Zoe, qual deles?

FilipeNogueira
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por FilipeNogueira » 23 jun 2019, 16:21

Boas a todos,
tentando reutilizar o tópico decidir colocar aqui algumas duvidas na esperança de obter ajuda e informação de alguém isento (não me estão a vender um carro para ganhar comissão).
Ora após vários meses a conversar com a minha esposa sobre trocarmos um dos nossos CI ponderamos comprar um VE, visto fazer uma média de 30 a 40 km por dia, basicamente casa trabalho casa, decidi ir a um stand exclusivo de VE para obter alguma informação. após ver as opções que tinham ficamos com duvidas entre 2 carros:
-Zoe R210 Intense de 2014 com cerca de 32000km
-Zoe R240 de 2015 com 20000km
Ambos os carros com aluguer de baterias. Segundo o vendedor o R210 carregava mais rápido que o R240, mas o R240 tinha uma bateria maior e um sistema electrónico que era mais eficiente. A diferença entre ambos é de 500€.
Na vossa opinião qual seria a melhor opção? Já agora que questões deveria fazer/confirmar para ter a certeza que era a melhor escolha?

sparrow
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por sparrow » 23 jun 2019, 18:59

A melhor escolha era um carro sem aluguer de baterias...

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por rnlcarlov » 23 jun 2019, 19:34

sparrow Escreveu:
23 jun 2019, 18:59
A melhor escolha era um carro sem aluguer de baterias...
X2

Na atual geracão de baterias, com as degradações muito controladas e as baterias de maior capacidade, o argumento que costumam usar "assim fica protegido no caso de degradação atingir os 30%" cai por terra. As baterias são expectáveis durar tanto quanto o tempo do carro.
Já não estamos nos tempos dos 1os leafs.

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por migle » 23 jun 2019, 22:18

FilipeNogueira Escreveu:
23 jun 2019, 16:21
-Zoe R210 Intense de 2014 com cerca de 32000km
-Zoe R240 de 2015 com 20000km
Ambos os carros com aluguer de baterias. Segundo o vendedor o R210 carregava mais rápido que o R240, mas o R240 tinha uma bateria maior e um sistema electrónico que era mais eficiente.
Como é habitual, o vendedor acertou um bocado ao lado... como eles não usam VEs no dia a dia, têm dificuldade em fixar as coisas.

Também é difícil fixar os motores dos Zoes, porque os nomes são esquisitos e parecem abstractos.

Em primeiro lugar, ambos são Zoe ZE20 e têm uma bateria com a mesma capacidade, 22kWh quando eram novos. Hoje em dia, a sua capacidade deve estar reduzida para (atirando completamente ao calhas) tipo 85% disso.

O de 2014 não é R210 mas sim Q210. E 210 é uma referência à sua autonomia no ciclo de teste artificial NEDC. O R240 surgiu em 2015, é mais eficiente e consegue maior autonomia com a mesma bateria, os tais 240km nesse ciclo artificial. Claro que, em estrada, estes carros fariam uns 160km em novos, hoje 85% disso ou coisa assim.

E sim, quando a Renault introduziu o R240, que só carrega a 22kW, manteve o antigo Q210 porque carregava a 43kW, vulgo AC43. Mas este carro apenas carrega a 43kW nos PCRs com tomada AC43 como os que há nas auto-estradas, e são muito poucos em todo o país. Por contraste, há imensas tomadas de 22kW em postos ditos "normais" por todo o país.

É realmente preciso notar que o preço do aluguer da bateria, que varia consoante o número de kms planeados, vai resultar num custo de operação semelhante ao de um carro a gasolina; retira uma parte substancial do gozo de conduzir um VE, que é andar quase de borla.

Há montes de Zoe à venda em segunda mão. Alguns com bateria comprada, outros mais recentes. Os preços geralmente não são caros. Convém procurar bastante para perceber se esses são a melhor opção.
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FilipeNogueira
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por FilipeNogueira » 24 jun 2019, 11:51

Antes de mais obrigado a todos, mas tentando simplificando a coisa o ideal seria um carro de 2015 ou posterior com baterias próprias?
Existe alguma forma de distinguir os R dos Q e os 210 ou 240 de forma simples?

