Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Flyer » 01 set 2018, 22:13

BrunoFonseca Escreveu:
01 set 2018, 11:16
Flyer Escreveu:
01 set 2018, 11:01
Estar, estão... mas ainda não consegui fazer porque implica velocidades muito baixas; tenho de fazer uma noitada um dia destes... :D :D
Na vida real tenho conseguido sistematicamente 330kms reais, e já vou com 5% de degradação.
Mais vida real que esta não há!
É o resultado de consumos de 5 dias úteis no trajecto Casa-Trabalho-Casa, atravessando o IC19 (Sintra-Lisboa-Sintra), muito semelhante ao que já tinha postado no video abaixo

https://youtu.be/8kb0f5kZiBk
A diferença é que faço mais auto estrada, incluindo a Vasco da Gama, daí não ultrapassar os 330kms; mesmo assim acho muito bom ;)
Nunca saio do ECO, apenas para as ultrapassagens.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 01 set 2018, 22:49

Não sei como é no Zoe, mas diria que se o condutor mantiver o mesmo comportamento, o modo eco não deve fazer diferença nenhuma, a menos que seja o AC. Só deve mudar a resposta do pedal do acelerador.

Os VEs são carros eficientes. A energia que gastam é próxima da energia de tracção. Se gssta menos ou mais é por causa do vento, chuva... A temperatura afecta muito a eficiência, mas que vai fazer o modo eco?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 01 set 2018, 22:59

migle Escreveu:
01 set 2018, 22:49
Não sei como é no Zoe, mas diria que se o condutor mantiver o mesmo comportamento, o modo eco não deve fazer diferença nenhuma, a menos que seja o AC. Só deve mudar a resposta do pedal do acelerador.

Os VEs são carros eficientes. A energia que gastam é próxima da energia de tracção. Se gssta menos ou mais é por causa do vento, chuva... A temperatura afecta muito a eficiência, mas que vai fazer o modo eco?
Só testando, mas quando tiro o modo eco as aclarações são muito mais "violentas" logo o consumo aumenta. Com o modo eco também não passa dos 95 Km/h, e acredito que nas subidas tenha mais força logo mais energia consumida.
Por outro lado deve compensar na regeneração.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 01 set 2018, 23:02

Se o condutor fizer o gosto ao pé... Claro que vai gastar mais.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 12 set 2018, 12:36

Quick math...

Agora que se aproxima (esperemos nós) a fase de comercialização, faz sentido compreender quanto custo carregar o VE em casa.

Cada caso é um caso e no meu caso tenho um contrato da EDP dedicado (100%) na garagem (não dava para puxar cabos de um 8º andar para um piso -2.
De referir que dentro de 1 semana faz 3 meses que adquiri o meu Zoe, e hoje atingiu a marca dos 5.000 Km e até ao momento apenas carreguei 31kWh neste ponto (100% tomada 10A 0% Wallbox) porque nos 1ºs dias ainda não tinha o cartão mobi.e

Assim, sendo fica a imagem abaixo com as continhas:
Se na fase de comercialização o €/kWh for inferior a 0,26€, então não compensa carregar em casa. Se for superior (e eu acredito que será muiiiitooo superior) então o carregamento será sempre efectuado em casa (excepto viagens longas).
Note-se que a potencia contratada é de 6,9kVa para tirar algum partido da Wallbox de 7,4kW
Interessante é compreender que apenas 1/3 do que pago é que é realmente kWh...

Com este contrato, e com consumo 0 kWh tenho um encargo de €17,93
Seja como for, para os Km que estimo fazer por mês, pagarei €30,82 em vez dos €115 que gastaria com a gasolina.

Conclusão: Mobilidade Eléctrica = Good shiet!
Anexos
Custo_kWh.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 12 set 2018, 13:53

A fase comercial só se aplica aos PCR. Por isso se carrregas em PCN, continua ;)

Eu fiz contas a quanto custava carregar em casa desde que comecei a ponderar o eléctrico.
Viver na parvónia tem vantagens e desvantagens :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 12 set 2018, 14:01

BrunoAlves Escreveu:
12 set 2018, 13:53
A fase comercial só se aplica aos PCR. Por isso se carrregas em PCN, continua ;)

Eu fiz contas a quanto custava carregar em casa desde que comecei a ponderar o eléctrico.
Viver na parvónia tem vantagens e desvantagens :mrgreen:
Estás certo disso? Se assim for baixo a potência contratada para 3,45 KVa baixando assim de 0,380 € /dia para 0,226€ (+IVA).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 12 set 2018, 14:05

Sim, de certeza. Só se vão pagar para já (logo se vê quando :roll: ) os PCR.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 12 set 2018, 14:47

Pode ser um pau de 2 (ou 3) bicos:
1 - Instalam PCR sem Mennekes como os que estão a instalar agora na Pc Sá Carneiro no Porto, logo Zoe não carrega
2 - Instalam PCR com Mennekes e cobram por tempo em vez de kWh (acho justo, contra mim falo) ficando o €/kWh muito mais elevado para os Zoe do que para os restantes VE
3 - Não haverá investimento em PCN, porque não dão retorno financeiro, limitando assim as viagem de longo curso para os Zoe

Hum... tanta especulação... :think:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Nonnus » 12 set 2018, 15:43

1- Essa do PCR sem Mennekes não consigo atingir. Se a ideia é fazer dinheiro, quanto mais compatibilidade com diversos tipos melhor, pois é igual a mais carros (clientes).

2- Quanto a cobrança ser em tempo acho que faz sentido na optica do operador, se não for assim o negocio não é atractivo.

3- Essa é a minha questão, que a fiz no ENVE. Quem é que quer ter uma infraestrutura que apenas dá prejuízo? Os PCN`s deviam ser da responsabilidade das câmaras, mas as câmaras deviam de receber pelos carregamentos da mesma maneira que recebem com os parquímetros.

Quando eu fiz a pergunta disseram-me que as câmaras não tinham interesse. Pois eu também não tinha interesse, se me dissessem, montamos aqui uma infraestrutura e depois a manutenção fica a vosso cargo, e não recebem nada por isso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Renault Zoe”