carregamento zoe

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Fluence
Mensagens: 1338
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 27 dez 2013
Capacidade bateria: 50,0
Localização: Tavira
Contacto:

Re: carregamento zoe

Mensagem por alexmol » 20 out 2016, 21:32

O problema conhecido na Holanda com os carregadores de 43kW está praticamente identificado:
Acontece com a seguinte combinação de factores:
-Carregador rápido ABB (FastNed)
-Zoe Q210
-Modelos ZOE com software mais antigo
-Transformador de 10kV/400V no recinto do carregador
Aparentemente o ZOE induz uma forte 3ª harmónica na rede fazendo disparar o posto (não o carro).

Surge agora um "novo" problema na Alemanha com alguns carregadores rápidos Efacec e os ZOE Q210 carregando a 43kW AC.
Ao fim de 3,5 ou 7 minutos de carga, se o SOC ainda estiver abaixo dos 72% o carro vai entrar em erro (vermelho no painel) ficando imobilizado.

Um dos problemas do ZOE é que não permite reduzir a potência de carga, puxando sempre o máximo anunciado pelo posto.
Alexandre Moleiro

2013 Fluence ZE
Imagem
Imagem


2019 Tesla Model 3
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5651
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: carregamento zoe

Mensagem por Orlando » 20 out 2016, 21:45

alexmol Escreveu:O problema conhecido na Holanda com os carregadores de 43kW está praticamente identificado:
Acontece com a seguinte combinação de factores:
-Carregador rápido ABB (FastNed)
-Zoe Q210
-Modelos ZOE com software mais antigo
-Transformador de 10kV/400V no recinto do carregador
Aparentemente o ZOE induz uma forte 3ª harmónica na rede fazendo disparar o posto (não o carro).

Surge agora um "novo" problema na Alemanha com alguns carregadores rápidos Efacec e os ZOE Q210 carregando a 43kW AC.
Ao fim de 3,5 ou 7 minutos de carga, se o SOC ainda estiver abaixo dos 72% o carro vai entrar em erro (vermelho no painel) ficando imobilizado.

Um dos problemas do ZOE é que não permite reduzir a potência de carga, puxando sempre o máximo anunciado pelo posto.
Ainda bem que está quase clarificado para a Renault poder alterar definitivamente os carregadores dos Zoe e assim deixar de ter problemas com os carros.
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Fluence
Mensagens: 1338
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 27 dez 2013
Capacidade bateria: 50,0
Localização: Tavira
Contacto:

Re: carregamento zoe

Mensagem por alexmol » 14 jan 2017, 16:31

Bjorn Nyland a testar um ZOE, antevêem-se grandes dificuldades para carregar pois na Noruega a maior parte das instalações eléctricas não têm o Neutro ligado à terra no PT (alta impedância N-PE).

Fiquei até a saber que o UMC da Tesla para a Noruega é diferente do resto da Europa.
Alexandre Moleiro

2013 Fluence ZE
Imagem
Imagem


2019 Tesla Model 3
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5651
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: carregamento zoe

Mensagem por Orlando » 06 mai 2017, 08:58

alexmol Escreveu:Bjorn Nyland a testar um ZOE, antevêem-se grandes dificuldades para carregar pois na Noruega a maior parte das instalações eléctricas não têm o Neutro ligado à terra no PT (alta impedância N-PE).

Fiquei até a saber que o UMC da Tesla para a Noruega é diferente do resto da Europa.
Confirmo, Zoe não carrega em metade da Noruega, é vendido à parte um tijolo para carregamentos.
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: carregamento zoe

Mensagem por RJSC » 06 mai 2017, 12:29

Em inglês e português não encontro grande coisa.
Como está a situação com os R400?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 771
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 46,48Ah 9B +85000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: carregamento zoe

Mensagem por mafgod » 06 nov 2018, 16:15

Pergunta a quem tem ZOEs....

Todas as versões do ZOE (desde as primeiras) tem carregamento trifásico? (11kW/22kW?)
Ou há versões que só tenham carregamento monofásico (7,2kW)?
E que versões tem CR (carga rápida)?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: carregamento zoe

Mensagem por RJSC » 06 nov 2018, 16:46

Todos têm carregamento trifásico de 22kW ou superior. Nenhum tem carregamento exclusivo monofásico.
Há versões com carregamento rápido AC 43kW, normalmente são as que têm um Q no número do modelo (Q210/Q90).

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 771
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 46,48Ah 9B +85000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: carregamento zoe

Mensagem por mafgod » 06 nov 2018, 17:11

Ok... obrigado.

Pensava que as versões mais antigas (2012/13) eram apenas monofásico.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1393
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: carregamento zoe

Mensagem por migle » 09 nov 2018, 00:16

Arrico-me mandando papites onde outros sabem mais que eu. Tanto quanto pude ler, no Zoe o carregamento é feito usando o inversor do carro.

Ou seja, o mesmo componente serve para as duas coisas: inversor que produz corrente AC trifásica para o motor, e carregador, usando o componente no sentido oposto, tal como acontece com a travagem regenerativa.

Assim sendo, este é um elemento fundamental do Zoe, não é acidental. E todos os carros têm motores trifasicos. Não dá para trocar e daí também que a opção por carregamento AC43 está ligada à escolha do motor.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 1951
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 16 mar 2013
Capacidade bateria: 46Ah 9 barras
Localização: Lisboa

Re: carregamento zoe

Mensagem por pemifer » 09 nov 2018, 19:01

migle Escreveu:
09 nov 2018, 00:16
Arrico-me mandando papites onde outros sabem mais que eu. Tanto quanto pude ler, no Zoe o carregamento é feito usando o inversor do carro.

Ou seja, o mesmo componente serve para as duas coisas: inversor que produz corrente AC trifásica para o motor, e carregador, usando o componente no sentido oposto, tal como acontece com a travagem regenerativa.

Assim sendo, este é um elemento fundamental do Zoe, não é acidental. E todos os carros têm motores trifasicos. Não dá para trocar e daí também que a opção por carregamento AC43 está ligada à escolha do motor.
Sim, também já me tinham explicado isso ou li em qualquer lado.
Alguns Zoe não têm carregador.
Entretanto há uns Zoe mais modernos que já têm carregamento rápido e que já têm carregador :?: , não tenho a certeza da exatidão desta informação.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”