Renault Zoe 40 - autonomia real
-
- Registado: 29 dez 2013, 18:51
- Data de fabrico: 03 mar 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Renault Zoe 40 - autonomia real
Boa tarde,
estou a pensar seriamente adquirir um renault zoe40. Vou amanhã realizar um test drive para ver se gosto do carro.
A campanha actual parece-me interessante e iria para a opção com compra de bateria. Li alguns diários de bordo por aqui, no entanto fica sempre a duvida de sempre: autonomia real
No stand dizem-me que para o meu percurso diário, devo ter uma autonomia de 270km reais.
O meu percurso sao cerca de 90km por dia (45 para cada lado), sendo cerca de 10km em nacional, 20km auto estrada (vasco da gama e IC33), e os restantes 10 a 15 km em cidade de Lisboa.
Na ponte geralmente vou a velocidades mais altas (120 a 130km/h), na nacional a cerca de 80 ou 90km/h.
Parece-vos viavel, de acordo com a vossa experiencia, um Zoe para estes trajectos diários? Acham que a autonomia real neste caso seriam os 270km? (aí teria que carregar de 2 em 2 dias, o que me parece bem).
Obrigado desde já
estou a pensar seriamente adquirir um renault zoe40. Vou amanhã realizar um test drive para ver se gosto do carro.
A campanha actual parece-me interessante e iria para a opção com compra de bateria. Li alguns diários de bordo por aqui, no entanto fica sempre a duvida de sempre: autonomia real
No stand dizem-me que para o meu percurso diário, devo ter uma autonomia de 270km reais.
O meu percurso sao cerca de 90km por dia (45 para cada lado), sendo cerca de 10km em nacional, 20km auto estrada (vasco da gama e IC33), e os restantes 10 a 15 km em cidade de Lisboa.
Na ponte geralmente vou a velocidades mais altas (120 a 130km/h), na nacional a cerca de 80 ou 90km/h.
Parece-vos viavel, de acordo com a vossa experiencia, um Zoe para estes trajectos diários? Acham que a autonomia real neste caso seriam os 270km? (aí teria que carregar de 2 em 2 dias, o que me parece bem).
Obrigado desde já
--
electric
electric
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
Re: Renault Zoe 40 - autonomia real
Excelente dedicsão
90km * 2 dias = 180km, não conheço os consumos do ZOE mas parece-me que tem de facto uma grande folga. Admitindo um consumo de 15kWh (facilmente deve conseguir menos) gastaria 27kWh, ou seja 68% da carga de 40.
Como vai carregar?
Porque não carregar até mesmo todos os dias? Penso que até deva ser melhor, utilizar a bateria entre os 20% e os 80%, evitando as descargas mais profundas.
Desse modo, carregar todos os dias, tem sempre km`s para umas voltas adicionais ou algum imprevisto que possa surgir.
Cumprimentos

90km * 2 dias = 180km, não conheço os consumos do ZOE mas parece-me que tem de facto uma grande folga. Admitindo um consumo de 15kWh (facilmente deve conseguir menos) gastaria 27kWh, ou seja 68% da carga de 40.
Como vai carregar?
Porque não carregar até mesmo todos os dias? Penso que até deva ser melhor, utilizar a bateria entre os 20% e os 80%, evitando as descargas mais profundas.
Desse modo, carregar todos os dias, tem sempre km`s para umas voltas adicionais ou algum imprevisto que possa surgir.
Cumprimentos
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
DB SR Leaf
-
obrigado! Teoricamente sim, há folga. Não sei é se na realidade, com tanta auto estrada, é de facto realista esta folga.LuisG Escreveu:Excelente dedicsão![]()
Como vai carregar?
Cumprimentos
Talvez deva carregar todos os dias sim, mas na eventualidade de não conseguir carregar todos os dias, pode haver necessidade de usar o carro dois dias seguidos sem carregar (ou esquecer-me, ou nao ir a casa tempo suficiente, etc).
Quem conduz, que acha do carro em comparação com o leaf? Melhor autonomia, certo?
A renault oferece o carregador (wallbox creio eu) e respectiva instalação na minha garagem, contudo se não o quiser tenho oferta desse valor em desconto. Será que vale a pena? Deixar em casa a carregar durante a noite não será suficiente se carregar todos os dias?
cpts,
--
electric
electric
Mesmo sendo pessimista e a autonomia seja inferior e ao invés de 270km's seja só 200km's já dá para 2 dias... acho que pode ficar descansada. Acredito que dê no mínimo para 250km's nesse percurso...
Habitualmente desaconselho altas velocidades em VE`s, mas 90kms!!!! isso é peanuts para o zoe 40.
Autonomias reais: 1- AE sempre a 120/130kms, à volta de 150kms.
2- misto de AE (poucos kms) e nacionais dentro dos limites, faz à volta de 320kms
3- só cidade e com cuidado, pode chegar aos 400kms.
De qualquer modo não há segredos, é igual em todos os VE`s, a autonomia é proporcional ao peso do pé...
, mas 90 kms até podia ir sempre a 130...
Aquilo que noto é que o carro é muito sensível ao vento de frente, e se for forte, pode aumentar entre 30 a 40% os consumos.
O meu consumo mantém-se nos 12,3 kwh, mas faço uma condução zen, sem no entanto empatar...

