Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Asa
Mensagens: 7
Registado: 19 mar 2017, 02:05
Data de fabrico: 12 jun 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por Asa » 16 set 2017, 01:47

Aqui está a minha viagem de Coimbra a Armação de Pêra (Algarve) e seu regresso:
Demorei 9H30m a chegar ao destino, havendo 80 minutos percalços. De notar que cumpri sempre os limites de velocidade.
-Saí de Coimbra às 03H50m com bateria 100%;
- Percorridos 150 Km pela IC2, cheguei à 1ª paragem (Aveiras), bateria encontrava-se nos 44%, carregou 20,65 KW durante 1H03m até aos 90%;
- Segunda paragem, circulei pela A1 e A2 (Palmela), julgava que ia “satisfazer” as baterias, mas PCR’s encontravam-se avariados para carregar o ZOE. Falei com a funcionária, esta informou que me ajudava, facultando um ponto de carga junto à lavagem das viaturas. Como eu tinha um carregador portátil que suporta o trifásico, julgava que iria ali “encher o depósito”, enganei-me! Nada mais que uma simples tomada doméstica. 40 Minutos ali perdidos. (SEGUI VIAGEM).
- 122 Km percorridos desde a 1ª paragem (Aveiras), cheguei à 2ª paragem (Alcácer do Sal), pela A2, bateria encontrava-se nos 48%, carregou 19,50 KW durante 1H00m, até aos 90%;
- 77 Km percorridos, cheguei à 3ª paragem pela A2 (Aljustrel), bateria encontrava-se nos 65%, carregou 12,34 KW durante 40m, até aos 91%. Encontrava-se um Zoe que ali permaneceu para além da minha chegada cerca 5 minutos. Depois avançou um Tesla que ali esteve durante 35 minutos;
- Após a carga em Aljustrel , saí para aquela Vila, percorri a Nacional 261 e logo de seguida a Nacional 263, posteriormente, apanhei a IC1 com destino a Armação de Pêra. Cheguei pelas 13H20m com 48% de bateria;
Colocando a carga completa na bateria. Deu-me um consumo de 72Kw numa viagem de 468 Km.
Na volta, a única diferença foi, após a carga em Alcácer do sal, saí para a IC1 em direcção a Vila Franca de Xira. Em Aveiras, carreguei desde 51% até aos 83%. Quando cheguei a Condeixa, tirei o modo ECO e foi sempre andar (estava mortinho de chegar a casa). Cheguei com 32%. Este regresso, percorri 445Km (68Kw).
Última edição por Asa em 16 set 2017, 20:39, editado 1 vez no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por Fil » 16 set 2017, 02:18

Grande viagem Asa! De facto os zoe não carregam em Palmela, já ficaste a saber para a próxima viagem.

Fizeste a viagem com grandes margens de bateria, dava para esticar bem mais. A que velocidade foste?

Continua! Muitos e bons klms. Parabéns;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por BrunoAlves » 16 set 2017, 02:44

Parabéns pela aventura. Como disse o Fil, chegaste sempre com grande margem, podias talvez ter evitado uma paragem?

Com certeza que a próxima viagem já vai ser muito mais confortável e algo mais rápida ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Asa
Mensagens: 7
Registado: 19 mar 2017, 02:05
Data de fabrico: 12 jun 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por Asa » 16 set 2017, 06:17

Nas Nacionais, sempre a cumprir os limites de velocidade, nunca ultrapassando os 20 Km/h acima do legalmente previsto (exe: 50 Km/h, circulava entre 60 a 70 Km/h). Em Auto estrada, também sempre em Eco e não ultrapassando os 95 Km/h.
Em Palmela, foi um erro da minha parte, já tinha lido qualquer coisa sobre isso e essa informação afinal estava bem relatada no “Eletromaps”, paciência.
Sempre quis ter uma boa margem de bateria, por que estava com receio de existir algum avariado, como foi o caso de Palmela. Todos nós sabemos que a parte Sul do Pais está ao abandono, até no que diz respeito aos novos 202 que iram ser colocados, na zona do Algarve, NEM UM !!!

