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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 29 dez 2018, 20:40
por BrunoFonseca
O EVSE que tenho é idêntico ao da imagem.
De facto quando comparo com os valores do contador do quadro electrico, dá para concluir que tenho cerca de 18% de perdas.

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?

Inicialmente pensei que estivesse relacionado com a temperatura da bateria, que era de 12ºC
Após 70 Km de estrada subiu para 23ºC
(Nota: a temperatura exterior estava compreendida entre os 5ºC e os 9ºC)

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 29 dez 2018, 20:45
por mjr
Tens aqui um artigo interessante do BeCool sobre isso:

https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 30 dez 2018, 14:17
por BrunoFonseca
mjr Escreveu:
29 dez 2018, 20:45
Tens aqui um artigo interessante do BeCool sobre isso:

https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
Obrigado. Artigo interessante. Na minha garagem tenho uma WB de 7.4 limitada pelo quadro de 6.9kVA.

So utilizo o shucko mesmo quando não tenho outra hipotese.

Aproveito para questionar qual a melhor forma de conservar o SoH da bateria do zoe? Os pcn de 22 são a melhor opção?

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 30 dez 2018, 15:48
por mjr
Para o SOH real (o que o carro indica é estimado e pode ser enganado quando se carrega muito lentamente) quanto mais lenta for a carga melhor.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 30 dez 2018, 20:58
por Apr
BrunoFonseca Escreveu:
29 dez 2018, 20:40

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?
Essa tomada green-up é uma ficha com um imane por dentro, Assim com algum jeito consegue-se enganar o carregador a carregar a 16A com uma tomada normal e um imane colado por dentro, mas convém escolher uma tomada boa para não por a ficha do EVSE em risco

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 31 dez 2018, 00:14
por BrunoFonseca
Apr Escreveu:
30 dez 2018, 20:58
BrunoFonseca Escreveu:
29 dez 2018, 20:40

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?
Essa tomada green-up é uma ficha com um imane por dentro, Assim com algum jeito consegue-se enganar o carregador a carregar a 16A com uma tomada normal e um imane colado por dentro, mas convém escolher uma tomada boa para não por a ficha do EVSE em risco
Eu tenho a geen-up. Fazia parte do kit da compra do carro, falta apenas instalar.
WB, tomada green-up e EVSE portátil.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 31 dez 2018, 18:59
por Flyer
BrunoFonseca Escreveu:
31 dez 2018, 00:14
Apr Escreveu:
30 dez 2018, 20:58
BrunoFonseca Escreveu:
29 dez 2018, 20:40

De acordo com o que dizem, com uma green-up que já me irá permitir carregar a 16A, as perdas serão menores?
Essa tomada green-up é uma ficha com um imane por dentro, Assim com algum jeito consegue-se enganar o carregador a carregar a 16A com uma tomada normal e um imane colado por dentro, mas convém escolher uma tomada boa para não por a ficha do EVSE em risco
Eu tenho a geen-up. Fazia parte do kit da compra do carro, falta apenas instalar.
WB, tomada green-up e EVSE portátil.
Também recebi e instalei; melhora o carregamento supostamente para 12 ou 13A, mas nunca medi; dá muito jeito quando meto dois carros à carga ao mesmo tempo.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 11 jan 2019, 00:36
por BrunoFonseca
Novo ano, tempo de fazer contas...

Renault Zoe R40 (bateria de aluguer) desde 18/06/2018 até 31/12/2018:
Km percorridos: 11.130
Custo por Km (considerando ~50€ em PCR e carregamentos domésticos + 79€/mes aluguer bateria e Kms adicionais a 0,05€/Km - sempre que ultrapasso os 833 Km / mes): 843,70€ / 11.130 = 0,076€/Km

Custo por Km, caso mantivesse o Clio gasolina e consumo de 7l/100Km: 1.245,19€ / 11.130 = 0,112€/Km

À primeira vista a diferença de 3,6 centimos / Km pode não parecer muito, mas de referir que a poupança já ultrapassou os 400€.

Nota: Nestes cálculos estou a fazer uma coisa que sou totalmente contra, que é considerar o aluguer de bateria como consumo e não como valor de aquisição do carro.

Assim sendo aos 843,70€ tenho que retirar 508,25€, o que dá 335,45 que / 11.130 = 0,03 €/Km.

Não estão aqui considerados os custos com a EMEL (todos os dias úteis, cerca de 10 horas/dia, ou o valor de uma avença de ~60€/mes)
Também não estou a ter em conta os valores do seguro por não ter termos de comparação (180€/semestre todos os riscos no Zoe vs 120€/ano só contra 3ºs no Clio)

Se alguém ainda tem dúvidas sobre o quanto pode poupar mudando para um VE, ficam aqui valores bem reais.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 20 abr 2019, 00:23
por BrunoFonseca
Como há já algum tempo que não reporto nenhuma actividade no meu DB, decidi obter os dados da viagem que fiz ontem, através do CanZe (algo idêntico ao LeafSpy).

O trajecto consistiu na ligação de Lisboa a Santo André (que faço que alguma frequência), evitando portagens:
2ª Circular - Pt Vasco da Gama - N5 - IC1 - IC33 - EN261 - M544, como mostram as figuras do trajecto e declive, no total de 133 km.
A duração da viagem foi de aproximadamente 1H50 (mais 5 minutos do que indicado pelo maps), e teve inicio às 21h35, e terminou às 23h25.
As condições atmosféricas foram favoráveis, apesar da temperatura rondar os 10º, não se verificou a ocorrência de chuva e o vento fraco.
O consumo médio foi de 13,9 kWh/100km, e a velocidade média 72,1 km/h, tendo sido consumidos 18kWh.
O percurso foi efectuado 99,9% em modo eco (excepto para ultrapassar um pesado), e com o aquecimento ligado a 20º.
Abaixo os gráficos construídos tendo por base a informação do CanZe.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 08 mai 2019, 10:53
por quide
Viva,

Em resumo, que problemas deu o Zoe R90 até agora?