SOH Bateria Renault Zoe

FullElectric
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por FullElectric » 03 mar 2016, 15:01

lmlr Escreveu:
Flyer Escreveu:
lmlr Escreveu:A minha bateria é em propriedade e o contrato que assinei fala em "60% da capacidade inicial" para o Fluence e Kangoo, e 70% para o ZOE. Também já li 65%, mas o que tenho escrito é mesmo 60%.
Já agora uma questão que ainda não percebi: estes 60% de capacidade tem prazo ou é para a vida toda da bateria?
São 5 anos, ou seja, durante os primeiros 24 meses é ilimitada, seguidamente até aos 60 meses são 100.000km

O meu é de 07/2013 e vai com 79% de SOH e cerca de 46,5Ah, e tem cerca de 34.000km, portanto perspectiva-se eventualmente uma troca de bateria em garantia.
79% e 46,5Ah??
Algo está errado nesses números, 46,5Ah são cerca de 71% SOH. A Renault está a considerar 8 ou 9% a mais nessa bateria.

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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por alexmol » 03 mar 2016, 20:16

FullElectric Escreveu:79% e 46,5Ah??
Algo está errado nesses números, 46,5Ah são cerca de 71% SOH. A Renault está a considerar 8 ou 9% a mais nessa bateria.
Para mim as contas batem na perfeição.

Ora 65Ah são 110% de SOH. Logo os 100% de SOH são 59,09Ah. 79% de SOH são 46,68Ah.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 03 mar 2016, 21:07

E estou convicto que os 185km de autonomia NEDC são com 110% de SOH...
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por alexmol » 04 mar 2016, 09:24

Só se a Renault "quitou" o carro que foi fazer os testes NEDC.
Porque nos carros normais com SOH entre os 100 e os 110% a energia utilizável do pack é a mesma que nos carros com 100% de SOH.

O meu, com 14000km, já marcou 180km de autonomia, depois de umas voltas em hypermiling, e já tinha menos de 100%.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por lmlr » 04 mar 2016, 10:13

O carro em estrada faz bastantes km, em cidade faz um pouco menos. Não sei se é a aerodinâmica, ou outra coisa qualquer.

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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 04 mar 2016, 12:20

alexmol Escreveu:Só se a Renault "quitou" o carro que foi fazer os testes NEDC.
Porque nos carros normais com SOH entre os 100 e os 110% a energia utilizável do pack é a mesma que nos carros com 100% de SOH.

O meu, com 14000km, já marcou 180km de autonomia, depois de umas voltas em hypermiling, e já tinha menos de 100%.
Eu também já vi 220km de autonomia estimada no meu Leaf :lol:

A questão é como é que é possível que com a mesma bateria do Leaf o Fluence tenha uma autonomia NEDC de 185km e o Leaf menos de 180km (mk1), considerando que o Fluence teria uma autonomia de 185kmx1,1= 203,5km se utilizasse a bateria toda. Cycle beating?

Mas se de facto a energia utilizável é a mesma nos packs com 100% que nos com mais de 100% e o carro foi homologado com a energia de 100%, a Renualt tem razão em considerar os 75% de 100% e não de 110%.

Há evidências de como é que a Renault impede o uso da capacidade extra? Limita a tensão de carga ou a tensão de descarga?
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por lmlr » 04 mar 2016, 16:53

No catálogo está a bateria com 65Ah e 22kW, salvo erro.

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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por alexmol » 04 mar 2016, 17:00

mjr Escreveu:A questão é como é que é possível que com a mesma bateria do Leaf o Fluence tenha uma autonomia NEDC de 185km e o Leaf menos de 180km (mk1), considerando que o Fluence teria uma autonomia de 185kmx1,1= 203,5km se utilizasse a bateria toda. Cycle beating?
Fazer 185km com a bateria a 59Ah no Fluence e 180km com 65Ah no Leaf parece realmente um contra-senso.
Mas teoricamente com 19.5kWh (ver mais abaixo) é possível fazer 185km, basta fazer uma média de 10.5kWh/100km.