Asa
Mensagens: 7
Registado: 19 mar 2017, 02:05
Data de fabrico: 12 jun 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por Asa » 16 set 2017, 08:49

BrunoAlves Escreveu:Parabéns pela aventura. Como disse o Fil, chegaste sempre com grande margem, podias talvez ter evitado uma paragem?

Com certeza que a próxima viagem já vai ser muito mais confortável e algo mais rápida ;)

O problema é que se tivesse optado por menos uma paragem, iria com toda a certeza estar mais tempo em carga, dando a origem a que outros utilizadores estivessem mais tempo aguardar.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por mjr » 16 set 2017, 10:10

No caso do Zoe não faz grande diferença esticar mais a bateria pois a CR é só a 22kW. Só no final da viagem é que valeria a pena esticar um pouco mais e chegar com um SOC baixo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Asa
Mensagens: 7
Registado: 19 mar 2017, 02:05
Data de fabrico: 12 jun 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por Asa » 16 set 2017, 20:46

mjr Escreveu:No caso do Zoe não faz grande diferença esticar mais a bateria pois a CR é só a 22kW. Só no final da viagem é que valeria a pena esticar um pouco mais e chegar com um SOC baixo.
Por essa razão é que estiquei quase ao chegar no regresso a Coimbra.
Não pude esticar no sentido Algarve por que precisava de bateria para visitar Sagres no dia seguinte. Algarve em termos de PCR' não é de confiar, está completamente ao abandono.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por cacoila » 18 set 2017, 10:15

Pois, por aqui só mesmo o PCR da AS de Loulé (consegue-se lá ir sem pagar portagem, está num pequeno troço sem pórtico, entra-se em Boliqueime e saí-se para Loulé, ou vice-versa) de resto é para esquecer. Postos de carregamento (lento) só em Portimão (na BMW) e fica numa zona em que não se sai de lá a pé para lado nenhum, é no meio de quase nada, tem o Continente um pouco acima mas é só mesmo continente, não é shopping. Entretanto ontem foram adicionados ao Electromaps dois postos de 22Kw em Albufeira, supostamente geridos pela própria câmara municipal, como até estava por aqueles lados fui tentar vê-los, e foi só isso, tentar... Nem locais já definidos há, nada. Talvez venham a ser mas para já não há absolutamente nada... Cheira-me a anuncio pré-eleitoral, pouco mais que isso, até porque dos tais cento e tal postos de 22Kw previstos pela MobiE não havia nenhum no Algarve (nem perto) portanto não sei para quando serão estes dois.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por rnlcarlov » 18 set 2017, 10:41

cacoila Escreveu:Pois, por aqui só mesmo o PCR da AS de Loulé (consegue-se lá ir sem pagar portagem, está num pequeno troço sem pórtico, entra-se em Boliqueime e saí-se para Loulé, ou vice-versa) de resto é para esquecer. Postos de carregamento (lento) só em Portimão (na BMW) e fica numa zona em que não se sai de lá a pé para lado nenhum, é no meio de quase nada, tem o Continente um pouco acima mas é só mesmo continente, não é shopping. Entretanto ontem foram adicionados ao Electromaps dois postos de 22Kw em Albufeira, supostamente geridos pela própria câmara municipal, como até estava por aqueles lados fui tentar vê-los, e foi só isso, tentar... Nem locais já definidos há, nada. Talvez venham a ser mas para já não há absolutamente nada... Cheira-me a anuncio pré-eleitoral, pouco mais que isso, até porque dos tais cento e tal postos de 22Kw previstos pela MobiE não havia nenhum no Algarve (nem perto) portanto não sei para quando serão estes dois.
E o centro comercial Aqua? Tanto quanto sei tem lá zona para carregamento de veículos elétricos.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem de Coimbra - Armação de Pêra

Mensagem por cacoila » 18 set 2017, 10:44

Sim tem mas é uma tomada normal não é um ponto de carregamento propriamente dito, serve para desenrascar mas para carregar um ZOE 40 é capaz de ser complicado, o shopping não é assim tão grande... :lol:

Responder

Voltar para “Renault Zoe”