Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
- BrunoFonseca
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Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Última edição por BrunoFonseca em 04 ago 2018, 23:47, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Bom relato de viagem, obrigado
Só gostaria de perguntar: porquê sair com SOC tão baixo? Decerto reduzia stress e tempo de carregamento.
Só gostaria de perguntar: porquê sair com SOC tão baixo? Decerto reduzia stress e tempo de carregamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
A pergunta faz sentido. Como estou de férias a última carga ocorreu em tomada de 10A. Achei que fazia mais sentido carregar no PCR. Já agora, o tempo que passei a carregar não foram tempos de espera. Foram tempos de Pequeno-almoço; Almoço; Lanche.
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Segue uma tabela com alguns dados onde se pode concluir que:
Não seria possível fazer a viagem de ida e volta sem carregamento: para os quase 362 Km percorridos foram consumidos 46 kW (43 no mínimo 48,5 no máximo - o relatório de viagem não mostra casas decimais no consumo
O tempo de condução foi quase de 6 horas, que não difere muito se tivesse sido feito com um CI, apenas o facto de se ter de efectuar desvio para o PCR de Aljustrel
O tempo total de carregamento foi de 4h37, contudo não foi tempo perdido. Se tivesse efectuado com um CI, possivelmente seria reduzido em 1h
Concluo com o óbvio... a rede de carregadores tem que ser melhorada. Não faz sentido existirem apenas PCR/PCN em áreas de serviço das AE. Note-se que os SC da Tesla se encontram fora das AE. Esta situação obriga o VE utilizarem AE quando as velocidades médias sugerem a utilização de outras vias. O desvio efectuado para aceder ao PCR foi superior a 40 Km
É sem dúvida uma oportunidade para os restaurantes à beira das estradas nacionais, mas não com Schukos. Se os restaurantes instalassem WB de 7,4 ou 22 iriam certamente ganhar muita clientela dos VE
As zonas turísticas também deveriam apostar em carregadores. O meu destino foi uma Barragem Hidro-eléctrica, e certamente o que não falta lá é energia eléctrica. Teria sido sem dúvida uma mais valia ter podido carregar lá o meu VE
A cidade de Beja foi abandonada no que diz respeito à mobilidade eléctrica. Espero que melhores dia venham... em 5 pontos de carregamento Mobi.e apenas 1 funciona e o visor está danificado.
Espero que tenham gostado deste meu DB e que possa ter sido útil para alguém... deu-me um certo gozo fazê-lo
Não seria possível fazer a viagem de ida e volta sem carregamento: para os quase 362 Km percorridos foram consumidos 46 kW (43 no mínimo 48,5 no máximo - o relatório de viagem não mostra casas decimais no consumo
O tempo de condução foi quase de 6 horas, que não difere muito se tivesse sido feito com um CI, apenas o facto de se ter de efectuar desvio para o PCR de Aljustrel
O tempo total de carregamento foi de 4h37, contudo não foi tempo perdido. Se tivesse efectuado com um CI, possivelmente seria reduzido em 1h
Concluo com o óbvio... a rede de carregadores tem que ser melhorada. Não faz sentido existirem apenas PCR/PCN em áreas de serviço das AE. Note-se que os SC da Tesla se encontram fora das AE. Esta situação obriga o VE utilizarem AE quando as velocidades médias sugerem a utilização de outras vias. O desvio efectuado para aceder ao PCR foi superior a 40 Km
É sem dúvida uma oportunidade para os restaurantes à beira das estradas nacionais, mas não com Schukos. Se os restaurantes instalassem WB de 7,4 ou 22 iriam certamente ganhar muita clientela dos VE
As zonas turísticas também deveriam apostar em carregadores. O meu destino foi uma Barragem Hidro-eléctrica, e certamente o que não falta lá é energia eléctrica. Teria sido sem dúvida uma mais valia ter podido carregar lá o meu VE
A cidade de Beja foi abandonada no que diz respeito à mobilidade eléctrica. Espero que melhores dia venham... em 5 pontos de carregamento Mobi.e apenas 1 funciona e o visor está danificado.
Espero que tenham gostado deste meu DB e que possa ter sido útil para alguém... deu-me um certo gozo fazê-lo
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Concordo. Tinha um plano de viagem e o SoC era suficiente para chegar ao PCR... ou se lá desse bronca tinha que voltar para trás.
Mesmo com SoC a 100% tinha obrigatoriamente fazer pelo menos 1 carga no caminho
- migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Fantástico! Parabéns pelo vídeo. Que software usaste?
Concordo com todas as conclusões. Acrescento que em Faro ainda é mais engraçado (claro que em Faro há mais esperança). Todos os PCNs avariados. Em Outubro de 2017 substituíram 2 dos antigos por novos de 22kW. Não foram postos em funcionamento. Estão na rua, a estragar-se, e nunca foram ligados, já lá vão 9 meses.
O R90 carrega a 22kW ou a 43kW?