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BrunoFonseca
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoFonseca » 24 jun 2019, 13:05

Sobre o aluguer das baterias aconselho a fazer as suas proprias contas em vez de se guiar pelos comentarios.
Cada caso é um caso. Para fazer as contas comece por tentar compreender quantos km fará por mês (e acrescente na boa +20% pois os VE viciam-nos)
Depois veja por quanto tempo pretende ter o VE antes de o vender. Agora compare o produto da mensalidade associada ao aluguer pelo n de meses que ira manter o carro vs o custo do mesmo carro com baterias proprias.

Acima de tudo não se esqueça de verificar o estado da bateria (SoH) com a ficha de diagnóstico e a app CanZE.

Para ter uma ideia sobre consumos e algumas contas, consulte o meu DB. Fiz um relatório exaustivo a 1 ano de Zoe.

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por hmendes » 24 jun 2019, 13:30

BrunoFonseca Escreveu:
24 jun 2019, 13:05
Sobre o aluguer das baterias aconselho a fazer as suas proprias contas em vez de se guiar pelos comentarios.
Cada caso é um caso. Para fazer as contas comece por tentar compreender quantos km fará por mês (e acrescente na boa +20% pois os VE viciam-nos)
Depois veja por quanto tempo pretende ter o VE antes de o vender. Agora compare o produto da mensalidade associada ao aluguer pelo n de meses que ira manter o carro vs o custo do mesmo carro com baterias proprias.

Acima de tudo não se esqueça de verificar o estado da bateria (SoH) com a ficha de diagnóstico e a app CanZE.

Para ter uma ideia sobre consumos e algumas contas, consulte o meu DB. Fiz um relatório exaustivo a 1 ano de Zoe.
Ora aí está a melhor explicação sobre o aluguer de baterias. Nada como fazer as contas.

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por FilipeNogueira » 25 jun 2019, 18:28

BrunoFonseca o teu DB já o li de ponta a ponta maravilha e levantas algumas questões interessantes!!

Realmente estaria a pensar em manter o Zoe por uns 10 anos e nesse caso as baterias próprias seria o ideal... e saltam-me 2 questões:
-qual a duração (tempo de vida) de umas baterias? 8,10 anos ou outro tempo?
-alguém tem ideia do valor de recondicionamento de baterias ou colocar umas baterias novas na Renault?

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoFonseca » 25 jun 2019, 22:50

FilipeNogueira Escreveu:
25 jun 2019, 18:28
BrunoFonseca o teu DB já o li de ponta a ponta maravilha e levantas algumas questões interessantes!!

Realmente estaria a pensar em manter o Zoe por uns 10 anos e nesse caso as baterias próprias seria o ideal... e saltam-me 2 questões:
-qual a duração (tempo de vida) de umas baterias? 8,10 anos ou outro tempo?
-alguém tem ideia do valor de recondicionamento de baterias ou colocar umas baterias novas na Renault?
Obrigado FilipeNogueira
Acho que ainda não há Zoe com 10 anos em circulação
Uma bateria nova custa por volta de 8k€. Quanto à antiga (se estiver abaixo dos 75%) podes sempre usar para armazenamento ao nível de produção energética para casa (autoconsumo) ou mesmo vender. O que não falta é pessoal à procura de baterias usadas para incorporar no autoconsumo.

FilipeNogueira
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por FilipeNogueira » 27 jun 2019, 14:49

BrunoFonseca Escreveu:
25 jun 2019, 22:50
Uma bateria nova custa por volta de 8k€. Quanto à antiga (se estiver abaixo dos 75%) podes sempre usar para armazenamento ao nível de produção energética para casa (autoconsumo) ou mesmo vender. O que não falta é pessoal à procura de baterias usadas para incorporar no autoconsumo.
Presumo que os 8k que falas é da de 40 ou da 22?

Qual seria o valor mínimo de SoH para justificar um zoe com baterias próprias, 80%?

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