Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 ago 2018, 00:16

MRider Escreveu:
18 ago 2018, 22:09
BrunoFonseca Escreveu:
18 ago 2018, 15:42
MRider Escreveu:
18 ago 2018, 13:59
Realmente é um prazer andar de VE eu no primeiro ano andei 19 mil km ( na ilha da Madeira) .
Mas no seu caso de aluguer vai alcançar o limite de km anual rapidamente não?
Para o 1º ano fiz o aluguer de 79€/mes que dá para 10.000 Km/ano.
No proximo ano já vou fazer o de 89€ / mes que dará para 12.500
Este ano deverei ultrapassar os 10.000, mas o minha média de Km/mes irá baixar drasticamente assim que o verão terminar
Mais de 1000 eurs por ano... Fonix
Yep, mas menos €8.160 de preço inicial do carro

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 19 ago 2018, 00:22

Só? É que a mim parecia totalmente absurdo. Vendiam Zoes por 17 mil com aluguer, sem aluguer era 29-32 mil. Desconstruindo o preço (incentivo do estado, retoma, etc) dava preços até perto de 38 mil para Zoe com bateria, o preço do Ioniq.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 ago 2018, 12:52

Apresento a minha avaliação sobre o ZOE passados 2 meses de uso. A ter em atenção que esta avaliação é feita por uma pessoa cujo carro anterior era um Clio III 1.2 de 2006.
A meu ver, no mercado dos VE, o ZOE não concorre com nenhum outro carro. É impossível fazer comparações com Leaf, Ioniq, Golf, Kona, I3, etc, por estes serem muito superiores (segmento diferente), já para não falar dos modelos da Tesla. Da mesma forma também não considero justo comparar com o I-MiEV, C0 e Ion pois estes parecem-me ser de um segmento inferior ao ZOE.

A FAVOR:
- Estética: o carro tem umas linhas exteriores muito agradáveis
- Consumo: Comparando com CI é brutal, comprando com outros VE parace-me (do que tenho lido) muito competitivo. Tenho observado consumos médios de 12,5 kWh/100 Km em percurso misto
- Autonomia: 330 Km de autonomia real (com consumo médio de 12,5 kWh/100 Km)
- Tempos de carregamento: embora carregue apenas a 22, raramente tive que aguardar que a carga terminasse (apenas em viagens longas). A curva de carregamento é muito boa até aos 90% de carga, entre os 90% e 99% por norma demora 30 minutos, mais 30 minutos dos 99% aos 100%. Quando tiver o CanZE tentarei mostrar números.
- Capacidade da bagageira: maior do que a do Clio
- Fácil de conduzir
- Silencioso (característica comum a todos os VE) - um autêntico ninja
- Preço de aquisição (vs outros VE): Com retoma do Clio III, com o apoio do Fundo Ambiental (ja confirmado mas ainda não pago) e Bateria em Regime de Aluguer + Extra do "Sabonete", Totalizou 19.720 (IVA e todas as despesas incluidas)

CONTRA:
- Qualidade de alguns materiais nos interiores
- Painel de instrumentos. Apenas mostra a % Carga quando destrancas o carro e abres a porta, ou quando está em carga. Sem dúvida um ponto que a Renault terá que melhorar nas próximas versões. Os utilizadores de VE são "fanáticos" de números, informação preciosa para planeamento das suas viagens
- Impossibilidade de carga DC: pode ser contradição face ao ponto a favor sobre os tempos de carregamento, contudo uma maior variedade/possibilidade de efectuar carregamentos é sempre melhor
- Demasiado esquisito com a qualidade do posto de carregamento: Até ao momento aconteceu apenas em 2 postos, no PCR de Palmela e no LSB-00099 da Elias Garcia

Em suma dou nota 4 em 5.
Estou muito satisfeito com o ZOE. Foi o VE possível face ao orçamento disponível.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Nonnus » 19 ago 2018, 17:35

Independentemente do que nós que temos Leaf´s ou outros VE´s digamos acerca do carro, o que interessa é que tu estejas satisfeito com o carro e que sirva para aquilo que tu o compraste. :)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 ago 2018, 19:22

