Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por jrochate » 15 jan 2017, 18:47

Agora já percebo :)

Até pela secção do cabo se nota que é trifásico pois tem mais dois condutores de 6mm^2 lá dentro. Deve ficar um chouriço bem mais gordo (nunca vi nenhum).

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por Orlando » 15 jan 2017, 21:42

jbdigit Escreveu:Amanhã já reclamo com a Renault, obrigado
Mas venderam-te o cabo com se fosse para 22kw?
Assim em 1hora só carregaste 7.5kw...tá explicado o teres ficado "piurso".
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por Fil » 16 jan 2017, 01:33

Gostei de ler o relato! A situação do cabo é caricata, espero que tenha sido um erro da renault.

Muitos e bons klms.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por rimsilva » 16 jan 2017, 11:19

Fil Escreveu:Gostei de ler o relato! A situação do cabo é caricata, espero que tenha sido um erro da renault.

Muitos e bons klms.
A BMW também estava a entregar os novos i3 sem o cabo trifásico, o proprietário que me falou na situação pelo menos estava informado, neste caso falta saber se foi esquecimento de alguém, falta de conhecimento ou outra coisa qualquer...

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por beme83 » 16 jan 2017, 11:29

rimsilva Escreveu:
Fil Escreveu:Gostei de ler o relato! A situação do cabo é caricata, espero que tenha sido um erro da renault.

Muitos e bons klms.
A BMW também estava a entregar os novos i3 sem o cabo trifásico, o proprietário que me falou na situação pelo menos estava informado, neste caso falta saber se foi esquecimento de alguém, falta de conhecimento ou outra coisa qualquer...
A marca entrega aquele que pretender a menos que tenha combinado outra coisa com o proprietário. O meu leaf apesar de carregar a 32a veio com cabo de apenas 16a. Tive de adquirir à parte o mesmo de 32a e apesar de ter exposto no stand eles disseram que era aquele cabo que estavam a entregar.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por rimsilva » 16 jan 2017, 11:42

beme83 Escreveu:
rimsilva Escreveu:
Fil Escreveu:Gostei de ler o relato! A situação do cabo é caricata, espero que tenha sido um erro da renault.

Muitos e bons klms.
A BMW também estava a entregar os novos i3 sem o cabo trifásico, o proprietário que me falou na situação pelo menos estava informado, neste caso falta saber se foi esquecimento de alguém, falta de conhecimento ou outra coisa qualquer...
A marca entrega aquele que pretender a menos que tenha combinado outra coisa com o proprietário. O meu leaf apesar de carregar a 32a veio com cabo de apenas 16a. Tive de adquirir à parte o mesmo de 32a e apesar de ter exposto no stand eles disseram que era aquele cabo que estavam a entregar.
Não me parece que seja assim com a BMW, a pessoa com quem falei disse-me que estavam a BMW estava à espera dos cabos (foi no inicio de Outubro), por acho que será para todos os carros (posso confirmar isso facilmente).

Pessoalmente acho que é o que faz sentido, se o carro tem uma tomada para carregamento trifásico, deve trazer um cabo trifásico.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por Filipe » 16 jan 2017, 13:32

Pois, se tem mais cavalos por software :!: :!: :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jbdigit
Mensagens: 39
Registado: 13 dez 2016, 13:33
Data de fabrico: 16 nov 2016
Capacidade bateria: 40 kw
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por jbdigit » 16 jan 2017, 13:49

mais uma publicação no meu blog com duvidas e testes aos cabos de carregamento e seus testes:

http://jbdigit.blogspot.pt/2017/01/zoe- ... os-de.html

transcrição sem as fotos que estão no blog e que não me entendo para as colocar aqui :(:



Testes de carregamento e novas duvidas:

