Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 08 mai 2019, 11:43

2 problemas:
O primeiro foi com os serviços conectados, que conseguiram resolver
O segundo foi viciar-me em conduzir VE!

quide
Mensagens: 30
Registado: 16 abr 2019, 21:56
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por quide » 08 mai 2019, 12:07

BrunoFonseca Escreveu:
08 mai 2019, 11:43
2 problemas:
O primeiro foi com os serviços conectados, que conseguiram resolver
O segundo foi viciar-me em conduzir VE!
R-Link?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 08 mai 2019, 12:20

Sim

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 17 mai 2019, 00:45

Fica aqui o relato da ida ao ENVE
54 Km separam Rio de Mouro (Sintra) de Torres Vedras, e dada a possibilidade de carregar no ENVE a viagem foi efectuadada sem preocupações de consumo.
O itinerário foi A16 (Mira Sintra) - CREL - A8 (Torres Vedras Sul) - Expo Torres
Nas imagens abaixo é perceptível ter noção da localização tendo em consideração a velocidade e o consumo.
Foi possível manter a velocidade perto dos 120 Km/h durante grande parte do percurso em AE. De notar que a A8 tem declives acentuados que não favorecem grandes velocidades.
No inicio da viagem o SoC era de 82%, tendo chegado ao ENVE ainda com 56%.
O Consumo médio foi de 17,9 kWh/100 km com uma velocidade média de 80,8 km/h. À saída da A8 o consumo médio estava mais próximo do 20 kWh/100 km
Anexos
Diapositivo5.JPG
Diapositivo4.JPG
Diapositivo3.JPG
Diapositivo2.JPG
Diapositivo1.JPG

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por pemifer » 17 mai 2019, 15:44

Eu no Leaf 40 fiz 16.2
Embora a média indique 52km/h fui com o Pro-Pilot nos 110.
20190511_191802_1.jpg
20190511_191802_1.jpg (48.43 KiB) Visto 4236 vezes

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 17 mai 2019, 16:28

pemifer Escreveu:
17 mai 2019, 15:44
Eu no Leaf 40 fiz 16.2
Embora a média indique 52km/h fui com o Pro-Pilot nos 110.
20190511_191802_1.jpg
O Zoe é poupadinho em cidade (modo eco), mas é um goloso em AE ainda por cima a velocidades de 120 km/h

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por pemifer » 17 mai 2019, 16:49

BrunoFonseca Escreveu:
17 mai 2019, 16:28
O Zoe é poupadinho em cidade (modo eco), mas é um goloso em AE ainda por cima a velocidades de 120 km/h
Pareceu-me que tinhas escrito 100...
A 120, no Leaf, deve ser mais ou menos o mesmo.

quide
Mensagens: 30
Registado: 16 abr 2019, 21:56
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por quide » 19 mai 2019, 09:55

BrunoFonseca Escreveu:
17 mai 2019, 00:45
Fica aqui o relato da ida ao ENVE
54 Km separam Rio de Mouro (Sintra) de Torres Vedras, e dada a possibilidade de carregar no ENVE a viagem foi efectuadada sem preocupações de consumo.
O itinerário foi A16 (Mira Sintra) - CREL - A8 (Torres Vedras Sul) - Expo Torres
Nas imagens abaixo é perceptível ter noção da localização tendo em consideração a velocidade e o consumo.
Foi possível manter a velocidade perto dos 120 Km/h durante grande parte do percurso em AE. De notar que a A8 tem declives acentuados que não favorecem grandes velocidades.
No inicio da viagem o SoC era de 82%, tendo chegado ao ENVE ainda com 56%.
O Consumo médio foi de 17,9 kWh/100 km com uma velocidade média de 80,8 km/h. À saída da A8 o consumo médio estava mais próximo do 20 kWh/100 km
Como são gerados estes gráficos espectaculares?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 mai 2019, 10:51

quide Escreveu:
19 mai 2019, 09:55
Como são gerados estes gráficos espectaculares?
Os da "elevação" são via site PlugShare, na parte do trip planner.
Para os restantes transfiro o ficheiro data.log da app CanZe (que na realidade é um ficheiro de texto), transformo-o em excel e faço aí os gráficos.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mai 2019, 01:00

No passado fim de semana testei o Zoe para fora dos limites da "rede de carregamento"
Viagem Sintra-Gouveia-Sintra
Arranque a 100% por Auto-Estrada em modo ECO, sempre a cerca de 97 km/h, excepto durante a subida da Serra de Aires e Candeeiros, na qual a velocidade foi reduzida para cerca de 80 km/h por forma a reduzir o consumo.
1ª paragem após 2h20 de viagem à chegada ao Forum Coimbra e com uma autonomia de 20 km (10% de bateria) e com um consumo médio acima dos 15 kWh/100 km, muito por causa do vento contra e das subidas.
O objectivo passava por carregar no Forum Coimbra enquanto almoçava, contudo o PCN não estava a funcionar em condições, tendo apenas conseguido carregar 14%.
Como era necessário efectuar mais 115 km em direcção à Serra da Estrela socorri-me do PCR da Prio onde carreguei até aos 80% o que levou 61 minutos.
...e com 1 hora de atraso face ao planeado, lá segui viagem.
À chegada a Gouveia a bateria ainda tinha cerca de 25% de SoC. Dada a impossibilidade de carregar noutro lugar, fui deixar o carro ao Hotel Eurosol de Gouveia, onde permitem o carregamento do VE por 10€ no seu Tesla Destination Charger (2 tomadas 11 kW). Ainda tive oportunidade de falar um pouco com o recepcionista do Hotel, que também ele já está a pensar em trocar o seu velhinho ICE por um VE.

Na volta, nova paragem em Coimbra, mas desta vez deixei o Zoe a carregar num posto dos velhinhos a 3,68 kW enquanto almocei. Infelizmente o posto da Prio tem a informação do preço divergente com o que consta no site da mobi.e!!??
Ainda houve necessidade de um carregamento na área de serviço de Santarém até terminar a viagem em Sintra com mais um carregamento no Forum Sintra. O consumo médio de toda a viagem acabou por ficar abaixo dos 15kWh. O percurso Gouveia-Sintra, embora pela mesma estrada e com o mesmo tipo de condução, permitiu gastar menos kWh, pois o vento já era a favor e o declive favorável.

Tempo da viagem de ida: ~7h30 (aproximadamente 2h30 entre almoço e carregamento)
Tempo da viagem de volta: ~6h30 (aproximadamente 2h00 de almoço)

Carregamentos (pagos com EVAZ horário vazio):
Coimbra Fórum: dos 10% aos 24%; 0h18; 0€
PCR PRIO: dos 24% aos 77%; 1h01; 8,02€ (0,3677€/kWh)
Hotel Eurosol Gouveia: dos 26% aos 100%; 3h45; 10€ (0,3296€/kWh)
CBR-00001: dos 71% aos 86%; 1h58; 0€
PCR KLC AS Santarém: dos 43% aos 66%; 0h28; 5,27€ (0,5584€/kWh)
Fórum Sintra: dos 19% aos 100%; 2h20; 0€

Pontos Negativos:
Pouca oferta na rede de carregamento fora das AE
Rede pouco fiável. Devido a esta a hora de chegada ao destino foi ultrapassada em quase 2 horas face o previsto
O interior do país é um deserto para a ME

Pontos Positivos:
Preço: 23,29€ versos 80€ que gastaria em gasolina (calculo por baixo pois em AE gastaria mais dos que 7l/100 km que utilizo para fazer a média)

Responder

Voltar para “Renault Zoe”