No fórum inglês um membro entrou em litígio com a Renault por não lhe vender a bateria. Este membro quer comprar a bateria porque já não quer continuar a pagar o aluguer todos os meses, agora que o Zoe já é oficialmente vendido com bateria no Reino Unido.
http://myrenaultzoe.com/index.php/topic ... -of-lease/
Outra coisa ridícula é que a bateria é propriedade da Renault mas quem paga o aluguer é que tem que fazer um seguro, em vez de estar incluído na mensalidade paga.
A Renault avalia a bateria do Zoe em 8.610€ com IVA e considera uma desvalorização anual de 10%. Ou seja, após 3 anos considera que vale menos 30%, ou seja 6.027€ independentemente dos quilómetros feitos e da degradação.
http://myrenaultzoe.com/index.php/topic ... insurance/
Os engenheiros da Renault fizeram um excelente trabalho com o R240, é pena os responsáveis pelas vendas fazerem tudo para dificultar.
No entanto acho que vou mesmo optar pelo aluguer, de momento a Renault pede demasiado pela bateria. Mas não renovo contrato, no final ou compro a bateria à Renault ou devolvo-a e compro a uma empresa tipo a Kreisel Electric, que nessa altura já deve vender baterias NMC de segunda geração para os Zoe e Leaf. Isto se não conseguir um valor decente pelo carro, porque se conseguir é para trocar por um carro de segunda geração, seja Renault ou não.
Agora faltam aparecer os primeiros R240 de serviço, se aparecerem com bateria a preços decentes melhor ainda. Parece que a Renault está à espera do Leaf de 30KWh para definir a estratégia comercial para o R240... falta pouco.