Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por VETL » 21 out 2016, 00:03

Fil Escreveu:Fica aqui a página do pafi, que já fez esse adaptador, mais info só com ele ;)

http://vepafi.weebly.com/fichas-e-tomadas.html

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... nos#p33123
Fil, esse do pafi é para sacar monofásico...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2016, 00:08

Mas como é que sacas monofásico sem neutro? Ligas à terra? :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por santanamos » 21 out 2016, 01:36

Agora não fui ver o link mas se bem me lembro, o excerto que ele fez foi para ir buscar o neutro à outra tomada. Se pretende carregar em trifásico pode fazer o adaptador na mesma com as 3fases +terra e o excerto igual para o neutro de outra tomada. (Creio que não estou a cometer nenhuma gafe).

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por Fil » 21 out 2016, 12:49

VETL Escreveu:
Fil Escreveu:Fica aqui a página do pafi, que já fez esse adaptador, mais info só com ele ;)

http://vepafi.weebly.com/fichas-e-tomadas.html

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... nos#p33123
Fil, esse do pafi é para sacar monofásico...
Mas a ligação não é igual? A diferença é que depois divide as 3 fases, em vez de manter a trifásica, como os carros que usam trifásica pretendem. Certo?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por VETL » 21 out 2016, 13:01

Acho que não.
Presumo que os trifásicos não necessitem do neutro. Se assim for, será só arranjar o adaptador correto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por pafi » 21 out 2016, 13:09

O tal adaptador serve apenas para "aproveitar" uma tomada trifásica de 4 pinos (3 fases + 1 terra). Na extremidade do adaptador está uma tomada trifásica de 5 pinos. Portanto, depois de ligar o adaptador (que só deve ser usado naqueles quadros com tomadas trifásicas ao lado de monofásicas, por causa de partilhar o fio do neutro) há várias opções:
. Usa-se a tomada trifásica normalmente
. Usa-se outro adaptador para uma tomada monofásica
. Usa-se outro adaptador para aproveitar as 3 fases separadamente (como é o caso daquela extensão "especial")
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por FullElectric » 21 out 2016, 14:11

VETL Escreveu:Acho que não.
Presumo que os trifásicos não necessitem do neutro. Se assim for, será só arranjar o adaptador correto.
Os trifásicos também necessitam do neutro

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por FullElectric » 21 out 2016, 14:28

pafi Escreveu:O tal adaptador serve apenas para "aproveitar" uma tomada trifásica de 4 pinos (3 fases + 1 terra). Na extremidade do adaptador está uma tomada trifásica de 5 pinos. Portanto, depois de ligar o adaptador (que só deve ser usado naqueles quadros com tomadas trifásicas ao lado de monofásicas, por causa de partilhar o fio do neutro) há várias opções:
. Usa-se a tomada trifásica normalmente
. Usa-se outro adaptador para uma tomada monofásica
. Usa-se outro adaptador para aproveitar as 3 fases separadamente (como é o caso daquela extensão "especial")
Isto funciona e é salutar toda a informação para criar opções de carga.
MAS MUITA ATENÇÃO a este processo pois ainda alguém se vai queimar com isto. É imperioso que se saiba exatamente o que se está a fazer. Naquela tomada estão 400V e basta uma simples troca do neutro pela fase na tomada monofásica para fazer um brutal custo circuito, mandar o quadro do centro comercial abaixo e ainda pior, danificar o carro. Penso que substituir o carregador do ZE ronda os 4000€.
Mais uma info, isso só funciona se as duas tomadas estiverem no mesmo circuito diferencial senão manda abaixo o quadro do centro comercial.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por VETL » 21 out 2016, 14:49

FullElectric Escreveu:
VETL Escreveu:Acho que não.
Presumo que os trifásicos não necessitem do neutro. Se assim for, será só arranjar o adaptador correto.
Os trifásicos também necessitam do neutro
Esquisito o gajo.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).

Mensagem por pafi » 21 out 2016, 16:13

FullElectric Escreveu:
pafi Escreveu:O tal adaptador serve apenas para "aproveitar" uma tomada trifásica de 4 pinos (3 fases + 1 terra). Na extremidade do adaptador está uma tomada trifásica de 5 pinos. Portanto, depois de ligar o adaptador (que só deve ser usado naqueles quadros com tomadas trifásicas ao lado de monofásicas, por causa de partilhar o fio do neutro) há várias opções:
. Usa-se a tomada trifásica normalmente
. Usa-se outro adaptador para uma tomada monofásica
. Usa-se outro adaptador para aproveitar as 3 fases separadamente (como é o caso daquela extensão "especial")
Isto funciona e é salutar toda a informação para criar opções de carga.
MAS MUITA ATENÇÃO a este processo pois ainda alguém se vai queimar com isto. É imperioso que se saiba exatamente o que se está a fazer. Naquela tomada estão 400V e basta uma simples troca do neutro pela fase na tomada monofásica para fazer um brutal custo circuito, mandar o quadro do centro comercial abaixo e ainda pior, danificar o carro. Penso que substituir o carregador do ZE ronda os 4000€.
Mais uma info, isso só funciona se as duas tomadas estiverem no mesmo circuito diferencial senão manda abaixo o quadro do centro comercial.
Exato e obrigado FullElectric pelo aviso sobre este adaptador! Faltou essa parte do "don't try this at home"!!!
Aquele adaptador foi "criado" para situações muito específicas e com a ajuda de pessoas da área da eletricidade. Por acaso só foi usado naquele dia.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Responder

Voltar para “Renault Zoe”