Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por BECOOL » 30 jun 2015, 20:29

O EVSE portátil da Renault também é algo que podiam melhorar, ainda por mais por custar 600€.

Então põem um carregador interno fantástico de 32A trifásico e depois o cabo EVSE é de 10A monofásico e nem é regulável.


Quem tem um Zoe fica muito melhor servido com um ELPA EVR3:

Imagem

http://www.e-station-store.com/fr/borne ... table.html

Ou mesmo o EVR1:

Imagem

http://www.e-station-store.com/fr/borne ... table.html

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por pbaptista » 30 jun 2015, 23:06

BECOOL Escreveu:Será o mesmo concessionário do norte do país que o rdias já tinha mencionado aqui no fórum?

Já sido tinha falado em 26.000€ para o Q210, sem incentivo incluído. Considerando que oficialmente o R240 é mais barato que o Q210 acho esse preço muito inflacionado. O Life R240 sem incentivo custa 18.490€, o Life Q210 está no site da Renault a 22.055,60€, ou seja, o R240 é 3.565,60€ mais barato.

Para mim a diferença no preço entre aluguer ou propriedade de bateria será igual à que acontece no Nissan Leaf, 5.900€.

O problema é que enquanto o preço da opção de bateria incluída não for oficialmente publicado pela Renault, cada concessionário faz o seu preço. Acho que os concessionários todos já devem ter instruções da Renault para que se o cliente insistir em ter o carro sem aluguer de bateria proporcionar essa hipótese, para não perderem o cliente para uma marca concorrente. Temos que começar a ver quais os concessionários que têm o R240 com bateria mais barato.

Se eu estiver correcto o preço do R240 com bateria e incentivo de 4.500€ ao abate será de 19.890€, ou 24.390€ sem incentivo.

Por estar num segmento abaixo do Leaf, o Life deverá ser mais barato que um Visia e o Visia custa actualmente 22.100€ com o incentivo.


Resumindo, preços com incentivo incluído:


Visia Flex: 16.200€ - Visia: 22.100€

Life R240: 13.990€ - Life i R240: 19.890€


Esta é a minha previsão. O R240 com bateria àquele preço ficaria abaixo da faixa psicológica dos 20.000€. E não considero uma previsão muito optimista, porque os eléctricos ainda têm margem para descer muito de preço. E não dou mais de 5 anos para estarem ao mesmo preço dos de combustão e a partir daí começarem a ser mais baratos que os fumarentos.

A Renault ainda há pouco tempo admitiu apostar nos eléctricos em vez dos híbridos, porque os híbridos são muito mais caros por terem 2 sistemas de propulsão diferentes, o que implica uma linha de montagem mais complexa e cara, sem contar com o custo adicional das peças a mais.

http://insideevs.com/renault-wait-costs ... ug-hybrid/

Daqui a uns 10 anos carros com depósito de combustível serão apenas para ricos.

Pedi cotação à Nissan para um Leaf Acenta, o valor que me deram foi de 31.837,06€, já inclui o desconto equivalente ao abate do carro velho, oferecem 5 anos de manutenção e o Cabo Mennekes.

3000€ mais caro que o Zoe Zen, considerando os prós e contras de cada um (autonomia e refrigeração da bateria), não me parece que se justifique comprar o Leaf como 2º carro (entenda-se para fazer viagens "curtas" diariamente). Entretanto já percebi que há diferenças nas possibilidades de carga, há alguma alma caridosa que me explique as diferenças no dia a dia?

Obrigado.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por Orlando » 01 jul 2015, 09:06

No dia a dia só o Nissan faz Cargas rapidas....o ZOE não.
Podes é investir num carregador de 22kw (800) e pôr luz trifásica em casa a 22kwa (e pagar balurdio pelo contador) e carregar o ZOE a 22kw.
Em casa, fazes a 10ah como Leaf, no mobi-e a 16a.
Parece que o ZOe já é mais eficiente em casa, mas antes o carregamento era pouco efeciente.
O preço do Leaf final não é 31800, mas sim para o Acenta 27000euros com desconto nissan+abate.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por pbaptista » 01 jul 2015, 09:57

Orlando Escreveu:No dia a dia só o Nissan faz Cargas rapidas....o ZOE não.
Podes é investir num carregador de 22kw (800) e pôr luz trifásica em casa a 22kwa (e pagar balurdio pelo contador) e carregar o ZOE a 22kw.
Em casa, fazes a 10ah como Leaf, no mobi-e a 16a.
Parece que o ZOe já é mais eficiente em casa, mas antes o carregamento era pouco efeciente.
O preço do Leaf final não é 31800, mas sim para o Acenta 27000euros com desconto nissan+abate.
O preço final do Leaf Acenta (em campanha) sem carro para abate são 31800€, se tiveres carro para abate o Estado dá-te 4500€ e nesse caso fica em 27300€, ao valor que indiquei para o ZOE também deves tirar 4550€ do Estado e em situação idêntica, o ZOE fica nesse caso em 24100€.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por pbaptista » 01 jul 2015, 10:07

rdias Escreveu:Relativamente ao carregamento o Renault zoe é invariavelmente melhor....

Mesmo o zoe R240 está limitado a 22 kW ... Mas na prática traduz-se em 15 minutos de diferença de carregamento para um leaf com chademo...

Se a rede for actualizada para 22 kW o zoe passa a ser melhor VE que se pode ter em Portugal....