Com o Zoe Ze40 vinha um sabonete (EVSE) que permite carregar em qualquer tomada caseira (Schuko), monofásica, mas que somente debita 10A efectuando um carregamento lento.
Imagem
Mas vinha também este conjunto que segundo os mais experientes, faz com que o sabonete carregue até 14A sendo a corrente que lhe chegue pelo menos de 16A.
Imagem
Verificados os pormenores da coisa, parece que a ficha macho (schuko) do sabonete, de dois pinos, monofásica, altera a info de recepção devido a um iman que existe nesta tomada green up, fazendo com que o sabonete va de 10A a 14A.
Segundo uma informação num forum de ve's, ha um participante que diz simplesmente colocar um iman junto á tomada macho quando ligada a uma tomada normal e que faz o mesmo efeito.
Ainda por testar.... por ver... ficou de me mandar uma foto.

Como o carro não dá indicação da potencia que entra no carregamento sem que se tenha um analizador no proprio carro, não sei como verificar tudo isto. No Z.E Service apenas indica carregamento lento, acelerado ou rapido.

Entretanto feitos alguns carregamentos obtive os resultados seguintes a titulo de exemplo:

em tomada green up com sabonete, corrente 220v 16A, 6h de carregamento, 34% (de 66% a 100%)

em ponto mobi.e a 3,7kw com cabo mennekes-mennekes oem, 2h de carregamento, 35% (de 7% a 42%)

em ponto mobi.e a 22kw com cabo mennekes-mennekes oem, 1h10 de carregamento, 26% (de 6% a 32%)

Feitas as contas parece que a 22kw não carregou, mas talvez uns 7,4kw e que segundo opiniões deve-se ao facto de o cabo mennekes-mennekes oem ser monofásico e não admitir mais que 7,4kw.
Apesar de no cabo admitir 32A, mas a ligação mennekes em pontos de 22kw, é 32Ax3 ou seja trifásico, como só entra uma fase, só vai até 7,4kw. (Não percebo nada disto, apenas estou a tentar interpretar os dados que vou lendo. (Electricidade e eu temos uma relação de distancia mental eheheheh)
Imagem
Imagem


Se o mennekes-mennekes for trifásico, já carrega a 22kw e a ficha tem cinco pinos conforme esta imagem que me mandaram:
Imagem


Já reclamei junto do Entreposto Renault A Fontes em Aveiro, porque é que um carro que é suposto carregar ate 22kw, publicitado para essa carga, traz um cabo que limita o carregamento a 7,4kw.
Isto para não falar que o motor R90 só carrega no maximo de 22kw e nao os 43kw que muitos publicitam e que em anteriores modelos do zoe, deu problemas.

Segundo os mais criticos, apenas é uma questão de software que limita, e , que os problmeas que existiram, não tem a ver com o motor ou o carro em si, mas com os pontos de carregamento de fabricantes diferentes que provocavam o stress no carregamento ao próprio veiculo e as baterias.

Aguardemos novos desenvolvimentos
Última edição por jbdigit em 16 jan 2017, 15:44, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por pnunes » 16 jan 2017, 14:30

jbdigit Escreveu:
problmeas que existiram, não tem a ver com o motor ou o carro em si, mas com os pontos de carregamento de fabricantes diferentes que provocavam o stress no carregamento ao próprio veiculo e as baterias.

Aguardemos novos desenvolvimentos
Gostei desta parte, foi um verdadeiro espalhanço :lol:
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

jbdigit
Mensagens: 39
Registado: 13 dez 2016, 13:33
Data de fabrico: 16 nov 2016
Capacidade bateria: 40 kw
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia

Mensagem por jbdigit » 16 jan 2017, 14:32

pnunes Escreveu:
jbdigit Escreveu:
problmeas que existiram, não tem a ver com o motor ou o carro em si, mas com os pontos de carregamento de fabricantes diferentes que provocavam o stress no carregamento ao próprio veiculo e as baterias.

Aguardemos novos desenvolvimentos
Gostei desta parte, foi um verdadeiro espalhanço :lol:
Espalhanço? Meu?

Responder

Voltar para “Renault Zoe”