Como é a potência de carregamento ao longo do SoC? Encontraste informação sobre isso?
Provavelmente, acima dos 80% o carregamento torna-se mais lento. Então, em viagem, pode fazer mais sentido não carregar até um SoC tão alto em PCR.
Convém não misturar unidades de potência e energia. Se eu carregar a uma potência de 22kW durante uma hora, carreguei um total de 22kWh de energia. Na tabela, aquela coluna de kW é o total de energia carregado medido pelo PCR, não é?
No caso do primeiro carregamento, foi dos 25 aos 95%, portanto carregou 70% da bateria. Ora 70% de 41kWh são 28.7kWh, a energia útil. É bom! Isso são 93% dos 30,8kWh medidos pelo PCR. Como demorou 1h26 minutos, isso dá 1,43 horas, a potência média foi 28,7kWh / 1,43h = 20kW.
Agora interessava saber se a potência foi mais alta no princípio e se foi baixando ao longo de carregamento, para saber até que nível de SoC compensa carregar.
Concordo com todas as conclusões. Acrescento que em Faro ainda é mais engraçado (claro que em Faro há mais esperança). Todos os PCNs avariados. Em Outubro de 2017 substituíram 2 dos antigos por novos de 22kW. Não foram postos em funcionamento. Estão na rua, a estragar-se, e nunca foram ligados, já lá vão 9 meses.
O R90 carrega a 22kW ou a 43kW?
Como é a potência de carregamento ao longo do SoC? Encontraste informação sobre isso?
Provavelmente, acima dos 80% o carregamento torna-se mais lento. Então, em viagem, pode fazer mais sentido não carregar até um SoC tão alto em PCR.
Convém não misturar unidades de potência e energia. Se eu carregar a uma potência de 22kW durante uma hora, carreguei um total de 22kWh de energia. Na tabela, aquela coluna de kW é o total de energia carregado medido pelo PCR, não é?
No caso do primeiro carregamento, foi dos 25 aos 95%, portanto carregou 70% da bateria. Ora 70% de 41kWh são 28.7kWh, a energia útil. É bom! Isso são 93% dos 30,8kWh medidos pelo PCR. Como demorou 1h26 minutos, isso dá 1,43 horas, a potência média foi 28,7kWh / 1,43h = 20kW.
Agora interessava saber se a potência foi mais alta no princípio e se foi baixando ao longo de carregamento, para saber até que nível de SoC compensa carregar.
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Obrigado pelo comentário migle
O software que utlizei foi o Editor de Video do Windows 10. Algo semelhante ao MovieMaker das versões anteriores do Windows.
O R90 carrega apenas a 22kW
Relativamente à potência de carregamento ao longo do SoC ainda não tenho muita informação, mas já encomendei a tal tomada para ligar ao carro e medir pelo CanZE.
Seja como for da primeira vez que carreguei num PCR (Alcácer do Sal S/N) enquanto esperava, cronometrei o tempo para cada ponto percentual (ver anexo) dos 99% aos 100% demora 30 minutos, mas nunca fiquei até ao fim...
Nota: Como tenho o VE há apenas 1 mês e picos, ainda ando a fazer algumas experiências, mas garanto que nenhum VE ficou por carregar por eu estar a utilizar um PCR com mais de 80% de SoC
O software que utlizei foi o Editor de Video do Windows 10. Algo semelhante ao MovieMaker das versões anteriores do Windows.
O R90 carrega apenas a 22kW
Relativamente à potência de carregamento ao longo do SoC ainda não tenho muita informação, mas já encomendei a tal tomada para ligar ao carro e medir pelo CanZE.
Seja como for da primeira vez que carreguei num PCR (Alcácer do Sal S/N) enquanto esperava, cronometrei o tempo para cada ponto percentual (ver anexo) dos 99% aos 100% demora 30 minutos, mas nunca fiquei até ao fim...
Nota: Como tenho o VE há apenas 1 mês e picos, ainda ando a fazer algumas experiências, mas garanto que nenhum VE ficou por carregar por eu estar a utilizar um PCR com mais de 80% de SoC
Última edição por BrunoFonseca em 28 jul 2018, 16:57, editado 1 vez no total.
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
A informação relativa à carga (tempo de carregamento e kW) foi obtida dos mails que a Mobi.e envia após terminar os carregamentos
- BrunoAlves
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
kWh, não kW O que vem no mail é tempo e energia.
viewtopic.php?f=2&t=4784
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Têm toda a razão. Não tinha reparado que a informação da Mobi.e era em kWh. Acho que fazia mais sentido indicarem mesmo a quantidade de kW carregados.
Quando for a pagar o que irá interessar? O nº de kWh, o nº kW ou somente o tempo de carregamento?
Segue a correcção da tabela
Quando for a pagar o que irá interessar? O nº de kWh, o nº kW ou somente o tempo de carregamento?
Segue a correcção da tabela