ZOE 41kWh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por BrunoAlves » 27 out 2016, 09:28

Como diria o outro: é só fazer as contas :mrgreen:
Com 6,9kVA tens 30A disponíveis. Se canalizasses toda a energia para o carro (que em teoria não podes, tens de deixar alguma reserva para a casa funcionar minimamente - ex: iluminação e frigorífico) ias colocar no carro não mais de 6kW (atirando assim um palpite para o rendimento do carregador interno). 41kWh/6kW = 6,83h, considerando potência constante em toda a carga.

Se conseguisses regular a corrente de carga para uns ~~25A e considerando que a carga é mais lenta no final, eu apontava para 9-10h.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por Erbium » 27 out 2016, 09:43

Vmax69 Escreveu:Preciso de um esclarecimento, para um carregamento habitacional com potência contratada de 6,9 kVA, quanto tempo demora a carregar o novo ZOE?
Vale a pena a wall box, que a Renault "oferece"?
Era mais interessante a comprar de outro cabo carregador?
Qual a potência da wall box?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por pemifer » 27 out 2016, 10:03

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:05, editado 1 vez no total.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por santanamos » 27 out 2016, 10:44

A wallbox ainda custa uns 1000€, eu optava por um evse regulável. Poupava uns trocos valentes, podia leva-lo debaixo do braço para viagens mais longas e em casa, pendurava-o num prego para parecer uma 'box de parede' e não andar sempre a mexer na bagageira.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por VETL » 01 nov 2016, 13:59

Com base neste artigo: http://pushevs.com/2016/11/01/renault-z ... alculator/
fiz estas contas:
R.JPG
R.JPG (46.55 KiB) Visto 8081 vezes
Q.JPG
Q.JPG (52.37 KiB) Visto 8081 vezes
A confirmar-se (e corrijam sff alguma gralha - foi feito à pressa), sai reforçada a minha opinião de que este R90 não é nada mau para empresas e/ou para quem puder disponibilizar pelo menos 16A em trifásica.
Carregamentos em monofásico são para esquecer completamente...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por Orlando » 01 nov 2016, 14:04

A eficiência continua a ser o calcanhar de Aquiles.
Para quando carregamento em 20 minutos para os 80%.....???
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por RJSC » 01 nov 2016, 14:27

VETL Escreveu: A confirmar-se (e corrijam sff alguma gralha - foi feito à pressa), sai reforçada a minha opinião de que este R90 não é nada mau para empresas e/ou para quem puder disponibilizar pelo menos 16A em trifásica.
Carregamentos em monofásico são para esquecer completamente...
Para quem quiser uma frota, faz sentido uma rede de EVSEs inteligentes para carregar automaticamente os carros à vez a 22kW em vez de carregar vários simultaneamente em monofásico a 3kW.
Os custos com potência contratada são os mesmos e a eficiência de carregamento aumenta muito.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por BECOOL » 01 nov 2016, 17:59

Bom trabalho VETL.


Mas as calculadoras ainda não são fiáveis, pois dão resultados diferentes de país para país.


Por exemplo no R90, a 7,4 kW de 0 a 80 %, temos 5 h de carregamento no site holandês e nas mesmas condições no site português dá 5 h 40 m.


Vou ter que rever o artigo e alertar que as calculadores ainda não estão 100 % afinadas.



http://www.renault.pt/gama/veiculos-ele ... -carga.jsp

https://www.renault.nl/modellen/elektri ... laden.html

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por BECOOL » 01 nov 2016, 18:05

Parece-me que a calculadora que está mais perto do correcto é a do site espanhol.



http://www.renault.es/gama-renault/gama ... ecarga.jsp

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: ZOE 41kWh

Mensagem por alexmol » 02 nov 2016, 14:46

mjr Escreveu:Alexmol, se bem percebi achas que a capacidade garantida é 0,66/1,1 = 60%. É isso?
É exactamente isso.

No Fluence ZE os 110% de SOH correspondem a 65Ah de capacidade da bateria.
A relação entre 110 e 65 é 1,69.

A minha bateria está com 82,5% de SOH e 48,7Ah, mantem-se a relação de 1,69.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Renault Zoe”