autonomia zoe

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BECOOL
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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 02 nov 2015, 15:42

Esse teste é importante mas tem dados errados.

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Assumiram que o R240 tem uma bateria com capacidade útil de 22,5 kWh e na verdade tem 23,3 kWh. E assumiram que o Q210 tem 24 kWh úteis, no entanto são apenas 22 kWh.


Apesar disso posso confirmar que a Renault aldraba mais no NEDC do que outros fabricantes, são a Volkswagen dos eléctricos. Os 30 km de diferença entre Q210 e R240 em ciclo NEDC não estão sequer perto da realidade. Pelos testemunhos que li dos alemães, noruegueses e ingleses, o ganho de autonomia é menor, uns 10 km, e deve-se mais ao facto da bateria do R240 ter mais 1,3 kWh úteis que a do Q210.

A grande vantagem do R240 é o carregamento ser mais eficiente, o que reduz o custo de utilização. Por exemplo o Q210 se carregado a 10 A tem uma eficiência de 60 %, os outros 40 % são desperdiçados em calor. Demora mais e gasta mais a carregar.
90% at 32A
80% at 16A
70% at 13A
60% at 10A
50% at 8A
http://renault-zoe.forumpro.fr/t1533-re ... arge#23023

RNM
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Re: autonomia zoe

Mensagem por RNM » 02 nov 2015, 16:13

O consumo na tomada é obviamente importante.

Mas relativamente à autonomia, volto a perguntar: A coluna que importa não é a "Energia kWh/100km"?

Orlando
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Re: autonomia zoe

Mensagem por Orlando » 02 nov 2015, 16:55

RNM Escreveu:O consumo na tomada é obviamente importante.

Mas relativamente à autonomia, volto a perguntar: A coluna que importa não é a "Energia kWh/100km"?
O que importa é qts kms fazes afinal, o resto é conversa. Não esquecer que o R240 é novo e o Q210 tem um ano.
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Re: autonomia zoe

Mensagem por RNM » 02 nov 2015, 17:06

Orlando Escreveu: O que importa é qts kms fazes afinal, o resto é conversa. Não esquecer que o R240 é novo e o Q210 tem um ano.
Concordo.

Contudo, não é por um carro ter um depósito (ou bateria) maior que vou dizer que é melhor. O consumo interessa.
Se o R240 é mais eficiente (menos kWh/100km) considero importante. Nem que seja para fazer os mesmos km com um DOD mais pequeno e menos C's a saírem da bateria.

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Re: autonomia zoe

Mensagem por FullElectric » 02 nov 2015, 17:10

Ainda fiquei com mais dúvidas após este teste dos espanhois
As coisas não batem certo e fazendo as contas com os valores deles chego à conclusão que o R240 até gasta bem mais que o R210.
Senão vejamos, ambos gastaram 51% de soc a percorrer os 77km certo?
o R240 como tem 97% SOH gastou isto: 23,3kWh úteis x 97%SOH x 51,01%SOC = 11,53kWh ---> 14,97 kWh/100
o R210 com tem 87% SOH gastou isto: 22kWh úteis x 87%SOH x 51,04%SOC = 9,77kWh ---> 12,69 kWh/100

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Re: autonomia zoe

Mensagem por RNM » 02 nov 2015, 17:33

FullElectric Escreveu:Ainda fiquei com mais dúvidas após este teste dos espanhois
As coisas não batem certo e fazendo as contas com os valores deles chego à conclusão que o R240 até gasta bem mais que o R210.
Senão vejamos, ambos gastaram 51% de soc a percorrer os 77km certo?
o R240 como tem 97% SOH gastou isto: 23,3kWh úteis x 97%SOH x 51,01%SOC = 11,53kWh ---> 14,97 kWh/100
o R210 com tem 87% SOH gastou isto: 22kWh úteis x 87%SOH x 51,04%SOC = 9,77kWh ---> 12,69 kWh/100
Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...

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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 02 nov 2015, 17:36

Os dados mais credíveis são os do R-Link.

[img]http://s23.postimg.cc/koxyjhn23/Q210_R240.jpg[/img]

R240: 11,10 kWh gastos para 77 km o que dá 14,416 kWh por cada 100 km, tendo a bateria 23,3 kWh úteis consegue fazer 161 km com uma carga quando novo.

Q210: 11,40 kWh gastos para 76,70 km o que dá 14,863 kWh por cada 100 km, tendo a bateria 22 kWh úteis consegue fazer 148 km com uma carga quando novo.


Ou seja, o R240 tem mais autonomia por causa da maior capacidade da bateria. A melhor eficiência nota-se mais no carregamento, não em descarga.

A maior capacidade da bateria também influencia a sua durabilidade, pois fica sujeita a menos Cs e menos ciclos.


Era interessante que o teste fosse repetido pelo menos 10 vezes e com os dois condutores a trocarem de carro, assim já tinha um maior grau de rigor cientifico.



RNM nem tu nem eu, são os espanhóis a complicar o fácil :lol:

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Re: autonomia zoe

Mensagem por alexmol » 02 nov 2015, 20:43

RNM Escreveu: Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Se o SOC e o SOH fossem grandezas rigorosas podia-se fazer a conta dessa maneira.
Mas tanto um como outro são estimativas feitas pelas ECU's.
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Re: autonomia zoe

Mensagem por RNM » 02 nov 2015, 21:14

alexmol Escreveu:
RNM Escreveu: Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Se o SOC e o SOH fossem grandezas rigorosas podia-se fazer a conta dessa maneira.
Mas tanto um como outro são estimativas feitas pelas ECU's.
Só se deve usar o (SOC inicial - final) * (kWh inicial de fábrica* SOH) / distância percorrida se, e só se, não estivermos a medir o consumo do carro e quisermos saber o consumo em kWh/100km.
Agora, se o carro mede a potência instantânea, tempo e distância percorrida, para quê complicar e, neste caso literalmente, inventar...?

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Re: autonomia zoe

Mensagem por FullElectric » 02 nov 2015, 21:27

RNM Escreveu:
alexmol Escreveu:
RNM Escreveu: Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Se o SOC e o SOH fossem grandezas rigorosas podia-se fazer a conta dessa maneira.
Mas tanto um como outro são estimativas feitas pelas ECU's.
Só se deve usar o (SOC inicial - final) * (kWh inicial de fábrica* SOH) / distância percorrida se, e só se, não estivermos a medir o consumo do carro e quisermos saber o consumo em kWh/100km.
Agora, se o carro mede a potência instantânea, tempo e distância percorrida, para quê complicar e, neste caso literalmente, inventar...?
Wh/km ou kWh/100km é precisamente uma unidade de representação do consumo do carro elétrico

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