Pelo que vejo.... Não tens veículo para abate... Mesmo que tenhas são sempre 3000 euros de diferença do leaf accenta para zoe intense ... Versões comparáveis ... Excepto no espaço.... Ou segmento... Apesar de eu não acreditar em segmentos, mas sim em espaço e usabilidade das viaturas.... E aí o zoe não perde assim tanto para o leaf...
Já tive veiculo para abate mas entretanto vendi-o por mais do que o valor que o Estado dava e já tenho o dinheiro na conta, isso permite por exemplo comprar um VE usado. :)

Em relação aos tempos de carga ainda não percebi as diferenças entre o ZOE e o LEAF, vejamos em casa tenho monofásica, com tomada de 16A na garagem, sem mais nada qual o tempo de carga para um LEAF e para um ZOE R240?

Se instalar a wallbox 3.7 que a Renault oferece, qual o tempo de carga que passa a ter o ZOE?

Nos postos de carregamento rapido, LEAF e ZOE R240, quais os tempos de carga para os 80%?

Nos pontos de carga que existem nos centros comerciais, qual o tempo de carga que posso esperar num leaf e no ZOE R240?

Desde já obrigado pela informação. :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por santanamos » 01 jul 2015, 10:38

Os carregamentos em casa e nos postos publicos dependem da potencia disponivel, tanto o leaf como o zoe demoram +/- o mesmo tempo. A diferença está no chademo do leaf que carrega em ~30min em meia duzia de posto já existentes. No zoe demora 1h na melhor das hipoteses num posto de 22kw que só há 1 ou 2 por enquanto (penso eu). O zoe com um evse variável pode ter mais opções de carregamento dependendo da disponibilidade da tomada.
Em casa, 16A são 16A para os dois.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por BECOOL » 01 jul 2015, 12:14

Tanto com o Zoe ou com um Leaf acima do Visia podes carregar a 32A monofásico em casa.

Acho que compensa ter 6,9KVA de potência contratada, ter trifásico em casa é que já sai caro.

https://energia.edp.pt/particulares/ser ... encia.aspx

O carregador do Zoe também é mais eficiente a 32A do que a 16A. O que eu acho ideal fazer, tanto para o Zoe como para o Leaf é instalar uma tomada CEE de 32A.

Imagem

Depois comprar um EVSE regulável, como o ELPA EVR1.

Imagem

Imagem

http://www.e-station-store.it/evr1-tipo2-max-7-kw.html

Assim podes ter 6,9KVA de potência contratada e carregar a 28A dando 4A de margem para usares outros electrodomésticos enquanto carregas o carro.

Nos casos em que quiseres carregar numa tomada normal schuko podes pôr o EVSE a 10A e usar um adaptador CEE - Schuko.

Imagem

O Zoe R240 vai levar sempre mais tempo a carregar que o Leaf, pois a bateria tem 23,3KWh utilizáveis contra os 21KWh do Leaf. A 32A os carregadores do Leaf e do Zoe têm eficiências parecidas, a 16A ou menos o carregador do Leaf é mais eficiente.


No outro dia encontrei um cabo EVSE regulável muito fixe. Pois o EVSE não fica pendurado no cabo, mas sim no interior da ficha.

Imagem

http://shop.charge-amps.com/spark

Dá para escolher 6A/10A/16A, só é pena não ir até aos 32A, e a ficha ser tipo 1.


Quanto aos carregamentos rápidos o Leaf tem vantagem. Mas não contes que esse tipo de carregamentos continue gratuito, esses postos são caros e mais tarde ou mais cedo os custos vão passar para o utilizador. Lá fora onde a rede de carregamento está mais desenvolvida um carregamento rápido ronda os 10€.

Enquanto carregar a 22KW deverá ser gratuito em algumas superfícies comerciais. Tal como hoje alguns hipermercados oferecem descontos na compra de gasolina, no futuro tendo em conta o baixo custo da electricidade, podem oferece-la aos seus clientes. É o passo lógico que já foi tomado noutros países.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por VETL » 01 jul 2015, 12:21

BECOOL Escreveu:...No outro dia encontrei um cabo EVSE regulável muito fixe. Pois o EVSE não fica pendurado no cabo, mas sim no interior da ficha.

Imagem

http://shop.charge-amps.com/spark

Dá para escolher 6A/10A/16A, só é pena não ir até aos 32A, e a ficha ser tipo 1.
Dá para adquirir com ficha CEE por mais 40€.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por BECOOL » 01 jul 2015, 12:23

Sim dá VETL, mas só há a opção de ficha tipo 1 (J1772), como a do Leaf. Não há tipo 2 (mennekes), que usa o Zoe.

Para quem tem um Leaf mk1 esse cabo EVSE é dos melhores que encontrei.
Última edição por BECOOL em 01 jul 2015, 16:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Zoe com bateria incluida, em Portugal.

Mensagem por VETL » 01 jul 2015, 13:22

BECOOL Escreveu:Sim dá VETL, mas só há a opção de ficha tipo 1 (J1772), como a do Leaf. Não há tipo 2 (mennekes), que usa o Zoe.

Para quem tem um Leak mk1 esse cabo EVSE é dos melhores que encontrei.
Ok, Ok... Certo.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O meu subconsciente dizia-me que atrás de uma mennekes haveria sempre um evse por causa da rede mobi.e e isto junto com o uso habitual de um mennekes sem sabonete baralhou-me todo... :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Renault Zoe”