Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1516
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 02 dez 2018, 23:03

O ruído actua de forma subliminar... não damos por ele, mas mói, e cansa.
Outro factor que ajuda é a febre dos eléctricos... o vício...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 388
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 03 dez 2018, 00:45

migle Escreveu:
02 dez 2018, 23:03
O ruído actua de forma subliminar... não damos por ele, mas mói, e cansa.
Outro factor que ajuda é a febre dos eléctricos... o vício...
Sem dúvida! É mesmo viciante!
Desde que o adquiri já fiz mais de 9.000 Km. Os meus cálculos previam para o mesmo período 6.400.

PMESS79
Mensagens: 291
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por PMESS79 » 03 dez 2018, 19:00

BrunoFonseca Escreveu:
03 dez 2018, 00:45
Sem dúvida! É mesmo viciante!
Desde que o adquiri já fiz mais de 9.000 Km. Os meus cálculos previam para o mesmo período 6.400.
Lá se vão as contas para o aluguer da bateria... :D :D :D

Parabéns pela viagem, bem passaste aqui pertinho de minha casa!!! N1
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 388
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 03 dez 2018, 19:30

PMESS79 Escreveu:
03 dez 2018, 19:00
BrunoFonseca Escreveu:
03 dez 2018, 00:45
Sem dúvida! É mesmo viciante!
Desde que o adquiri já fiz mais de 9.000 Km. Os meus cálculos previam para o mesmo período 6.400.
Lá se vão as contas para o aluguer da bateria... :D :D :D
Verdade, mas não estou preocupado com isso pois sei por mês quanto vou ter que pagar a mais, logo não terei surpresas. Seja como for o gozo é imenso.

PMESS79
Mensagens: 291
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por PMESS79 » 04 dez 2018, 10:01

BrunoFonseca Escreveu:
03 dez 2018, 19:30
Verdade, mas não estou preocupado com isso pois sei por mês quanto vou ter que pagar a mais, logo não terei surpresas. Seja como for o gozo é imenso.
É isso mesmo, foi só mais um modo de reforçar o facto de que quando se muda para VE se fazem mais km do que o previsto, eu também fiz as contas para 30.000km anuais (esquecendo o que fazia com o outro carro ao fim de semana) e neste momento a previsão é de 40.000km anuais... fica mais uma vez o registo para quem pensa mudar!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 388
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 13 dez 2018, 01:27

Relato da deslocação a Coimbra e volta (08/Dez)

Saída da zona de Sintra com ~96% SoC
Via A16->A9->A10->A1
Objectivo era ligação directa a Coimbra sem paragens, mas o declive acidentado da A10 obrigou a consumos mais elevados.
À passagem da Serra de Aire e Candeeiros, a diferença entre a autonomia e os kms em falta era já inferior a 10.
Decidi então por uma paragem estratégica na AS de Pombal, embora nessa altura o delta já fosse de 20 km.
Até aqui foram percorridos 180,6 Km a uma média de 82 km/h e com um consumo médio de 15,8 kWh/100 km
Carga de 26 minutos = 9,62 kWh (AC22), que possibilitou uma subida de 20 para 42% de SoC. Custo aproximado = 2,46€
Momentos depois, chegada ao Forum Coimbra com 31% de Soc, onde ficou à carga durante 43 minutos (almoço) até aos 64%
Após a AG da UVE voltei ao Forum onde concluí o carregamento dos 62% aos 100% em 1h29.
Incrível ter conseguido um carregador livre num sábado de grande movimento no Forum Coimbra.
O regresso fez-se por EN sem necessidade de mais nenhum carregamento para fazer os 217,7 km, a uma média de 62,6 km/h e com um consumo de 14,3 kWh, ficando ainda com uma autonomia de 64 km.

Relativamente poupadinho a velocidades a rondar os 70/80 km/h, mas o cenário muda quando as velocidades são mais elevadas (~95 km/h em modo ECO)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 595
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Nonnus » 13 dez 2018, 11:21

Boas Bruno,

Comparando o teu relato com o meu chegamos a conclusão que o tempo de viagem no ZOE com AC22kW é mais ou menos o mesmo que num Leaf de 30. Embora o teu carro tenha mais autonomia que um Leaf de 30 a "limitação" a AC22 faz com que tenhas de estar mais tempo parado para carregar. Fazes menos paragens, mas estas mais tempo parado, por outro lado, eu no meu Leaf de 30 faço mais paragens, mas em cada paragem estou menos tempo parado o que vai dar no mesmo.

Por exemplo no meu terceiro carregamento:

Duração: 00:25:13

Energia: 19.18 kWh

VS

Carga de 26 minutos = 9,62 kWh (AC22)

Ao fazermos esta comparação vemos que afinal temos um carro muito idêntico para viagens grandes.

Eu consegui manter o meu consumo nos 13.1kWh, esqueci-me de tirar a velocidade media (raios esqueço-me sempre de tirar este valor), ainda assim em AE pus o cruise control a 110km/h e com o aquecimento ligado.

O teu consumo foi com aquecimento ligado?
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 388
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 13 dez 2018, 13:53

Sim. Aquecimento a 22° com ventoinha no minimo e ac off.
Acho que se fosse a 110 km/h o meu consumo iria disparar para uns 18 kWh.

Amanhã vou fazer Lisboa-Óbidos por AE. Como é uma distância mais curta vou fazer sem modo eco e a 110 km/h.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 388
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 dez 2018, 22:04

Hoje fiz os quase 100 Km entre Lisboa e Óbidos pela A8.
Como a distância permitia, tirei o modo ECO e foi sempre a acelerar. Durante largos momentos rodei a velocidades a rondar os 120 Km/h
O consumo médio foi de 17,8 kWh / 100 Km

Conclusão para viagens em troços AE:
Para viagens inferiores a 200 Km pode-se arriscar velocidades de 120 Km/h, sem necessidade de carregamento adicional
Para viagens entre a 200-300 Km é preferível rolar em modo eco por volta dos 95 Km/h
Para viagens superiores a 300 Km é necessário pelo menos 1 paragem para carregar

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Zoe
Mensagens: 989
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Flyer » 14 dez 2018, 22:18

E já experimentaste velocidades mais elevadas? É um susto... :o
O ano passado fiz Aljustrel/Azeitão sempre a 130-135kms/h, médias de 30 a 35 kWh com vento de frente fraco a moderado!!
Tive de levantar o pé, pouco depois de Alcacer... :)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Responder

Voltar para “Renault Zoe”