Talvez estes DB sejam mais dirigidos a futuros donos de VE e não para quem já possui um
:whistle:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 25 ago 2018, 14:22

Segue mais um relato com o Zoe 40:

Partida Fórum Sintra 100% SoC
Autonomia indicada no guessometer: 318 Km (à passagem pela Pte Vasco da Gama já indicava 327 Km)

Destino Costa de Santo André com rota a evitar portagens:
IC 19 -> 2ª Circular -> Pte Vasco da Gama -> N5 -> IC1 -> N261
Segundo o Google, são 152 Km e um tempo estimado de 1h55

O Medido:
Distância: 152 Km
Duração: 2h15 sem paragem (fui abaixo do limite de velocidade na Pte Vasco da Gama)
SoC no destino: 58% (42% da bateria utilizada)
Consumo: 17,2 kWh
Média: 11,33 kWh/ 100 Km
Velocidade Média: 67,6 Km/h
Autonomia indicada no guessometer no destino: 132 Km, que significa um ganho de 20 Km

O percurso foi efectuado em modo ECO (excepto para efectuar uma ultrapassagem em subida)
A subida da serra de Grândola poderá assustar no caso de VEs com menos autonomia (ganho de 200 m elevação em curto espaço)
Caso necessário ainda tinha bateria suficiente para volta.
Anexos
Diapositivo2.JPG
Elevação
Diapositivo1.JPG
Rota

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Fil » 25 ago 2018, 14:31

Bom relato! Pena ainda não termos onde carregar em Santo André ou Grândola.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 25 ago 2018, 15:06

Fil Escreveu:
25 ago 2018, 14:31
Bom relato! Pena ainda não termos onde carregar em Santo André ou Grândola.
Em Vila Nova de Santo André está previsto um posto de carregamento no novo Continente.
O Hotel Vila Parque também permite carregamento para hospedes.
Mais perto da praia, há um restaurante na Cascalheira com uma tomada para VE. (consta no electromaps)
Julgo que no Parque de Campismo da Lagoa de Santo André também devem disponibilizar.

Outras alternativas:
Brevemente em Alcácer do Sal haverá um Supercharger para os Teslas
Áreas de Serviço de Aljustrel (para deslocação para Sul ou Este); e Alcácer (para deslocação Norte)

A tomada doméstica acaba por ser a minha salvação quando ando por estas bandas...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Fil » 25 ago 2018, 15:16

Sim, o electromaps é nosso amigo.
Esperemos que em breve tenhamos alternativas mais públicas e rápidas.

Continuação de boas viagens;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 27 ago 2018, 00:06

BrunoFonseca Escreveu:
25 ago 2018, 14:22
Caso necessário ainda tinha bateria suficiente para volta.
Hehe... tinhas umas lições a dar a um Kia Soul que eu e o brunoa encontrámos no PCR de Aljustrel numa noite de sexta-feira agitada em Julho. Também ia para Santo André... Mas pensava que os 195km de autonomia habituais em Lisboa iam ser os mesmos em auto-estrada a 120km/h, deu-se ao luxo de saltar o PCR de Alcácer porque estava muita gente para carregar, descobriu que não havia PCR em Grândola e teve de fazer os 40km até ao PCR de Aljustrel pela auto-estrada a 50km/h...

Não pensei que essa serra subisse tão alto. Uma vez dei por mim perdido nessas estradas, a regressar de um casamento... demorei um bocado, geralmente é mais rápido apontar mais para Sines.

De resto, não são só postos de carregamento que faltam. Na noite de que falei, houve uma grande operação stop. Todos os carros encaminhados por dentro da A.S. de Aljustrel: todos. Enfim, fartámo-nos de falar com os guardas, todos queriam saber alguma coisa. Houve um que fez uma pausa e passou-a a falar connosco. Tinha um carro a GPL. O posto mais próximo que tinha para abastecer era em Sines! Em todos aqueles concelhos ali à volta, em todo o litoral alentejano, a única bomba com GPL é uma Repsol em Sines (fora as A.S. da A1).

Por comparação, eléctrico é muito fácil.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Renault Zoe”