A minha média anda nos 10 000 km/ano.pnunes Escreveu:fma Escreveu:VETL Escreveu:
e quantos km esta a pensar fazer com o veiculo por ano?
Diário de Bordo FMA, ZOE
Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
Levei a bateria a 7%, e com o cabo, de 10 A, levou cerca de 29 kWh ( bateria de 30 A ).
Com um carregador de 7,4 kW e a bateria a 50%, carregou 15 kWh.
Não houve problemas durante os carregamentos. No fim do carregamento com o carregador 7,4 kW, a 100%,
ouvi um barulho tipo ventilador durante uns segundos. Temperatura no carro indicava 15°.
Já tenho ouvido este barulho, mas nem sempre!?
Com um carregador de 7,4 kW e a bateria a 50%, carregou 15 kWh.
Não houve problemas durante os carregamentos. No fim do carregamento com o carregador 7,4 kW, a 100%,
ouvi um barulho tipo ventilador durante uns segundos. Temperatura no carro indicava 15°.
Já tenho ouvido este barulho, mas nem sempre!?
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
O carregador camaleão tem as vantagens da flexibilidade mas a baixa eficiência é um dos seus pontos fracos.
Neste caso, como carregou a 10A, as perdas ainda são maiores.
A bateria do R240A é 25,9kWh brutos, cerca de 23,3kWh úteis. Admitindo que ainda não tem degradação e que o seu contador é fiável.
Como começou com 7% SoC, deter ter carregado uns 22kWh úteis, gastando os 29kWh da tomada, uma eficiência inferior a 76%
Neste caso, como carregou a 10A, as perdas ainda são maiores.
A bateria do R240A é 25,9kWh brutos, cerca de 23,3kWh úteis. Admitindo que ainda não tem degradação e que o seu contador é fiável.
Como começou com 7% SoC, deter ter carregado uns 22kWh úteis, gastando os 29kWh da tomada, uma eficiência inferior a 76%
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
É o arrefecimento da bateria.fma Escreveu:No fim do carregamento com o carregador 7,4 kW, a 100%, ouvi um barulho tipo ventilador durante uns segundos.
Tinha o carro em modo ECO?
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
6kw para o galheiro é obra!FullElectric Escreveu:O carregador camaleão tem as vantagens da flexibilidade mas a baixa eficiência é um dos seus pontos fracos.
Neste caso, como carregou a 10A, as perdas ainda são maiores.
A bateria do R240A é 25,9kWh brutos, cerca de 23,3kWh úteis. Admitindo que ainda não tem degradação e que o seu contador é fiável.
Como começou com 7% SoC, deter ter carregado uns 22kWh úteis, gastando os 29kWh da tomada, uma eficiência inferior a 76%
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
Nãoalexmol Escreveu:
Tinha o carro em modo ECO?
Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
[quote="Orlando"]
6kw para o galheiro é obra![
Não entendo essas contas. A bateria do R240 é de 30 kW. O contador foi a 29 kWh. A bateria ainda tinha 7% de carga.
Como é que se perde 6 kW ?
A queixa normal é que não conseguem carregar as baterias com a potência anunciada. Por exemplo, uma de 24kw, só
Carrega 16kwh.
6kw para o galheiro é obra![
Não entendo essas contas. A bateria do R240 é de 30 kW. O contador foi a 29 kWh. A bateria ainda tinha 7% de carga.
Como é que se perde 6 kW ?
A queixa normal é que não conseguem carregar as baterias com a potência anunciada. Por exemplo, uma de 24kw, só
Carrega 16kwh.
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
Vou tentar ajudar-te, fma.
A bateria do Zoe R240 é de 26kWh, que se traduz em 23,3kWh úteis, ou seja, quantidade de energia que se consegue carregar a partir de vazio.
Podes ver este vídeo da Renault, lá para o minuto 5:10 ou algo do tipo
Como estava a 7%, temos: 23,3 x 7% = 1,6kWh
Significa que dos 23,3, tiramos o que ainda tinha disponível: 23,3 - 1,6 = 21,7kWh (corresponde aos 22 que o FullElectric escreveu)
Se o teu medidor indicou 29kWh até bateria carregada, temos a seguinte perda: 29kWh - 21,7kWh = 7,3kWh
Aqui tens os 6kWh que o Orlando referiu que foram para o galheiro.
E se considerarmos a razão entre a perda e o consumo, temos: 7,1 / 29 = 24,4% perdidos.
Aqui tens a eficiência que o FullElectric referiu 100 - 24,4 = 75,6%
Acrescento eu que se o carregamento for à tarifa normal, serão 7,1 kWh x 0,20 €/kWh = 1,44 €
É significativo...
A bateria do Zoe R240 é de 26kWh, que se traduz em 23,3kWh úteis, ou seja, quantidade de energia que se consegue carregar a partir de vazio.
Podes ver este vídeo da Renault, lá para o minuto 5:10 ou algo do tipo
Como estava a 7%, temos: 23,3 x 7% = 1,6kWh
Significa que dos 23,3, tiramos o que ainda tinha disponível: 23,3 - 1,6 = 21,7kWh (corresponde aos 22 que o FullElectric escreveu)
Se o teu medidor indicou 29kWh até bateria carregada, temos a seguinte perda: 29kWh - 21,7kWh = 7,3kWh
Aqui tens os 6kWh que o Orlando referiu que foram para o galheiro.
E se considerarmos a razão entre a perda e o consumo, temos: 7,1 / 29 = 24,4% perdidos.
Aqui tens a eficiência que o FullElectric referiu 100 - 24,4 = 75,6%
Acrescento eu que se o carregamento for à tarifa normal, serão 7,1 kWh x 0,20 €/kWh = 1,44 €
É significativo...
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
De 30kw!!!!!fma Escreveu:Orlando Escreveu: 6kw para o galheiro é obra![
Não entendo essas contas. A bateria do R240 é de 30 kW. O contador foi a 29 kWh. A bateria ainda tinha 7% de carga.
Como é que se perde 6 kW ?
A queixa normal é que não conseguem carregar as baterias com a potência anunciada. Por exemplo, uma de 24kw, só
Carrega 16kwh.
Mas quem foi o b#"%%" que te disse isso?
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- alexmol
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Re: Diário de Bordo FMA, ZOE
Orlando Escreveu:De 30kw!!!!!
Mas quem foi o b#"%%" que te disse isso?
Nem de 30, nem de kw! Não acertou nem na sintaxe nem na semântica.