas mais a sério, vais começar a tentar comparar a energia que consumiste/pagaste, com a energia que entrou na bateria.
Enquanto é de borla, é sem stress. Quando for a pagar, cheira-me que há certos modelos de elétricos que vão começar a ser muito mais acessíveis no mercado...
Também tenho esse registo, pouco cientifico, pois os 26kWh foram medidos pelo contador da EDP mas o que entrou na bateria foi cerca de 7% menos, e essa conta só consegui fazer pela diferença de SoC entre o inicio e o fim.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2018, 12:19

Nelson Escreveu:
01 nov 2018, 11:19
Os Uber Green já a fazer a transição de Leaf para Zoe para aproveitar os 22kW de borla...
No Sintra Fórum praticamente só se vêm Zoe Uber. Raramente se vêm os Leaf.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2018, 13:14

Na Terça no MarShopping assisti ao belo Uber a dormir no carro. Que tragédia :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 01 nov 2018, 23:47

BrunoFonseca Escreveu:
01 nov 2018, 12:17
Também tenho esse registo, pouco cientifico, pois os 26kWh foram medidos pelo contador da EDP mas o que entrou na bateria foi cerca de 7% menos, e essa conta só consegui fazer pela diferença de SoC entre o inicio e o fim.
É melhor que nada. O BMS deve ter uma estimativa sofisticada para o SoC. Porém, o SoC é relativo: 100% é cheio, 0% vazio. Não sabes quanta energia se obtém dos 100% aos 0%, não sabes se há degradação... A julgar pelos outros carros, deves ter contadores de energia que podes ler com o OBD.
VETL Escreveu:
01 nov 2018, 10:46
Quando for a pagar, cheira-me que há certos modelos de elétricos que vão começar a ser muito mais acessíveis no mercado...
You talkin' to me? You talkin' to me? Then who the hell else are you talking... you talking to me? Well I'm the only one here. :shifty:
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 nov 2018, 23:35

Hoje liguei pela 1ª vez o ODB ao Zoe

SoH = 99% com 8000 Km e 5 meses de uso. O que acham? Ainda devia estar nos 100% ou é normal esta degradação?

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Flyer » 15 nov 2018, 00:18

BrunoFonseca Escreveu:
14 nov 2018, 23:35
Hoje liguei pela 1ª vez o ODB ao Zoe

SoH = 99% com 8000 Km e 5 meses de uso. O que acham? Ainda devia estar nos 100% ou é normal esta degradação?
Atenção que a degradação deve ser ligeiramente superior; os zoes vem sempre com mais bateria que os 100%, o meu em novo vinha com 103% de soh
a última vez que medi à seis meses tinha 97% e 58000 kms.Por preguiça não tenho medido ultimamente :oops:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

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