SOH Bateria Renault Zoe

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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por Apr » 29 fev 2016, 11:35

Isso quer dizer que o cuidado que se dá ao carro é mais importante que a refrigeração do pack? :) São palavras tuas.

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mjr
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 29 fev 2016, 15:02

rdias Escreveu:Há quem prefira andar a 65 kmh na AE para evitar cargas rápidas
Quem?
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 01 mar 2016, 12:10

rdias, não basta dizer isso. Eu perguntei quem é que anda devagar na AE para poupar a bateria do calor porque não estou a ver alguém que faça isso. Há muitos que andam devagar em AE para chegar ao destino, e isso é completamente diferente de andar a 65km/h para poupar a degradação da bateria. Achas mesmo que há alguém que ande a 65km/h nas AE para evitar a degradação? Se sim, tens de dar um exemplo, porque eu não estou a ver ninguém que o faça. É que para mim não isso não faz sentido.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por marcopns » 01 mar 2016, 12:35

Andar a 65km/h na autoestrada , só se for com o objectivo de baixar o consumo para chegar ao destino mais depressa sem parar para carregar.
Andar a 65 ou a 90 aquece praticamente o mesmo.
Eu moro no litoral norte e não tive qualquer cuidado com a temperatura das baterias.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por FullElectric » 01 mar 2016, 16:09

mjr Escreveu:rdias, não basta dizer isso. Eu perguntei quem é que anda devagar na AE para poupar a bateria do calor porque não estou a ver alguém que faça isso. Há muitos que andam devagar em AE para chegar ao destino, e isso é completamente diferente de andar a 65km/h para poupar a degradação da bateria. Achas mesmo que há alguém que ande a 65km/h nas AE para evitar a degradação? Se sim, tens de dar um exemplo, porque eu não estou a ver ninguém que o faça. É que para mim não isso não faz sentido.
Num Leaf não faz sentido mas o mesmo não se aplica a todos os VE. Tens pex aos trigémeos onde isso é relevante, que o diga o malm.
Um carro de 16kWh, mesmo tendo um motor apenas 47kW, a 120 na AE vê-se a temperatura do pack a subir, e bem rapidamente.
Outros cuidados acima citados, como o procurar as sombras para estacionar, etc, há muita gente a fazer.
Até há quem não deixe o carro regenerar para não aquecer o pack, uns fazem-no por opção, outros por opção da Nissan com o célebre upgrade de sw.

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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 01 mar 2016, 16:16

FullElectric Escreveu:Num Leaf não faz sentido mas o mesmo não se aplica a todos os VE. Tens pex aos trigémeos onde isso é relevante, que o diga o malm.
Um carro de 16kWh, mesmo tendo um motor apenas 47kW, a 120 na AE vê-se a temperatura do pack a subir, e bem rapidamente.
Outros cuidados acima citados, como o procurar as sombras para estacionar, etc, há muita gente a fazer.
Até há quem não deixe o carro regenerar para não aquecer o pack, uns fazem-no por opção, outros por opção da Nissan com o célebre upgrade de sw.
Eu não falei em 120km/h :lol:

65km/h é demasiado baixo e não acredito que ninguém vá a essa velocidade para manter a bateria mais fria. A 90km/h, por exemplo, já me parece mais plausível que alguém o faça.

Por isso mantenho a questão ao rdias, se acha mesmo que alguém anda a 65km/h em AE para manter a bateria fria.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por Apr » 01 mar 2016, 20:15

Eu lembro-me disso de evitar cargas rápidas, isso foi um episódio particular e não uma generalização. Quem dera a muitos ter PCR's para poder fazer viagens maiores mais regularmente. Às vezes parece que só escreves isso para espicaçar.

Eu gostava de me preocupar mais com o meu Leaf, mas as condições que tenho são as que são e ainda ontem o carro ficou a manhã toda num mobi-e a carregar a 16A e a torrar ao sol. Quando cheguei à hora de almoço entrei no carro e estava um bafo de ar quente no habitáculo, liguei o leaf spy e estavam uns arrepiantes 11º na bateria. Espera o carro é branco, deve ser disso... mas por outro lado o habitaculo é que devia estar mais frio por causa disso. Que confusão, enfim... é um sofrimento.... lol

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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 01 mar 2016, 21:06

A temperatura ambiente é muito mais importante na temperatura do pack do que a insolação e ainda menos a cor do carro.

E insisto no que disse, duvido que haja alguém que ande a menos de 90km/h em AE (quanto mais a 65km/h!) para manter o pack fresco. Não faz sentido.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por alexmol » 02 mar 2016, 09:15

Eu dou 10€ ao Rdias por cada pessoa que venha aqui confirmar que anda a menos de 70km/h na AE para evitar degradação! :D

Mas entretanto gostava de voltar ao tópico pois a Renault usa a terminologia "X % da capacidade inicial" tanto no aluguer de bateria como na garantia a quem comprou bateria em propriedade.

75% de SOH não são 75% da capacidade inicial, que se mede em Ah

Vão haver braços de ferro entre os clientes e a Renault sobre isto.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 02 mar 2016, 10:25

Se conseguisse provar que a capacidade útil só baixou os tais 25% talvez conseguisse ganhar em tribunal. Na verdade é essa a capacidade que se subentende existir e não a capacidade bruta. Há dados de descarga de uma bateria com um SOH de 110% que mostrem que ficam 10% de capacidade por usar?
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