Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 29 dez 2018, 20:40

O EVSE que tenho é idêntico ao da imagem.
De facto quando comparo com os valores do contador do quadro electrico, dá para concluir que tenho cerca de 18% de perdas.

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?

Inicialmente pensei que estivesse relacionado com a temperatura da bateria, que era de 12ºC
Após 70 Km de estrada subiu para 23ºC
(Nota: a temperatura exterior estava compreendida entre os 5ºC e os 9ºC)
Anexos
Renault_55301_global_en.jpg
EVSE

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 29 dez 2018, 20:45

Tens aqui um artigo interessante do BeCool sobre isso:

https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 30 dez 2018, 14:17

mjr Escreveu:
29 dez 2018, 20:45
Tens aqui um artigo interessante do BeCool sobre isso:

https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
Obrigado. Artigo interessante. Na minha garagem tenho uma WB de 7.4 limitada pelo quadro de 6.9kVA.

So utilizo o shucko mesmo quando não tenho outra hipotese.

Aproveito para questionar qual a melhor forma de conservar o SoH da bateria do zoe? Os pcn de 22 são a melhor opção?

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 30 dez 2018, 15:48

Para o SOH real (o que o carro indica é estimado e pode ser enganado quando se carrega muito lentamente) quanto mais lenta for a carga melhor.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Apr » 30 dez 2018, 20:58

BrunoFonseca Escreveu:
29 dez 2018, 20:40

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?
Essa tomada green-up é uma ficha com um imane por dentro, Assim com algum jeito consegue-se enganar o carregador a carregar a 16A com uma tomada normal e um imane colado por dentro, mas convém escolher uma tomada boa para não por a ficha do EVSE em risco

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 31 dez 2018, 00:14

Apr Escreveu:
30 dez 2018, 20:58
BrunoFonseca Escreveu:
29 dez 2018, 20:40

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?
Essa tomada green-up é uma ficha com um imane por dentro, Assim com algum jeito consegue-se enganar o carregador a carregar a 16A com uma tomada normal e um imane colado por dentro, mas convém escolher uma tomada boa para não por a ficha do EVSE em risco
Eu tenho a geen-up. Fazia parte do kit da compra do carro, falta apenas instalar.
WB, tomada green-up e EVSE portátil.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Flyer » 31 dez 2018, 18:59

BrunoFonseca Escreveu:
31 dez 2018, 00:14
Apr Escreveu:
30 dez 2018, 20:58
BrunoFonseca Escreveu:
29 dez 2018, 20:40

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?
Essa tomada green-up é uma ficha com um imane por dentro, Assim com algum jeito consegue-se enganar o carregador a carregar a 16A com uma tomada normal e um imane colado por dentro, mas convém escolher uma tomada boa para não por a ficha do EVSE em risco
Eu tenho a geen-up. Fazia parte do kit da compra do carro, falta apenas instalar.
WB, tomada green-up e EVSE portátil.
Também recebi e instalei; melhora o carregamento supostamente para 12 ou 13A, mas nunca medi; dá muito jeito quando meto dois carros à carga ao mesmo tempo.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 11 jan 2019, 00:36

Novo ano, tempo de fazer contas...

Renault Zoe R40 (bateria de aluguer) desde 18/06/2018 até 31/12/2018:
Km percorridos: 11.130
Custo por Km (considerando ~50€ em PCR e carregamentos domésticos + 79€/mes aluguer bateria e Kms adicionais a 0,05€/Km - sempre que ultrapasso os 833 Km / mes): 843,70€ / 11.130 = 0,076€/Km

Custo por Km, caso mantivesse o Clio gasolina e consumo de 7l/100Km: 1.245,19€ / 11.130 = 0,112€/Km

À primeira vista a diferença de 3,6 centimos / Km pode não parecer muito, mas de referir que a poupança já ultrapassou os 400€.

Nota: Nestes cálculos estou a fazer uma coisa que sou totalmente contra, que é considerar o aluguer de bateria como consumo e não como valor de aquisição do carro.

Assim sendo aos 843,70€ tenho que retirar 508,25€, o que dá 335,45 que / 11.130 = 0,03 €/Km.

Não estão aqui considerados os custos com a EMEL (todos os dias úteis, cerca de 10 horas/dia, ou o valor de uma avença de ~60€/mes)
Também não estou a ter em conta os valores do seguro por não ter termos de comparação (180€/semestre todos os riscos no Zoe vs 120€/ano só contra 3ºs no Clio)

Se alguém ainda tem dúvidas sobre o quanto pode poupar mudando para um VE, ficam aqui valores bem reais.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 20 abr 2019, 00:23

Como há já algum tempo que não reporto nenhuma actividade no meu DB, decidi obter os dados da viagem que fiz ontem, através do CanZe (algo idêntico ao LeafSpy).

O trajecto consistiu na ligação de Lisboa a Santo André (que faço que alguma frequência), evitando portagens:
2ª Circular - Pt Vasco da Gama - N5 - IC1 - IC33 - EN261 - M544, como mostram as figuras do trajecto e declive, no total de 133 km.
A duração da viagem foi de aproximadamente 1H50 (mais 5 minutos do que indicado pelo maps), e teve inicio às 21h35, e terminou às 23h25.
As condições atmosféricas foram favoráveis, apesar da temperatura rondar os 10º, não se verificou a ocorrência de chuva e o vento fraco.
O consumo médio foi de 13,9 kWh/100km, e a velocidade média 72,1 km/h, tendo sido consumidos 18kWh.
O percurso foi efectuado 99,9% em modo eco (excepto para ultrapassar um pesado), e com o aquecimento ligado a 20º.
Abaixo os gráficos construídos tendo por base a informação do CanZe.
Anexos
Diapositivo4.JPG
Diapositivo2.JPG
Diapositivo02.JPG
Diapositivo1.JPG
Diapositivo01.JPG

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por quide » 08 mai 2019, 10:53

Viva,

Em resumo, que problemas deu o Zoe R90 até agora?

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