Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1178
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 27 jul 2018, 23:50

Link para o video do DB

https://youtu.be/tZJ2WcvIMys
Última edição por BrunoFonseca em 04 ago 2018, 23:47, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 28 jul 2018, 01:17

Bom relato de viagem, obrigado :clap:

Só gostaria de perguntar: porquê sair com SOC tão baixo? Decerto reduzia stress e tempo de carregamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1178
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 01:36

A pergunta faz sentido. Como estou de férias a última carga ocorreu em tomada de 10A. Achei que fazia mais sentido carregar no PCR. Já agora, o tempo que passei a carregar não foram tempos de espera. Foram tempos de Pequeno-almoço; Almoço; Lanche.

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 1353
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por MRider » 28 jul 2018, 11:02

Quando se tem um VE devemos sair com o soc o mais alto possível.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1178
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 12:06

Segue uma tabela com alguns dados onde se pode concluir que:

Não seria possível fazer a viagem de ida e volta sem carregamento: para os quase 362 Km percorridos foram consumidos 46 kW (43 no mínimo 48,5 no máximo - o relatório de viagem não mostra casas decimais no consumo

O tempo de condução foi quase de 6 horas, que não difere muito se tivesse sido feito com um CI, apenas o facto de se ter de efectuar desvio para o PCR de Aljustrel

O tempo total de carregamento foi de 4h37, contudo não foi tempo perdido. Se tivesse efectuado com um CI, possivelmente seria reduzido em 1h

Concluo com o óbvio... a rede de carregadores tem que ser melhorada. Não faz sentido existirem apenas PCR/PCN em áreas de serviço das AE. Note-se que os SC da Tesla se encontram fora das AE. Esta situação obriga o VE utilizarem AE quando as velocidades médias sugerem a utilização de outras vias. O desvio efectuado para aceder ao PCR foi superior a 40 Km

É sem dúvida uma oportunidade para os restaurantes à beira das estradas nacionais, mas não com Schukos. Se os restaurantes instalassem WB de 7,4 ou 22 iriam certamente ganhar muita clientela dos VE

As zonas turísticas também deveriam apostar em carregadores. O meu destino foi uma Barragem Hidro-eléctrica, e certamente o que não falta lá é energia eléctrica. Teria sido sem dúvida uma mais valia ter podido carregar lá o meu VE

A cidade de Beja foi abandonada no que diz respeito à mobilidade eléctrica. Espero que melhores dia venham... em 5 pontos de carregamento Mobi.e apenas 1 funciona e o visor está danificado.

Espero que tenham gostado deste meu DB e que possa ter sido útil para alguém... deu-me um certo gozo fazê-lo
Anexos
dados.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1178
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 12:08

MRider Escreveu:
28 jul 2018, 11:02
Quando se tem um VE devemos sair com o soc o mais alto possível.
Concordo. Tinha um plano de viagem e o SoC era suficiente para chegar ao PCR... ou se lá desse bronca tinha que voltar para trás.
Mesmo com SoC a 100% tinha obrigatoriamente fazer pelo menos 1 carga no caminho

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 15:26

Fantástico! Parabéns pelo vídeo. Que software usaste?

Concordo com todas as conclusões. Acrescento que em Faro ainda é mais engraçado (claro que em Faro há mais esperança). Todos os PCNs avariados. Em Outubro de 2017 substituíram 2 dos antigos por novos de 22kW. Não foram postos em funcionamento. Estão na rua, a estragar-se, e nunca foram ligados, já lá vão 9 meses.

O R90 carrega a 22kW ou a 43kW?

Como é a potência de carregamento ao longo do SoC? Encontraste informação sobre isso?
Provavelmente, acima dos 80% o carregamento torna-se mais lento. Então, em viagem, pode fazer mais sentido não carregar até um SoC tão alto em PCR.

Convém não misturar unidades de potência e energia. Se eu carregar a uma potência de 22kW durante uma hora, carreguei um total de 22kWh de energia. Na tabela, aquela coluna de kW é o total de energia carregado medido pelo PCR, não é?

No caso do primeiro carregamento, foi dos 25 aos 95%, portanto carregou 70% da bateria. Ora 70% de 41kWh são 28.7kWh, a energia útil. É bom! Isso são 93% dos 30,8kWh medidos pelo PCR. Como demorou 1h26 minutos, isso dá 1,43 horas, a potência média foi 28,7kWh / 1,43h = 20kW.

Agora interessava saber se a potência foi mais alta no princípio e se foi baixando ao longo de carregamento, para saber até que nível de SoC compensa carregar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1178
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 16:43

Obrigado pelo comentário migle

O software que utlizei foi o Editor de Video do Windows 10. Algo semelhante ao MovieMaker das versões anteriores do Windows.

O R90 carrega apenas a 22kW

Relativamente à potência de carregamento ao longo do SoC ainda não tenho muita informação, mas já encomendei a tal tomada para ligar ao carro e medir pelo CanZE.
Seja como for da primeira vez que carreguei num PCR (Alcácer do Sal S/N) enquanto esperava, cronometrei o tempo para cada ponto percentual (ver anexo) dos 99% aos 100% demora 30 minutos, mas nunca fiquei até ao fim...
Nota: Como tenho o VE há apenas 1 mês e picos, ainda ando a fazer algumas experiências, mas garanto que nenhum VE ficou por carregar por eu estar a utilizar um PCR com mais de 80% de SoC
Anexos
tempos_parciais_carregamento.jpg
Última edição por BrunoFonseca em 28 jul 2018, 16:57, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1178
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 16:46

migle Escreveu:
28 jul 2018, 15:26
Na tabela, aquela coluna de kW é o total de energia carregado medido pelo PCR, não é?
A informação relativa à carga (tempo de carregamento e kW) foi obtida dos mails que a Mobi.e envia após terminar os carregamentos

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 28 jul 2018, 17:42

kWh, não kW ;-) O que vem no mail é tempo e energia.
viewtopic.php?f=2&t=4784
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Renault Zoe”