Autonomias reais: 1- AE sempre a 120/130kms, à volta de 150kms.
2- misto de AE (poucos kms) e nacionais dentro dos limites, faz à volta de 320kms
3- só cidade e com cuidado, pode chegar aos 400kms.
De qualquer modo não há segredos, é igual em todos os VE`s, a autonomia é proporcional ao peso do pé...

Aquilo que noto é que o carro é muito sensível ao vento de frente, e se for forte, pode aumentar entre 30 a 40% os consumos.
O meu consumo mantém-se nos 12,3 kwh, mas faço uma condução zen, sem no entanto empatar...
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
Valtores não penses duas vezes. Podes andar à vontadinha que fazes esse percurso duas vezes sem carregar
Cuidado é com os limites de velocidade, os peões, etc... Ou seja cuidado com coisas importantes.
Vais adorar ter um VE.
Com jeitinho eu faria esse percurso com o meu clone, que tem quase 1/3 da bateria desse Zoe.

Vais adorar ter um VE.
Com jeitinho eu faria esse percurso com o meu clone, que tem quase 1/3 da bateria desse Zoe.
-
muito obrigado por todos os esclarecimentos.
já agora, não sou "senhora", sou senhor ehehehe
O pé é ligeiramente pesado, mesmo que nos limites. Fazer a ponte vasco da gama todos os dias devagar é uma seca, por isso acabo por esticar o pé até aos 120 ou 130kmh à vontade. Mais devagar é chato.
a outra alternativa seria o leaf, contudo tenho receio que aí a autonomia seja já muito limitada.
já agora, não sou "senhora", sou senhor ehehehe

O pé é ligeiramente pesado, mesmo que nos limites. Fazer a ponte vasco da gama todos os dias devagar é uma seca, por isso acabo por esticar o pé até aos 120 ou 130kmh à vontade. Mais devagar é chato.
a outra alternativa seria o leaf, contudo tenho receio que aí a autonomia seja já muito limitada.
--
electric
electric
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
Faço todos os dias 140/150km´s com o Leaf, 80% em AE e IC. Chega e sobra. Em pouco mais de 4 meses, já leva 17k km`s.
Em AE, uso o CC entre o 105 a 115km`s/h. Neste estilo de condução, faço média entre os 13-14kWh, ou que dará autonomia p/ 180/190km`s. Carrego todas as noites s/ stress e durante a semana por vezes visito o Lidl
90 km`s diários, até o modelo de 24kWh é competente.
Avança que não te arrependerás, o importante é que seja VE.
Em AE, uso o CC entre o 105 a 115km`s/h. Neste estilo de condução, faço média entre os 13-14kWh, ou que dará autonomia p/ 180/190km`s. Carrego todas as noites s/ stress e durante a semana por vezes visito o Lidl

90 km`s diários, até o modelo de 24kWh é competente.
Avança que não te arrependerás, o importante é que seja VE.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
DB SR Leaf
DB SR Leaf
Eu não compraria a wallbox, prefiro um evse portátil, faz exactamente o mesmo que a wallbox, com a vantagem de ser mais barato e portátil, podendo usar em viagens. Com os 1000€ da wallbox compra um evse portátil e sobram 400€.
Mesmo com o leaf 30kWh faz esse percurso a brincar e a todo o gás. Aconselho a carregar todos os dias, não faz mal nenhum . Evitar descer dos 20% é mais importante, na minha opinião.
O importante é comprar um VE. A fazer esses klms vai poupar milhares.
Boa sorte na escolha.
Mesmo com o leaf 30kWh faz esse percurso a brincar e a todo o gás. Aconselho a carregar todos os dias, não faz mal nenhum . Evitar descer dos 20% é mais importante, na minha opinião.
O importante é comprar um VE. A fazer esses klms vai poupar milhares.
Boa sorte na escolha.
-
gosto bastante mais do leaf, mas tenho algum receio da autonomia...
o zoe tira-me mais essa preocupação.
mas se com o leaf conseguir andar à vontade neste percurso (e mais umas voltinhas), era ouro sobre azul.
o zoe tira-me mais essa preocupação.
mas se com o leaf conseguir andar à vontade neste percurso (e mais umas voltinhas), era ouro sobre azul.
--
electric
electric