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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 06 dez 2019, 14:28
por BrunoFonseca
Erbium Escreveu:
06 dez 2019, 14:14
BrunoFonseca Escreveu:
05 dez 2019, 21:13
Após ligar à app CanZE, esta indica SoH 96%... estranho, tendo em conta que substituiram a bateria...
Se calhar foi a de 12v :lol:
Ahah.. 40 dias para substituir a de 12v?? Isso é que era...
Parece-me que o carro está com mais autonomia...

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 06 dez 2019, 14:48
por LuisMendes
BrunoFonseca Escreveu:
05 dez 2019, 21:13
Após ligar à app CanZE, esta indica SoH 96%... estranho, tendo em conta que substituiram a bateria...
Eu espero bem que a Renault te tenha instalado uma bateria nova.
Já verificaste além do Soh 96% quanto tens de energia disponível com uma carga a 100%.

Eu estou 38.3 Kw disponível para um Soh de 94%

Imagem

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 06 dez 2019, 16:08
por BrunoFonseca
LuisMendes Escreveu:
06 dez 2019, 14:48
BrunoFonseca Escreveu:
05 dez 2019, 21:13
Após ligar à app CanZE, esta indica SoH 96%... estranho, tendo em conta que substituiram a bateria...
Já verificaste além do Soh 96% quanto tens de energia disponível com uma carga a 100%.
Boa ideia.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 08 dez 2019, 00:58
por hmendes
No CanZE os kms do carro também vão diferir dos kms da bateria...

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 08 dez 2019, 16:46
por BrunoFonseca
Dos 100% aos 11% fez 275,1 km com uma média de 12,5 kWh/100 km.
O "guessometro" ainda dava 33 km de autonomia. (308 para 100%)
Cconsumo total 34 kWh com 8 kWh de energia poupada.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 09 dez 2019, 10:14
por Erbium
BrunoFonseca Escreveu:
06 dez 2019, 14:28
Erbium Escreveu:
06 dez 2019, 14:14
BrunoFonseca Escreveu:
05 dez 2019, 21:13
Após ligar à app CanZE, esta indica SoH 96%... estranho, tendo em conta que substituiram a bateria...
Se calhar foi a de 12v :lol:
Ahah.. 40 dias para substituir a de 12v?? Isso é que era...
Parece-me que o carro está com mais autonomia...
Já acredito em tudo! A Nissan não está há 8 meses para reparar um parachoques de um Leaf? :roll:
Será que trocaram a bateria mas não fizeram "reset" ao BMS?

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 09 dez 2019, 10:53
por BrunoFonseca
Erbium Escreveu:
09 dez 2019, 10:14
BrunoFonseca Escreveu:
06 dez 2019, 14:28
Erbium Escreveu:
06 dez 2019, 14:14

Se calhar foi a de 12v :lol:
Ahah.. 40 dias para substituir a de 12v?? Isso é que era...
Parece-me que o carro está com mais autonomia...
Será que trocaram a bateria mas não fizeram "reset" ao BMS?
É isso que eu penso...

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 19 jun 2020, 00:11
por BrunoFonseca
BrunoFonseca Escreveu:
18 jun 2019, 23:53
Hoje, 18/06, faz exactamente 1 ano que possuo o ZOE 40 R90 com bateria de aluguer, e nada melhor que esta data para colocar aqui alguns números e apreciações:
Km percorridos: 19.826
kWh carregados: 2.747
Consumo médio ~13,74 kWh/100 Km
Tempo total em carga: 310h12m (~6h/semana)
Total gasto em carregamentos: 80,95€
Total não gasto em gasolina (assumindo 7l/100km ao preço real da Gasolina 95 simples): 2.189€
Valor a pagar de Km adicionais (bateria): 470€
Aluguer da bateria: 982€ (que considero como preço de aquisição do veículo e não como consumo)