Uma dúvida que sempre tive foi de como é medida a autonomia NEDC, os carros são mesmo conduzidos até esgotar a bateria? Ou é estimada a partir do consumo médio? E como é medido esse consumo médio? Desmonta-se a bateria para medir a energia restante? Confia-se nos instrumentos de bordo :twisted:
mjr Escreveu:Mas se de facto a energia utilizável é a mesma nos packs com 100% que nos com mais de 100% e o carro foi homologado com a energia de 100%, a Renualt tem razão em considerar os 75% de 100% e não de 110%.
Isso se considerarmos a autonomia NEDC como referencia.
O que diz nos contratos de garantia e aluguer de bateria é "75% da capacidade inicial", se o carro não usa toda a capacidade nos primeiros tempos de vida isso não significa que a capacidade inicial seja a dos 100% em vez da dos 110%.

É uma questão dúbia que só prejudica os clientes e a imagem da marca. Nesse aspecto a Nissan foi muito mais correcta com as barras.
Na Renault não se sabe se as barras são os Ah, ou os kWh ou o SOH!
mjr Escreveu:Há evidências de como é que a Renault impede o uso da capacidade extra? Limita a tensão de carga ou a tensão de descarga?
A tensão de carga não é de certeza.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... ruzwsx.jpg[/img]

O que eu acho é que acima dos 100% de SOH é limitada a tensão de descarga.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por mjr » 04 mar 2016, 19:26

Que é possível os 185km com 59Ah eu acredito, no Leaf mk1 até já fizeram 300km e a bateria tinha alguma degradação :shock:

Mas com o ciclo NEDC é que me parece bastante mais difícil. Não sei o protocolo na UE, mas nos EUA a autonomia EPA está bem definida e é feita repetindo o ciclo continuamente até o carro não conseguir acompanhar o ciclo (seja por tartaruga ou por contactor aberto). Se na Europa não for assim é mais uma machadada no NEDC, pois não teria qualquer credibilidade.

Eu considero a autonomia NEDC (ou outro ciclo bem definido) como a única maneira de verificar isto com fiabilidade pois não é baseada em qualquer estimativa e é repetível.

Gostava de ver a tensão de um Fluence/Zoe com 110% de SOH com o contactor aberto por bateria descarregada.
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Re: SOH Bateria Renault Zoe

Mensagem por psi20 » 07 mar 2016, 19:26

alexmol Escreveu:
mjr Escreveu:A questão é como é que é possível que com a mesma bateria do Leaf o Fluence tenha uma autonomia NEDC de 185km e o Leaf menos de 180km (mk1), considerando que o Fluence teria uma autonomia de 185kmx1,1= 203,5km se utilizasse a bateria toda. Cycle beating?
Fazer 185km com a bateria a 59Ah no Fluence e 180km com 65Ah no Leaf parece realmente um contra-senso.
Mas teoricamente com 19.5kWh (ver mais abaixo) é possível fazer 185km, basta fazer uma média de 10.5kWh/100km.

Uma dúvida que sempre tive foi de como é medida a autonomia NEDC, os carros são mesmo conduzidos até esgotar a bateria? Ou é estimada a partir do consumo médio? E como é medido esse consumo médio? Desmonta-se a bateria para medir a energia restante? Confia-se nos instrumentos de bordo :twisted:
mjr Escreveu:Mas se de facto a energia utilizável é a mesma nos packs com 100% que nos com mais de 100% e o carro foi homologado com a energia de 100%, a Renualt tem razão em considerar os 75% de 100% e não de 110%.
Isso se considerarmos a autonomia NEDC como referencia.
O que diz nos contratos de garantia e aluguer de bateria é "75% da capacidade inicial", se o carro não usa toda a capacidade nos primeiros tempos de vida isso não significa que a capacidade inicial seja a dos 100% em vez da dos 110%.

É uma questão dúbia que só prejudica os clientes e a imagem da marca. Nesse aspecto a Nissan foi muito mais correcta com as barras.
Na Renault não se sabe se as barras são os Ah, ou os kWh ou o SOH!
mjr Escreveu:Há evidências de como é que a Renault impede o uso da capacidade extra? Limita a tensão de carga ou a tensão de descarga?
A tensão de carga não é de certeza.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... ruzwsx.jpg[/img]

O que eu acho é que acima dos 100% de SOH é limitada a tensão de descarga.
~

questionei precisamente à cerca de 15dias a renault portugal sobre qual o valor da CAPACIDADE INICIAL.
Vamos aguardar

Responder

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