Página 11 de 12

Re: carregamento zoe

Enviado: 20 out 2016, 21:32
por alexmol
O problema conhecido na Holanda com os carregadores de 43kW está praticamente identificado:
Acontece com a seguinte combinação de factores:
-Carregador rápido ABB (FastNed)
-Zoe Q210
-Modelos ZOE com software mais antigo
-Transformador de 10kV/400V no recinto do carregador
Aparentemente o ZOE induz uma forte 3ª harmónica na rede fazendo disparar o posto (não o carro).

Surge agora um "novo" problema na Alemanha com alguns carregadores rápidos Efacec e os ZOE Q210 carregando a 43kW AC.
Ao fim de 3,5 ou 7 minutos de carga, se o SOC ainda estiver abaixo dos 72% o carro vai entrar em erro (vermelho no painel) ficando imobilizado.

Um dos problemas do ZOE é que não permite reduzir a potência de carga, puxando sempre o máximo anunciado pelo posto.

Re: carregamento zoe

Enviado: 20 out 2016, 21:45
por Orlando
alexmol Escreveu:O problema conhecido na Holanda com os carregadores de 43kW está praticamente identificado:
Acontece com a seguinte combinação de factores:
-Carregador rápido ABB (FastNed)
-Zoe Q210
-Modelos ZOE com software mais antigo
-Transformador de 10kV/400V no recinto do carregador
Aparentemente o ZOE induz uma forte 3ª harmónica na rede fazendo disparar o posto (não o carro).

Surge agora um "novo" problema na Alemanha com alguns carregadores rápidos Efacec e os ZOE Q210 carregando a 43kW AC.
Ao fim de 3,5 ou 7 minutos de carga, se o SOC ainda estiver abaixo dos 72% o carro vai entrar em erro (vermelho no painel) ficando imobilizado.

Um dos problemas do ZOE é que não permite reduzir a potência de carga, puxando sempre o máximo anunciado pelo posto.
Ainda bem que está quase clarificado para a Renault poder alterar definitivamente os carregadores dos Zoe e assim deixar de ter problemas com os carros.

Re: carregamento zoe

Enviado: 14 jan 2017, 16:31
por alexmol
Bjorn Nyland a testar um ZOE, antevêem-se grandes dificuldades para carregar pois na Noruega a maior parte das instalações eléctricas não têm o Neutro ligado à terra no PT (alta impedância N-PE).

Fiquei até a saber que o UMC da Tesla para a Noruega é diferente do resto da Europa.

Re: carregamento zoe

Enviado: 06 mai 2017, 08:58
por Orlando
alexmol Escreveu:Bjorn Nyland a testar um ZOE, antevêem-se grandes dificuldades para carregar pois na Noruega a maior parte das instalações eléctricas não têm o Neutro ligado à terra no PT (alta impedância N-PE).

Fiquei até a saber que o UMC da Tesla para a Noruega é diferente do resto da Europa.
Confirmo, Zoe não carrega em metade da Noruega, é vendido à parte um tijolo para carregamentos.

Re: carregamento zoe

Enviado: 06 mai 2017, 12:29
por RJSC
Em inglês e português não encontro grande coisa.
Como está a situação com os R400?

Re: carregamento zoe

Enviado: 06 nov 2018, 16:15
por mafgod
Pergunta a quem tem ZOEs....

Todas as versões do ZOE (desde as primeiras) tem carregamento trifásico? (11kW/22kW?)
Ou há versões que só tenham carregamento monofásico (7,2kW)?
E que versões tem CR (carga rápida)?

Re: carregamento zoe

Enviado: 06 nov 2018, 16:46
por RJSC
Todos têm carregamento trifásico de 22kW ou superior. Nenhum tem carregamento exclusivo monofásico.
Há versões com carregamento rápido AC 43kW, normalmente são as que têm um Q no número do modelo (Q210/Q90).

Re: carregamento zoe

Enviado: 06 nov 2018, 17:11
por mafgod
Ok... obrigado.

Pensava que as versões mais antigas (2012/13) eram apenas monofásico.

Re: carregamento zoe

Enviado: 09 nov 2018, 00:16
por migle
Arrico-me mandando papites onde outros sabem mais que eu. Tanto quanto pude ler, no Zoe o carregamento é feito usando o inversor do carro.

Ou seja, o mesmo componente serve para as duas coisas: inversor que produz corrente AC trifásica para o motor, e carregador, usando o componente no sentido oposto, tal como acontece com a travagem regenerativa.

Assim sendo, este é um elemento fundamental do Zoe, não é acidental. E todos os carros têm motores trifasicos. Não dá para trocar e daí também que a opção por carregamento AC43 está ligada à escolha do motor.

Re: carregamento zoe

Enviado: 09 nov 2018, 19:01
por pemifer
migle Escreveu:
09 nov 2018, 00:16
Arrico-me mandando papites onde outros sabem mais que eu. Tanto quanto pude ler, no Zoe o carregamento é feito usando o inversor do carro.

Ou seja, o mesmo componente serve para as duas coisas: inversor que produz corrente AC trifásica para o motor, e carregador, usando o componente no sentido oposto, tal como acontece com a travagem regenerativa.

Assim sendo, este é um elemento fundamental do Zoe, não é acidental. E todos os carros têm motores trifasicos. Não dá para trocar e daí também que a opção por carregamento AC43 está ligada à escolha do motor.
Sim, também já me tinham explicado isso ou li em qualquer lado.
Alguns Zoe não têm carregador.
Entretanto há uns Zoe mais modernos que já têm carregamento rápido e que já têm carregador :?: , não tenho a certeza da exatidão desta informação.