Comparação ZOE (2018) vs CLIO 1.2 gasolina (2006):
IUC: 0€ vs ~35€/ano
Estacionamento Lisboa 12€/ano vs estacionar longe e mal arriscando multa ou 35€ avença mensal (420€/ano)
Consumo: 80,95€/ano vs 2.189€/ano
Seguro: 360€/ano vs 120€/ano
Inspecção: 0€ vs 35€/ano
Revisão: 80€ vs 250€/ano
Aluguer da bateria (só porque sim, para evitar refutações) 982€ vs 0€/ano
Km adicionais 470€ vs 0€/ano

Total: 1.985€ vs 3.049€ / ano

Quem disser que VE não compensa, não faz ideia do que fala.


Quanto à experiência de condução:
Cidade os consumos rondam os 12,5 kWh/100 Km (13 no inverno) que faz com que a autonomia ronde os 320 Km reais no verão e 307 no inverno
Auto-estrada modo eco (~95km/h), consumo dispara para 16,5kWh/100 Km, que permite 242 Km reais de autonomia
Recentemente fiz Sintra-Pavia-Sintra (com excepção Pt Vasco da Gama, IC19 e 2ºCircular, o percurso foi efectuado por EN) que dista 144 Km para cada lado, foi possível chegar a Pavia (Mora) com 53% SoC, o que indicava ser possível efectuar a viagem de regresso sem carregamento adicional. Por questões logísticas, no regresso parei no Freeport para jantar onde carreguei um pouco, mas se não houvesse possibilidade para tal, era possível chegar ao destino final.

Nota: o SoH com quase 20k Km está nos 98%
Faz hoje 2 anos que adquiri o meu Zoe.
Tal como fiz para o 1º ano, segue no anexo os "grandes números"
De referir que a poupança, do custo deste VE para o ICE que tinha antes, caiu cerca de 72%. Esta redução acontece por dois motivos:
O primeiro está relacionado com o preço da gasolina, que durante o 1º ano era de 1,58€/litro, caindo para 1,51€/litro no 2º ano (-4%);
O 2º motivo está relacionado com a redução em 37% do número de km percorridos, e aqui existem duas causas:
Substituição da bateria de tracção por avaria, que fez com que não tivesse o Zoe por mais dum mês; Covid-19 que reduziu para mínimos a utilização do carro entre Março a Junho.

Independentemente da poupança, o gozo de conduzir um eléctrico é enorme, aliado ao facto de ser amigo do ambiente!

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 19 jun 2020, 01:41
por cfvp
Eu gosto de ver estas comparações, obrigado. É bom saber que mesmo com o aluguer das baterias ainda é possível poupar, mas de facto a fatia do aluguer é muito grande. Achas o aluguer vantajoso?

Uma coisa que não percebi é porque é que no Clio 1.2 não está o IUC e o estacionamento?

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 19 jun 2020, 08:43
por BrunoFonseca
cfvp Escreveu:
19 jun 2020, 01:41
Eu gosto de ver estas comparações, obrigado. É bom saber que mesmo com o aluguer das baterias ainda é possível poupar, mas de facto a fatia do aluguer é muito grande. Achas o aluguer vantajoso?

Uma coisa que não percebi é porque é que no Clio 1.2 não está o IUC e o estacionamento?
Tens razão. Lapso meu.
Coloquei agora na tabela. É claro que as poupanças são ainda maiores.
Há ainda um tópico que não considerei por no meu caso ser residual, que é a poupança nas passagens na Pte 25 Abril com o Via Card, que para os VE é maior do que para os ICE.

Fiz ainda mais 2 cálculos, considerando:
1) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em casa (~0,108€/kWh)
2) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em postos públicos pagos (~0,30€/kWh)

Mesmo assim o VE compensa!

Quanto ao tema do aluguer da bateria vs compra, vai sempre depender de quanto tempo pretendes manter o carro e quantos km por mês fazes.
Repara que neste 2º ano, como reduzi bastante o andamento do carro (quase 4 meses sem andar) o peso do aluguer da bateria é maior.
Abaixo a comparação